20 de mar. de 2012

Pela sétima vez, Mourinho é técnico mais bem pago. Felipão fica em 17º


José Mourinho na coletiva do Real Madrid (Foto: AP)
José Mourinho, técnico do Real Madrid, foi o treinador de futebol mais bem pago do mundo em 2011, de acordo com o revista "France Football". O português teria fechado a temporada com uma receita anual de 14,8 milhões de euros (R$ 36 milhões), seguido de Carlo Ancelotti, que comanda o Paris Saint Germain, e de Pep Guardiola, à frente do Barcelona.Valelembrar que o português, de 49 anos, foi o primeiro técnico da história a receber um salário de mais de 10 milhões de euros, quando treinava o Inter de Milão. Para a publicação francesa, Mourinho é um excelente comunicador e tem muito carisma, por isso atrai tanto os anunciantes e consegue ganhar mais do que qualquer ourto profissional de sua área. Com mais este ano, o técnico já foi o mais bem pago do mundo sete vezes.
A chegada de Ancelotti ao segundo lugar é explicada por uma conjunção de fatores: seu alto salário no Paris Saint-Germain, onde chegou em janeiro, mas também pela indenização que recebeu após sua demissão do Chelsea e pelo seu contrato como comentarista de televisão no ano passado, explica a "France Football". No caso de Guardiola, a revista disse que o técnico, que ainda não renovou com o Barcelona, poderia ocupar a primeira ocupação a partir do ano que vem, caso seja contratado pelo Milan, Manchester United ou por um time do Catar.
Na quarta posição está o francês Arsène Wenger, do Arsenal, seguido do holandês Guss Hiddink, que treina o Anzhi, do ex-técnico da Inglaterra, o italiano Fabio Capello, do britânico Alex Fergunson, do Manchester United, e do técnico da Rússia, o holandês Dick Avocaat, com sete milhões. O top ten prossegue com o técnico da China, o espanhol José Antonio Camacho, e com italiano Roberto Mancini, do Manchester City.
Luiz Felipe Scolari, treinador do Palmeiras, ocupa a 17ª posição do ranking da revista, com uma receita anual de 4,1 milhões de euros (R$ 9,6 milhões). Do ano de 2005 até agora, Mourinho só não ficou na primeira colocação em 2009, quando perdeu justamente para Felipão (que neste ano foi demitido do Chelsea a assumiu uma equipe do Uzbequistão).
Nos outros esportes coletivos, os treinadores mais bem pagos são os da NBA, embora seus salários não alcancem os dos técnicos de futebol. O treinador mais bem pago no basquete americano no ano passado foi o do Boston Celtics, Doc Rivers (5,4 milhões de euros); seguido do técnico dos San Antonio Spurs, Greg Popovich, e do ex-treinador do New York Nicks, Mike D'Antoni, ambos com 4,6 milhões de euros.
José Mourinho no jogo do Real Madrid contra o CSKA (Foto: AFP)José Mourinho no jogo do Real Madrid contra o CSKA (Foto: AFP)

Nenhum comentário: