17 de mar. de 2012

Internado em estado crítico, Muamba passa por tratamento intensivo

O meia Fabrice Muamba, que teve uma parada cardíaca durante o jogo entre Tottenham e Bolton, disputado neste sábado, pela Copa da Inglaterra, está internado em estado crítico, realizando tratamento intensivo no The London Chest Hospital. A confirmação foi dada através de um comunicado divulgado em conjunto entre o Bolton e o hospital.
Logo após a internação, o jornal "The Telegraph" e o site da rede de TV  Sky Sports divulgaram informações indicando que o quadro era estável - o que foi negado pelas duas partes envolvidas. No comunicado, o clube pediu para que a imprensa respeitasse a privacidade do jogador e de sua família.
fabrice muamba bolton desmaia em campo (Foto: Getty Images)Médico tenta mudar posição do corpo do jogador do Bolton (Foto: Getty Images)
O incidente
Aos 41 minutos do primeiro tempo, Muamba caiu de bruços, com ninguém por perto. Seis médicos entraram em campo e passaram dez minutos tentando ressuscitá-lo com um desfibrilador e com massagens cardíacas. O jogador não respirava quando foi retirado do campo e levado até a ambulância, onde os médicos seguiram com as tentativas em reanimá-lo. O treinador Owen Coyle e o capitão Kevin Davies também estavam no veículo.
O fato ocorrido no White Hart Lane lembra outros casos parecidos, como os do camaronês Marc Vivien-Foé, que morreu durante um jogo da Copa das Confederações de 2003, e do zagueiro Serginho, do São Caetano, que um ano depois também teve morte súbita num jogo contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro.
fabrice muamba bolton desmaia em campo (Foto: Getty Images)Médicos tentam reacordar Muamba, enquanto jogador do Toteenham se desespera  (Foto: Getty Images)
O jogador
O meia, que tem 23 anos, nasceu na República do Congo, mas foi levado para a Inglaterra com 11 anos pelo pai, que buscava exílio. Como principal curiosidade, tem como hobby ouvir música clássica. Fabrice iniciou a carreira nas categorias de base do Arsenal, onde permaneceu até 2006, quando foi emprestado para o Birmingham City, que decidiu contratá-lo definitivamente em 2007. No ano seguinte, transferiu-se para o Bolton. O meia passou pelas categorias de base da seleção inglesa, que se manisfestou sobre o caso.
- Nossos pensamentos e orações estão com Fabrice Muamba e sua família. É uma pessoa maravilhosa - afirmou a Federação Inglesa no Twitter.
fabrice muamba bolton desmaia em campo (Foto: Getty Images)Jogadores choram após o incidente (Foto: Getty Images)
As reações
Em campo, os jogadores não seguraram as lágrimas, e as duas torcidas passaram a cantar o nome do jogador, em um gesto que foi elogiado por jornalistas e jogadores que acompanhavam o drama de longe.
O ex-jogador Ronaldo também deu seu apoio ao jogador através do Twitter.
- Orando por Muamba - publicou o Fenômeno.
Entre os milhares de depoimentos de jogadores nas redes sociais, o mais emocionante é o do atacante Van Persie, do Arsenal.
- Estou muito triste pelo que aconteceu com Fabrice Muamba hoje. Joguei com ele alguns anos. Que grande cara! Sempre com um sorriso no rosto. Por favor, Fabrice, traga esse sorriso de volta. Meus pensamentos estão com você e sua amável família.
fabrice muamba bolton   (Foto: Getty Images)Muamba em ação na partida contra o Tottenham (Foto: Getty Images)
No Twitter
Wayne Rooney, atacante do Manchester United, postou:
- Espero que Fabrice Muamba esteja bem. Orando por ele e pela família. Ainda estou chocado.
Rio Ferdinand, zagueiro do Manchester United, também mandou mensagem.
- Vamos, Fabrice Muamba, estou orando por você!
Jack Wilshere, meia do Arsenal que jogou com Muamba, publicou:
- Espero que Muamba esteja bem, meus pensamentos estão com ele.

Nenhum comentário: