14 de mar. de 2012

Presidente do Flamengo confidencia a Ronaldinho sobre Adriano: ‘Mais um que chega para o pagode’

Foto: Cezar Loureiro Agencia O Globo
Diogo Dantas
Tamanho do texto A A A
O mesmo Flamengo que há um ano levantava a bandeira do profissionalismo para descartar a volta de Adriano, hoje usa um tom emotivo e abre portas para recuperar o "ídolo". Diferentemente da última vez, quando a presidente Patricia Amorim teve no técnico Vanderlei Luxemburgo o escudo para vetar o Imperador, agora a mandatária encara o risco sozinha, cedendo à pressão de torcidas organizadas e oferecendo as instalações do clube para o atacante dar a volta por cima após romper com o Corinthians.
O vice-presidente de relações exteriores, Walter Oaquim, fez a sugestão que seduziu a presidente e o vice de futebol, Paulo Cesar Coutinho: trazer Adriano para o Flamengo e dar a ele todas as condições de jogar em alto nível. A decisão de ficar na Gávea caberia apenas ao atacante, que ontem, via assessoria, disse ter proposta de clubes do Brasil e do exterior.
— Eu e Patricia conversamos, e seria uma vitória monumental conseguirmos recuperá-lo. Botar para jogar agora, com contrato de risco, não adianta. Mas, se ele se recuperar, vai estar pronto para o Brasileiro. Antes o técnico era o Vanderlei, que não queria. A Patricia assumiu uma linha profissional e respeitou. Agora não há essa posição — explicou Oaquim.
O acordo com o jogador já está sendo costurado pela diretoria, que planeja procurá-lo, mas também aguarda um sinal de Adriano. Mesmo com o fim do projeto Luxemburgo, há correntes no clube que não concordam com o risco de trazer Adriano. Mas a pressão de fora para dentro é grande.
Pressão e política
Membros das torcidas Raça Rubro-negra, Torcida Jovem e Urubu Guerreiro foram à Gávea pressionar a presidente Patricia Amorim, que não foi encontrada. Em ano de eleições para vereador e para presidente do Flamengo, reviver o Império do Amor com Vagner Love e Adriano e ter em Ronaldinho o principal feito abriria perspectivas de votos. Isso se o clube não voltar a figurar em páginas policiais, como ocorreu em 2010, e foi usado como argumento por Patricia nas negativas sobre Adriano ano passado. Agora, a coisa mudou:
— Se ele estiver disposto, nós disponibilizamos médicos e fisioterapeutas para ajudá-lo a se recuperar e a treinar. Nós não podemos não abraçar e acolher um ídolo do Flamengo. É o reconhecimento de tudo que ele fez pelo clube — disse a presidente ao SporTV.
A idolatria se estendeu ao vice de futebol Paulo Cesar Coutinho, que ontem foi ao CT de Vargem Grande passar a ideia da diretoria ao técnico Joel Santana. No Ninho do Urubu, Adriano era nome que ecoava dos carros que passavam pela rua aos vestiários. Os jogadores dão como certo o retorno ("Vai acabar caindo aqui"). Ronaldinho até recebeu uma mensagem da presidente: "Mais um que chega para o pagode".
Diretores também já tranquilizaram os torcedores que circulam pela Gávea, deixando claro que Adriano será contratado. O Imperador já está no Rio, perto da família, e ontem recebeu o apoio do astro Ronaldinho, sucinto:
— Adriano é Adriano

Nenhum comentário: