25 de nov. de 2013

Os Mano Pã… e o Mengão Créu!

Já fui a muito jogo ruim do Flamengo. Já vi muito jogo do Flamengo que não valia nada. E já deixei de cumprir muitos importantes compromissos sociais por causa de algum jogo ruim do Flamengo que ainda por cima não valia nada. Não foi o caso do Flamengo x maloqueiros da ponta feia da Dutra de ontem. Jogo que não sei se foi ruim, mas que sabia de antemão que não valia nada.
O pessoal da promoção do Brasileiro é bom, trabalha duro pra manter o interesse no interminável campeonato de pontos corridozzzzzzzzzzz. E através dos mais modernos recursos do jornalismo multimídia manipulam as informações direitinho para que o maior número possível de torcedores esquentem a mufa por 38 rodadas, mesmo que seus times já estivessem matematicamente livres de qualquer pretensão ao título ou perigo de rabaixamento.
E apesar de todos os jornais, sites, blogs e dazibaos do país publicarem a tabela do campeonato todo dia, tem um monte de nego burro demais pra perceber sozinho o que está acontecendo. Para ajudar a esses pobres diabos a entender o mundo que os cerca o capeta criou o comentarista de futebol, o analista de arbitragem, o matemático de aluguel e os blogueiros de torcida.
Profissionais muito específicos que fazem parte da plêiade de mistificadores, prestidigitadores, estelionatários e rufiões intelectuais que sobrevivem da ignorância alheia. Desnecessário dizer que enquanto existir um otário no mundo esses caras jamais perderão seus empregos.
Não critico quem comemorou a vitória do Flamengo ontem com alívio, como se livrasse de um peso às costas. Mas me recusei terminantemente a comemorar a permanência do Mengão na Primeira Divisão com os ufas! sorridentes e os “atés que enfins” que testemunhei ontem entre rubro-negros que, assim como eu, nem passaram perto do Maracanã.
Minha tese é a seguinte: se o jogo de ontem valesse mesmo alguma coisa vagabundos como eu não passariam a tarde de domingo jogando conversa fora e comendo cachorro-quente em festinha de playground, teríamos ido ao jogo. E o jogo de ontem não valia nada porque o Flamengo já havia garantido a sua permanência na Série A quando ganhou do Bahia há semanas atrás. Mas todo mundo tem o direito inalienável de escolher como, quando, onde e por que motivo quer sofrer. Ou comemorar, tanto faz.
Após o término de minhas atividades não futebolísticas dominicais tive a oportunidade de ver os melhores momentos do jogo do Mengão. Minto, não vi os melhores momentos, só vi o gol. E aí sim, na hora que vi o gol do Paulinho, me deu vontade de comemorar. Afinal, foi a segunda ou terceira vez que vi esse rapaz mandar um chute certo no gol e é preciso incentivar nossos jovens valores quando acertam. Boa, Paulinho!
O resto da rapaziada também está de parabéns por poderem se despedir definitivamente do Brasileiro. Conta zerada, vamos esquecer tudo que passou e partir pra outra. Brasileiro agora só ano que vem. Quarta-feira é o último dia do nosso ano esportivo e nada deve atrapalhar a nossa concentração para a grande final. Cabeça fria, refeições balanceadas e as necessárias horas de sono são tudo que precisamos.
Como o Manto e a torcida lotando o Maraca já estão garantidos, agora não nos falta quase nada. Ao triunfo, Flamengo!
Mengão Sempre
ΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩ
ΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩΩ
Rubro-negro bem vestido, me ajuda a acabar com os perebas no time do Flamengo. Entra logo no sócio torcedor.

Nenhum comentário: