15 de nov. de 2011

Cristiano Ronaldo brilha, e Portugal vai à Euro com goleada sobre Bósnia

Cristiano Ronaldo aguentou as críticas, muitas delas merecidas, por não repetir na seleção de Portugal as atuações que o colocaram como um dos melhores jogadores do mundo no Manchester United e, há dois anos, no Real Madrid. Mas ao menos nesta terça-feira ele tem motivos para se vangloriar: com dois belos gols e uma grande atuação, o atacante foi o grande nome da goleada por 6 a 2 sobre a Bósnia, no Estádio da Luz, resultado que classificou os lusos para a Eurocopa de 2012 após um empate sem gols na última sexta.
Confira os resultados finais da repescagem das eliminatórias da Eurocopa 2012
Apesar do placar, os donos da casa passaram por alguns momentos de tensão quando venciam por 3 a 2. Àquela altura, o capitão já havia marcado seus gols, com Nani ampliando em um chutaço. Misimovic, em pênalti polêmico, e Spahic, em impedimento, anotaram para os visitantes. Com um a mais em boa parte da etapa final, no entanto, a equipe do técnico Paulo Bento aproveitou sua superioridade e selou o placar. Hélder Postiga (duas vezes) e Miguel Veloso definiram o placar.

A goleada faz Portugal repetir as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, quando bateu o mesmo adversário em dois confrontos e foi à África do Sul. Desta forma, os lusos se juntam a Irlanda, que empatou com a Estônia por 1 a 1 nesta terça e avançou com um 5 a 1 no placar agregado, República Tcheca e Croácia para o sorteio, que será realizado no dia 2 de dezembro. A Euro 2012 tem Polônia e Ucrânia como sedes.
Portugal abre vantagem com golaços

Os primeiros minutos de Portugal foram conforme a cartilha sugere para quem corre atrás do resultado. Os donos da casa marcaram à frente e ocuparam por boa parte do tempo o campo ofensivo. Tudo isso com um futebol agressivo, mas sem precisar da falta de classe do zagueiro Pepe.
Acuada, a Bósnia sofreu principalmente na primeira metade. Foi quando os lusos abriram boa vantagem no marcador. Logo aos cinco, Cristiano Ronaldo chutou da entrada da área e obrigou Begovic a espalmar. Raul Meireles, em impedimento, quase abriu o placar. Dois minutos depois, o atacante do Real Madrid cobrou falta de uma distância ainda maior ao seu estilo. Forte e rasante, a bola morreu no fundo das redes.
Coadjuvante de luxo, Nani foi o autor de um chute ainda mais impressionante. Aos 24, ele recebeu na intermediária e arriscou de longe. Um petardo que encobriu o goleiro bósnio e deixou Paulo Bento um tanto mais calmo no banco de reservas.

A Bósnia demorou, mas reagiu. Aos 33, Dzeko atingiu a trave antes de o árbitro alemão Wolfgang Stark assinalar sua condição ilegal. O juiz voltaria a aparecer na sequência, aos 40, quando marcou pênalti polêmico de Coentrão, que tocou a bola com a mão ao pular. Misimovic não perdoou e manteve as esperanças dos visitantes.
Cristiano Ronaldo decide, e Portugal goleia até a arbitragem
O gol animou a Bósnia, que voltou para a etapa final determinada a sufocar os portugueses. Mas, ao mesmo tempo, deixou que a velocidade do ataque rival decidisse. Aos oito, João Moutinho lançou com perfeição Cristiano Ronaldo, que driblou Begovic e tocou com classe para o fundo das redes.
Não bastasse a desvantagem no placar, os bósnios ainda tiveram Lulic expulso no minuto seguinte, ao reclamar veementemente pela não marcação de um impedimento – que, de fato, não existiu. O atacante Dzeko, grande nome da equipe, foi um dos que mais se revoltaram com o companheiro ao empurrá-lo antes de deixar o campo.

A vida de Portugal poderia ter sido mais fácil se o árbitro não ignorasse um pênalti aos 15 minutos, quando Papac cortou um drible de Cristiano Ronaldo com as mãos. Os donos da casa pressionavam, mas acabaram sofrendo o segundo em outro lance polêmico. Aos 20, Spahic recebeu em impedimento na grande área e descontou.
A superioridade numérica e o futebol, porém, continuavam favorecendo Portugal. Em vez do nervosismo, os mandantes tiveram paciência para furar a defesa e garantir a vaga. Aos 26, Ruben Micael viu Hélder Postiga com espaço e o atacante ampliou.
Houve tempo ainda para Miguel Veloso e novamente Helder Postiga selarem a goleada em linda cobrança de falta, aos 34, e uma certeira cabeçada, aos 36. Apesar dos sustos iniciais, a noite é de muita festa na Terrinha. E esperança de uma boa campanha na Polônia e Ucrânia sob a batuta de Cristiano Ronaldo.

Nenhum comentário: