19 de nov. de 2011

Ronaldinho viaja para Goiânia com camisa sem patrocínio master do Fla

Ronaldinho Gaúcho viajou para Goiânia na última sexta-feira com um uniforme diferente dos demais companheiros. A camisa do jogador era antiga, dos tempos em que o clube ainda não tinha contrato com a Procter & Gamble. Em todas as fotos postadas pelo fotógrafo do clube no Twitter, assim como nas publicadas em jornais do Rio neste sábado, o jogador é o único a não exibir as marcas do principal patrocinador do Flamengo - Duracell e Gillette. No último jogo do time fora de casa, contra o Coritiba, R10 viajou com uniforme idêntico ao dos demais companheiros, com todas as marcas exibidas no lado direito do peito.

A camisa diferente foi usada um dia depois de Ronaldinho não ter participado de uma ação de marketing planejada pelo patrocinador. Antes do jogo contra o Figueirense, todos os jogadores, menos o camisa 10, vestiram uma camisa em que a estrela do título mundial de 81 acendia. Representantes da marca estavam em um dos camarotes do Engenhão. O episódio causou mal-estar. Mas a empresa divulgou uma nota oficial dizendo ter ficado "bastante satisfeita com o resultado da ação promovida" (veja a íntegra da nota no fim da matéria).
A presidente Patricia Amorim disse que Ronaldinho não era obrigado a participar da ação e que tinha deixado o jogador à vontade no vestiário. Antes de entrar no ônibus para viajar, no saguão do hotel em que o time costuma se concentrar, ele deu um abraço em Patricia. Naquele momento, já vestia a camisa sem os patrocinadores. Neste sábado, a reportagem do GLOBOESPORTE.COM não conseguiu contato com o diretor de futebol Luiz Augusto Veloso e com o gerente de futebol Isaías Tinoco, que acompanham a delegação, para falar sobre o assunto. O mesmo ocorreu com o diretor de marketing Marcus Duarte.

Ronaldinho está há três meses sem receber a maior parte de seus salários. A Traffic cortou, com o consentimento de Assis, irmão e empresário do atacante, o pagamento dos R$ 750 mil mensais para renegociar a parceria com o Flamengo. Pelo acordo firmado em janeiro, a empresa receberia percentual em todos os contratos de patrocínio do uniforme do clube a partir de R$ 30 milhões. Mas o acordo com a Procter & Gamble, de R$ 6,6 milhões por quatro meses, foi firmado em agosto sem participação da Traffic. A agência responsável pela negociação foi a 9ine, que tem Ronaldo Fenômeno como um dos sócios e faturou 15% do valor.
Desde então, a Traffic, insatisfeita com a postura do clube, renegocia questões técnicas ligadas a patrocínios, licenciamento de produtos e ao futuro programa de fidelidade para o torcedor. A exclusividade no agenciamento de anunciantes do uniforme do clube e dos contratos publicitários individuais de Ronaldinho está praticamente resolvida. As reuniões, no entanto, têm sido pouco conclusivas sobre os demais pontos e não há previsão para que o pagamento do jogador seja regularizado.
Mesmo que de forma velada, Ronaldinho e Assis se posicionam. No anúncio da parceria do clube com o Unicef, há 15 dias, o camisa 10 não compareceu. No evento realizado na Gávea, Patricia contou que o jogador alegou que teria um compromisso na escola do filho, João, mas que a participação, assim como no caso da estrela na camisa, não era obrigatória. Na divulgação da cerimônia, o departamento de marketing anunciou a participação do Gaúcho com outros atletas do clube, mas só enviou o convite ao jogador na véspera.
Nas entrevistas, Assis evita fazer críticas sobre a demora do clube para entrar em acordo com a parceira para não criar uma situação ainda mais desconfortável. Mas o empresário acompanha todos os detalhes da negociação e entende que a Traffic, por ter viabilizado a contratação do jogador, pode ser atendida.
A presidente Patricia Amorim também afirma que acompanha as tratativas, mas por enquanto não tem impedido que a corda entre Fla e Traffic estique cada vez mais.
A demora só faz crescer os rumores sobre uma possível saída do jogador, que não vive um bom momento dentro de campo e foi muito vaiado no empate sem gols com o Figueirense, na rodada passada. Nesta semana, Ronaldinho teve seu nome envolvido numa possível transferência. O príncipe Sultan bin Nasser Al Farhan Al Saud, da Arábia Saudita, pretende comprar o Panathinaikos-GRE e quer o craque como principal reforço do clube grego a partir da próxima temporada.
Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, o empresário Vlassis Tsakas, que representa o árabe em Atenas, diz que virá ao Brasil em breve para iniciar as negociações. O príncipe estaria disposto a pagar € 30 milhões (cerca de R$ 71 milhões) pelo craque, que receberia um salário de € 7 milhões (R$ 16,7 milhões) por ano. Assis diz que não houve qualquer contato, mas tem recebido propostas de clubes do exterior. Patricia Amorim quer que o R10 continue, mas não descarta ouvir ofertas. Segundo ela, é uma de suas atribuições como presidente.
Veja a nota da Procter & Gamble:
A P&G esclarece que ficou bastante satisfeita com o resultado da ação promovida no Engenhão. O objetivo da companhia, por meio da marca Duracell, era homenagear o Clube pelos 30 anos da conquista do Mundial, o que aconteceu e foi muito bem aceito pelos torcedores.
Assim, não existe qualquer tipo de mal-estar com o clube e nada que interfira no relacionamento futuro entre as partes.

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