24 de mar. de 2012

Com gol polêmico, Messi bate mais um recorde e Barça vence o Mallorca

O Barcelona venceu o Mallorca por 2 a 0 neste sábado, no estádio Iberostar, pela 30ª rodada do Campeonato Espanhol. E como de costume, teve gol e quebra de recorde de seu grande jogador, Lionel Messi. Mesmo que de uma forma um tanto quanto diferente da que o argentino está acostumado: em uma cobrança de falta buscando o desvio de um companheiro. O lance chegou a ser assinalado como gol de Alexis Sánchez, que fez o movimento de cabeça antes de a bola entrar. Polêmica à parte, o time segue na luta pelo título espanhol e "La Pulga" superou a marca de Ronaldo como maior artilheiro de uma única edição do Espanhol.
O gol da discórdia ocorreu aos 26 minutos do primeiro tempo. Messi da direita, a bola passou pela zaga e entrou. Em um primeiro momento, o canal de televisão e os sites espanhóis deram o gol para Sánchez. Porém, durante a etapa final, alguns meios de comunicação mudaram o crédito para o camisa 10.
Até a página oficial do Barça ficou confusa e chegou a dar as duas informações, mas terminou o jogo com o nome de Sánchez na ficha. O jornal "Marca", que organiza o prêmio "Pichichi" para o artilheiro, anunciou que escolheu Messi como autor. Depois disso, o juiz Ayza Gámez confirmou que iria dar o gol para o jogador. Com isso, o argentino chegou aos 35 gols no campeonato, superando o Fenômeno, que balançou a rede 34 vezes na temporada 1996-97.
messi sanchez barcelona gol mallorca (Foto: Agência Reuters)Alexis ou Messi? Após o primeiro gol, os dois comemoram juntos (Foto: Agência Reuters)
Aos 12 do primeiro tempo, Messi teve boa chance de quebrar o recorde sem deixar dúvidas: o craque entrou sozinho na área, cara a cara com o goleiro Aouate e tentou encobri-lo, mas a bola bateu no rosto do arqueiro e saiu. Depois do 1 a 0, Sánchez também criou boa oportunidade para garantir seu nome na lista de goleadores da partida. Aos 32, o chileno recebeu de Thiago Alcântara na área e chutou, a bola desviou em Nuñez e acertou o travessão.
Na etapa final, o Barça perdeu Thiago Alcântara por expulsão injusta. O filho de Mazinho, que já tinha cartão amarelo, dominou a bola no peito, mas o árbitro entendeu que ela bateu na mão do meia. Segundo cartão amarelo aos 11, e o campeão do mundo ficou com um a menos em campo. O segundo gol do time de Guardiola saiu aos 33 da etapa final. Messi, dentro da área, bateu de canhota e acertou a trave esquerda de Aouate, mas Piqué, em posição legal, acertou o rebote e fez 2 a 0 para o Barça.
Apesar da vitória, a equipe catalã segue a seis pontos de diferença para o líder Real Madrid, que goleou o Real Sociedad por 5 a 1. Vale lembrar que ainda há um confronto direto entre os dois rivais para acontecer no dia 22 de abril, no Camp Nou.

Nenhum comentário: