Após receber alta na manhã de quinta-feira, Felipe se reapresentou com os companheiros de Flamengo na tarde desta sexta-feira, no Ninho do Urubu, para dar início ao trabalho de fisioterapia no clube. Na noite da última quarta, ele passou por uma artroscopia no joelho esquerdo. Responsável pela cirurgia, José Luiz Runco, chefe do departamento médico rubro-negro e da seleção brasileira, considerou o procedimento um sucesso e disse que a recuperação começou muito bem.
- Felipe tinha uma lesão do menisco interno, a evolução da cirurgia está muito boa, mas a gente não pode se empolgar e dizer que vai levar dez dias a mais ou a menos. Vamos passar para vocês a evolução diariamente. Ele está caminhando muito bem, tem bom arco de movimento, está conseguindo fazer a fisioterapia de uma forma muito boa. Se evoluir de maneira boa, sem comprometer a saúde dele, vai ser feito (o retorno aos jogos). Caso contrário, vai se recuperar e começar em 2014 – explicou Runco.
Felipe caminha no Ninho do Urubu após realizar a artroscopia no joelho esquerdo (Foto: Richard Souza)
Felipe já consegue caminhar e passou pelo estacionamento do CT no caminho entre a sala de fisioterapia e o vestiário. Ele estava acompanhado do fisioterapeuta Fabiano Bastos. Até o próximo domingo, a fisioterapia será em um período. A partir de segunda, o tratamento pode passar a ser em dois turnos.
- Ele fez fisioterapia na residência dele na quinta, hoje aqui no CT, sábado e domingo também vai fazer. Se o joelho permanecer bem, como está evoluindo, na próxima segunda-feira vai fazer em dois períodos. E aí começa a fazer um trabalho físico na musculação.
Felipe publica foto em sua página oficial no Facebook (Foto: Reprodução / Facebook)
Em sua página oficial no Facebook, o goleiro publicou uma foto da sessão de fisioterapia e escreveu também uma mensagem sobre sua recuperação:
- Hoje foi o primeiro dia nessa caminhada para me recuperar. Fiz trabalhos na fisioterapia e na academia. Vou trabalhar duro para voltar a treinar o quanto antes com os meus companheiros de Flamengo.
A previsão inicial de recuperação para este tipo de intervenção é de quatro semanas. O prazo coincide exatamente com a data da finalíssima da Copa do Brasil, marcada para o dia 27 de novembro - o primeiro jogo será no dia 20. Caso consiga acelerar o tratamento, Felipe tem uma pequena chance de ser relacionado, caso o Fla elimine o Goiás. A probabilidade de volta é maior nas últimas rodadas do Brasileirão, que termina dia 8 de dezembro. Apesar de ser cauteloso, Runco disse que já viu casos em que a recuperação foi mais rápida.
- Já teve atleta comigo no Flamengo que se recuperou antes do prazo. Na Copa do Mundo de 1994, o Baresi (zagueiro da Itália), voltou durante o Mundial. Vai depender muito da reação. Já tive atleta que voltou com duas semanas.
Runco confirma que Cáceres só volta em 2014
Operado na última terça-feira, o volante Victor Cáceres passa bem. Runco confirmou que ele só volta a jogar em 2014. O jogador sofria com uma hérnia inguinal - problema na região da virilha.
- Cáceres está de repouso até segunda-feira da outra semana (dia 11 de novembro). Esse realmente não joga mais esse ano. A evolução também é boa – afirmou o médico.
Na volta aos treinos, titulares ficam na academia
Os jogadores que começaram a partida contra o Goiás, quarta-feira, pela semifinal da Copa do Brasil, realizaram um trabalho de recuperação na academia. Os reservas treinaram com bola no campo 5 do CT. Na manhã deste sábado, o time faz a última atividade antes do Fla-Flu de domingo. Os rivais se enfrentam às 19h30m (de Brasília), pela 32ª rodada do Brasileirão.
* Com a colaboração de Thiago Benevenutte, estagiário
Nenhum comentário:
Postar um comentário