27 de mai. de 2013

Bernard afirma que seu estilo de jogo se encaixa no do Borussia Dortmund

Trofeu Globo Minas - Bernard (Foto: Maurício Paulucci)Bernard fala da possibilidade de jogar na Europa
(Foto: Maurício Paulucci / Globoesporte.com)
O futebol do meia Bernard tem chamado atenção, não somente no Brasil, mas também no futebol sul-americano e europeu. Nas últimas semanas, as especulações de uma possível transferência para o Borussia Dortmund, da Alemanha, ganharam força em Belo Horizonte. O meia seria o substituto de Mario Gotze, que vai se mudar para o rival Bayern de Munique, na próxima temporada.
Nesta sexta-feira, Bernard se apresentará à Seleção Brasileira, para a disputa da Copa das Confederações. Porém, nesta segunda-feira, na cerimônia de entrega do Troféu Globo Minas, que premiou os melhores do último Campeonato Mineiro, falou sobre a possiblidade de vestir outra “amarelinha”, a camisa do clube alemão.
Bernard garantiu que está pronto para enfrentar a força do futebol europeu, e que seu estilo de jogo se encaixaria muito bem na equipe vice-campeã da Liga dos Campeões da Europa. No entanto, negou qualquer proposta oficial do Borussia, apesar de se mostrar feliz com a possibilidade de jogar na Alemanha. O jogador ponderou que, caso a proposta de concretize, vai avaliar,  junto com a diretoria do Atlético-MG, a melhor opção. Enquanto isso, só pensa no Galo e na Seleção Brasileira.
- Estou feliz, primeiramente, em vestir a “amarelinha” que representa a Seleção do Brasil e por poder vestir o manto preto e branco do Atlético-MG. É o lugar em que estou muito feliz. São somente especulações do Borussia Dortmund. Mas fico feliz por essa especulação, porque é o reconhecimento do trabalho que tenho feito no Atlético-MG. Então, caso venha a ser bom para o Atlético-MG e bom para mim, vamos sentar, conversar e ver algo que possa ser definitivo. Mas não chegou nada conclusivo, nenhuma proposta oficial. Então, sigo no aguardo e continuo honrando, até o ultimo momento, a camisa do Atlético-MG.
Final da Liga dos Campeões
Como todo aficionado por futebol, Bernard contou que acompanhou a final da Liga dos Campeões da Europa, entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund, com triunfo do time bávaro (veja o vídeo ao lado). Perguntado se seu estilo de jogo se encaixaria no time de Jürgen Klopp, treinador do Dortmund, ele garantiu que sim. Bernard explicou que busca o aprimoramento do passe, que, segundo ele, é a lei do futebol no velho continente.
- Tanto o Bayern quanto o Borussia, e o futebol europeu como um todo, hoje em dia, têm um futebol dinâmico. Todos marcam, todos se ajudam, é um futebol rápido, de toque de bola. Lá não tem muito de carregar a bola. É muita velocidade em troca de passes. Tento me concentrar o máximo possível nos passes, porque esta é a lei do futebol. É acertar os passes, que as coisas começam a dar certo. Caso eu vá para algum time da Europa, tenho certeza que estou preparado. 
No último sábado, o anúncio de que Neymar iria se transferir para o Barcelona repercutiu no mundo inteiro. O craque da Seleção Brasileira tinha o sonho, desde criança, de jogar no Barça. Já com Bernard, é diferente. O meia do Galo revelou que nunca almejou jogar em um time especifico, mas que sempre sonhou com o futuro na Europa
- Meu sonho de moleque era jogar futebol. Não tinha time preferido na Europa. Queria era chegar ao profissional. Tinha o desejo de jogar futebol, era minha alegria, fosse na rua, no campo, no society, no futsal. Tenho essa alegria de jogar futebol, e, a partir do momento em que cheguei ao Atlético-MG, as coisas começaram a ficar sérias. Comecei a planejar coisas no futuro. É logico que tenho o desejo de jogar em clubes da Europa, mas não tenho desejo de jogar em nenhum time específico. Quero jogar em algum clube que possa me fornecer uma estrutura. Quero crescer e melhorar os fundamentos.

Nenhum comentário: