15 de nov. de 2011

Livro em forma de diário recorda título mundial do Flamengo em 1981

Nos 116 anos de existência, o de 1981 foi o mais glorioso da história do Flamengo. Para marcar o 15 de novembro, data da fundação do clube, o "Redação SporTV" convidou Maurício Neves, autor do livro "1981, o primeiro ano do resto das nossas vidas". Em forma de diário, o autor conta como foi cada dia daquele ano, culminando com o 13 de dezembro, data do título mundial conquistado com a vitória sobre o Liverpool, em Tóquio.
Professor de direito em Lages (Santa Catarina), Maurício tinha oito anos quando o time comandado por Zico deu um passeio na equipe inglesa, campea europeia, vencendo por 3 a 0. As informações para escrever o livro foram colhidas de seu caderno de anotações e da pesquisa em jornais e revistas.

- O Flamengo teve muitos problemas em 81. A gente olha para trás, tem uma visão meio romântica, mas o Flamengo foi grande em 81 porque superou grandes problemas. Até o meio do ano, quando a revista "Placar" decretou o "fim do império", quando o time foi eliminado pelo Grêmio no Campeonato Brasileiro.

No programa, Maurício contou como foi o caminho para Tóquio, passando pela Libertadores. Ele explicou como foi a polêmica partida entre Flamengo e Atlético-MG, em Goiânia, pela Libertadores, quando o árbitro José Roberto Wright expulsou cinco jogadores do Galo. Por falta de atletas, a partida terminou aos 37 minutos do primeiro tempo, empatada sem gols. O Fla foi considerado vencedor e avançou de fase na competição sul-americana.
- Os times entraram com os nervos à flor da pele. Havia uma rivalidade. Os jogos do Maracanã e do Mineirão acabaram em 2 a 2. Eram jogos tensos. Chega um momento em que o Wright avisou que a próxima falta feia era rua. No lance seguinte, o Reinaldo deu uma tesoura no Zico e foi expulso. Aquilo revoltou os jogadores do Atlético. Falta para o Atlético que o Éder vai cobrar e esbarra sem querer no Wright. Esbarra de novo e é expulso. O jogo até então era igual. Dias depois a Sul-Americana declarou o Flamengo vencedor, que depois atropelou até a final. Como eu acho que o Atlético faria se tivesse passado.

Outro convidado do programa, o correspondente da BBC, Tim Vickery, defendeu a tese de que a campanha do Flamengo na Libertadores daquele ano foi facilitada indiretamente pela Copa de 1978, já que o time brasileiro não enfrentou argentinos:
- A Argentina ganhou a Copa e começou a vender geral. Talvez por isso os times da Argentina tenham ficado enfraquecidos.
Lançamento na sede do clube

Na maratona de comemorações dos 116 anos do clube, depois de torcer e lamentar a derrota de um de seus filhos no time infantil de basquete do Flamengo, a presidente Patricia Amorim prestigiou o lançamento do livro na loja oficial da Gávea. Os autores estiveram presentes, assim como alguns jornalistas que colaboraram com a obra.

Nenhum comentário: