Depois da derrota no clássico contra o Bayern, pelo Campeonato alemão, o Borussia Dortmundse recuperou rapidamente e venceu o Napoli por 3 a 1, em um jogão de bola no Signal Iduna Park. O atual vice-campeão europeu, que seria eliminado em caso de empate nesta terça-feira, passou o rival italiano no Grupo F e vai decidir a vaga na última rodada. No outro jogo da chave, o Arsenalvenceu o eliminado Olympique de Marselha por 2 a 0 e ficou em situação confortável para buscar a classificação para as oitavas de final.
Autor de um gol, Reus lidera vitória que deixa o Borussia Dortmund vivo na Liga dos Campeões (Foto: Agência AP )
SAIBA MAIS
Destaque da partida, Reus abriu o placar de pênalti, enquanto Błaszczykowski e Aubameyang, ambos em jogadas de contra-ataque, grande arma do Borussia, marcaram os outros gols da vitória na etapa final. O Napoli, que viu o goleiro Reina em uma noite inspirada e também fez bela partida, chegou a diminuir o placar para 2 a 1, com Insigne.
O embolado Grupo F tem três equipes vivas na briga. O líder Arsenal tem 12 pontos e está muito perto da classificação. Em seguida, aparecem Borussia e Napoli empatados com nove, embora o time alemão tenha vantagem no critério de desempate (confronto direto) e esteja em situação mais cômoda para ir às oitavas. Após acumular só derrotas, o Olympique está eliminado.
A rodada final da fase de grupos acontece daqui a duas semanas, no dia 11 de dezembro. Napoli e Arsenal duelam no San Paolo, enquanto o Borussia visita o Olympique de Marselha. Por causa dos confrontos, é possível que italianos, ingleses e alemães terminem empatados com 12 pontos nas primeiras colocações. Nesse caso, o que vai valer é o saldo de gols no confronto direto entre o trio (ou seja, a primeira fase inteira com exceção dos jogos em que o Olympique esteve envolvido).
Se vencer por qualquer resultado, o Borussia chega às oitavas. O Arsenal avança com derrota por até 2 a 0, enquanto o Napoli precisa ganhar por uma diferença de até três gols de diferença - ou então secar os alemães.
CHANCES DE SOBRA
O primeiro tempo teve os mais diversos ingredientes para uma boa partida de futebol: gol, futebol ofensivo, bola na trave e polêmicas. Melhor para o Borussia, que saiu em vantagem aos nove minutos com o pênalti convertido por Reus, após Lewandowski ser derrubado na área.
Após derrota, Napoli vai decidir a vaga contra o Arsenal, no San Paolo (Foto: Agência AP )
O gol só fez bem ao time da casa, que saiu em busca do segundo e dominou amplamente a metade inicial da primeira etapa. Lewandowski e Reus poderiam muito bem ter ampliado, mas perderam suas chances. Só que a defesa alemã errava demais. O Napoli respondeu rapidamente e quase chegou ao empate em mais de uma oportunidade. Na melhor delas, Callejón acertou a trave de Weidenfeller, aos 29.
Além das oportunidades criadas e do volume de jogo intenso por parte das duas equipes, o duelo era quente, e o juiz deu cinco cartões só na primeira etapa: foram quatro para o Napoli (Federico Fernández, Albiol, Pandev e Higuaín) e um para o Borussia (Kehl).
TEMPERATURA ALTA
Liderado por Reus, Borussia tem uma grande atuação em Dortmund (Foto: Agência AP )
O segundo tempo não ficou devendo em relação ao primeiro. A diferença foi o jogo, que ficou ainda mais corrido, e a postura mais ofensiva do Borussia. Liderado pelo inspirado Reus, o time alemão teve diversas boas oportunidades de ampliar. Mas só marcou após Higuaín perder uma chance incrível cara a cara com Weidenfeller. No contra-ataque, aos 14, Reus recebeu de Lewandowski e arrumou no meio para Blaszczykowski chegar chutando e vencer Reina.
Em seguida, Benítez promoveu a entrada de Insigne e viu resultados. Aos 25, o jogador recebeu grande bola de Higuaín e finalizou no canto da meta alemã. A postura do Borussia não se alterou com o gol sofrido: apostar na velocidade e em contra-ataques. E foi assim que chegou ao terceiro. Após saída de jogo errada de Armero, Lewandowski serviu, e Aubameyang, que acabara de entrar, ampliou a vantagem.
O gol foi um golpe e tanto para o Napoli, que não conseguiu mais reagir. O Borussia, aliás, esteve mais próximo de marcar o quarto do que sofrer o segundo até o apito final. Mas Reina mostrou serviço até o fim da partida, ainda contou com uma bela ajuda da trave, e a partida ficou nisso: 3 a 1 para os alemães.
WILSHIRE DECIDE EM LONDRES
Na outra partida do grupo, Wilshere brilhou na vitória do Arsenal por 2 a 0 sobre o lanterna Olympique, fazendo os dois gols da partida. O primeiro, no minuto inicial de jogo, um golaço, driblando o zagueiro e finalizando com categoria no ângulo oposto. O segundo, selou o triunfo aos 20 do seugndo tempo.
Özil ainda perdeu um pênalti. Mas não fará falta alguma, já que os resultados contra os franceses não contarão para o critério de desempate.
Wilshere decide para o Arsenal com dois gols, e pênalti perdido por Ozil não faz falta ao Arsenal (Foto: Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário