3 de mai. de 2013

Caras novas do Fla são 'Vampeta do interior' e atacante ex-Vasco 'genérico'


Reforços do Flamengo para sequência da temporada 2013, o volante Diego Silva e o atacante Paulinho encaram como a "oportunidade das vidas" o acerto com a equipe carioca. Isso porque será a primeira vez que eles irão atuar por uma equipe de expressão nacional. Destaques do XV de Piracicaba, os dois passaram por exames médicos no novo clube e serão integrados ao elenco na próxima segunda-feira, quando iniciam os treinamentos. Ambos assinaram contratos de empréstimo por um ano, já que ainda pertencem ao time piracicabano.
Volante de origem, Diego Silva tem 23 anos e fez praticamente toda sua base do XV de Piracicaba. No papel de segundo homem do meio de campo, com características mais defensivas do que ofensivas, o jogador ganhou a confiança da torcida e também dos treinadores (Sérgio Guedes e depois Edison Só) no decorrer do Paulistão e se firmou como um dos titulares. Ele atuou em 17 das 19 partidas do Nhô Quim no Estadual.
No XV de Piracicaba desde 2008, Diego Silva chegou ao clube após passagens por Genus-RO e Operário-MT. Na ocasião, o time alvinegro estava longe da elite e disputava somente a Série A3 do Paulista (terceira divisão). Nas duas primeiras temporadas, a equipe não conseguiu o acesso, o que veio somente em 2010. Na temporada seguinte, o volante participou da campanha que levou o time piracicabano à elite estadual após 16 anos (desde 1995 não jogava a primeira divisão).
fabricio, São Paulo x XV de Piracicaba (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)Diego Silva teve boas atuações, bem como na vitória sobre o São Paulo (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)
Em 2012, Diego Silva esteve no elenco que atuou pelo Paulistão. O volante esteve em campo apenas seis vezes (em todas como titular), mas todas na reta final da competição. Seu desempenho nestes jogos ajudou o XV a se livrar do rebaixamento, fato que apenas ocorreu na última rodada.  Na época, o técnico Estevam Soares o chamou de "Vampeta do Interior", em comparação ao estilo de jogo do pentacampeão mundial com a seleção brasileira. No segundo semestre do passado, Silva disputou a Série B do Brasileiro pelo Grêmio Barueri.
Paulinho tem passagens por Vasco e Fla 'genéricos'
Natural de Guarulhos, o atacante Paulinho curiosamente deu seus primeiros chutes pelo Vasco da Vila Galvão, clube amador da cidade natal. Sua primeira oportunidade como profissional, porém, foi pelo Flamengo-SP. Ele permaneceu na equipe rubro-negra até 2009, quando acertou sua ida ao XV. Antes do acerto com o Nhô Quim, porém, o atacante realizou testes no Corinthians, mas não permaneceu no Timão. Na ocasião, os clubes haviam tentado acertar uma parceria, que não vingou.
Paulistão: XV de Piracicaba x Botafogo-SP (Foto: Rogerio Moroti/ Assessoria BFC)Paulinho costuma realizar lances que levantam o torcedores (Foto: Rogerio Moroti/ Assessoria BFC)
No XV de Piracicaba desde 2010, Paulinho começou a se destacar, mas no início sofreu para conquistar a torcida. Em seu quinto jogo pelo Nhô Quim, diante do Taubaté, o atacante foi ofendido pelos torcedores, com uma faixa o comparando com um "cone". No dia seguinte ao confronto, ele arrumou as malas e resolveu deixar o clube, mas foi convencido pelo então presidente Luís Beltrame a permanecer. A decisão seria fundamental para o acesso do time da Série A3 para A2. Na reta final daquele ano, Paulinho marcou quatro dos oito gols do Nhô Quim. Na competição, foram oito gols.
Em 2011, Paulinho ajudou o XV na conquista do acesso à elite e do título da Série A2, na final diante do Guarani. Em sua primeira participação na elite, ano passado, ele marcou somente três gols, mas foi o responsável por comandar a festa da torcida na comemoração pela permanência na primeira divisão. Em julho de 2012, o atacante foi emprestado ao Ludogorets Razgrad, da Bulgária, mas permaneceu no clube apenas cinco dias alegando falta de adaptação.
De volta ao XV de Piracicaba, o jogador marcou 11 gols pela Copa Paulista e encerrou a competição como artilheiro. No geral, o atacante fez 139 jogos pelo Nhô Quim e marcou 41 gols. Rápido e com boa aplicação tática, Paulinho gosta de atuar pelo lado esquerdo do campo, nos espaços deixados pelos laterais das equipes adversárias. A velocidade é sua marca principal e, neste Paulistão, ele realizou 17 jogos, marcando quatro gols, sendo o vice-artilheiro da equipe no Estadual. Apesar de criar boas chances, um dos problemas que precisam ser corrigidos é a pontaria, que é compensada por seu estilo voluntarioso.

Nenhum comentário: