Cinco minutos para acabar a partida no Estádio do Dragão, o time perdendo e a bola quicando dentro da área adversária. ZlatanIbrahimovic, de costas para o gol e pressionado pelo goleiro Buffon, dá um salto e toca de calcanhar. A bola entra no ângulo direito, o jogo contra a Itália pela segunda rodada da Euro 2004 termina empatado e o mundo descobre o talento de um atacante sueco com nome de bósnio e altura de zagueiro (1,94m). A Suécia parou nas quartas de final em Portugal, numa derrota nos pênaltis para a Holanda num jogo em que Ibrahimovic desperdiçou sua cobrança, mas aquele golaço é lembrado até hoje. Depois do torneio, Ibrahimovic trocou o Ajax pelo Juventus e tornou-se um dos maiores nomes do futebol europeu, vestindo também as camisas de Inter de Milão, Barcelona e Milan.
Em sua terceira e (segundo ele mesmo) última Eurocopa, Zlatan Ibrahimovic chega como um jogador bem diferente daquele de 2004. Ali, era um atacante promissor numa seleção sueca com nomes experientes como Henrik Larsson e Fredrik Ljungberg. Há alguns anos, virou o astro solitário da equipe e com a missão de carregá-la nas costas.
- Com Zlatan em forma, nossas chances são boas - acredita o volante Pontus Wernbloom, do CSKA Moscou, usando o primeiro nome pelo qual Ibrahimovic sempre é chamado em sua terra natal.
Na Euro 2008, os suecos tiveram a noção exata de o quanto suas chances são limitadas sem o seu melhor jogador. Com problemas no joelho, Ibra ficava em campo até fazer um gol. Depois, restava ao time tentar se defender. Funcionou na vitória contra a Grécia e quase deu certo na derrota no último minuto para a Espanha. No único jogo em que ele não marcou, a Suécia perdeu da Rússia e foi eliminada na primeira fase. Em 2012, os escandinavos caíram num grupo difícil com Inglaterra e França, além da co-anfitriã Ucrânia. A diferença desta vez é que Ibrahimovic está em forma e sedento por vitórias após uma temporada em que bateu seu recorde de gols (35 em 44 partidas), mas terminou sem título pelo Milan.
O único sueco com regalias
Num país conhecido por ser um dos mais igualitários do mundo, Zlatan Ibrahimovic mudou algumas regras. O estilo marrento do jogador desde o início da carreira causou estranheza e, não poucas vezes, polêmicas. Ele rendeu milhares de manchetes de jornal, virou assunto de livros e até documentário.
Em 2006, foi cortado de um jogo das Eliminatórias da Euro contra Liechtenstein por ter se apresentado além do horário na concentração junto com dois companheiros de equipe após uma noitada. Decidiu afastar-se da seleção por conta própria. O time precisou e ele voltou. Mas, desde então, passou a ganhar folga em alguns amistosos e jogos eliminatórios. Na preparação para a Euro 2012, o quarto mais luxuoso do hotel ficou para Ibra. Sem contestações.
Em sua biografia, lançada no ano passado, Ibrahimovic ironizou o episódio do afastamento da seleção em 2006 e disse que se arrepende pelo motivo da polêmica não ter sido mais grave.
-- Eu devia ter armado algo com mais "classe", quebrado um bar ou saído só de cuecas.
Ibra do clube x Zlatan da seleção
Se existe alguma rara queixa sobre Zlatan Ibrahimovic na Suécia, ela é bem parecida com a que outros jogadores se acostumaram a ouvir quando servem à seleção de seu país: a de que jogam melhor por seus clubes. Quando os suecos derrotaram a Holanda e garantiram vaga na Eurocopa num jogo em que Ibra estava suspenso, alguns ex-jogadores e comentaristas locais reacenderam o debate. Até mesmo o ex-presidente da Uefa Lennart Johansson se queixou de algumas atuações do atacante com a camisa da Suécia. Para variar, Ibrahimovic não aliviou na resposta, sem se preocupar sequer em fazer média com os companheiros de seleção.
-- Eu dou o máximo em todas as partidas. Às vezes vou bem, às vezes não. Mas isso tem a ver com o entorno também, com quem joga com você. Ele (Johansson) talvez não tenha notado isso.
Quem vai comandar Ibra na Eurocopa também não concorda com as críticas.
-- Ele é um dos melhores do mundo. Sorte nossa de poder contar com um jogador de seu talento, capaz de decidir uma partida por conta própria -- disse o treinador Erik Hamrén.
Nos planos do técnico sueco, Ibra cumprirá duas funções diferentes em campo na Euro. Nas partidas em que a Suécia entrar com uma formação mais cuidadosa, o jogador do Milan atuará mais adiantado - e, provavelmente, isolado. Caso contrário, jogará um pouco recuado com outro atacante mais à frente. Como sempre, quando se trata do craque único da equipe, a decisão foi tomada em comum acordo.
-- Conversei com Zlatan e ele disse que se sente à vontade nas duas funções. É claro que é importante que ele esteja bem e confiante -- acrescentou Hamrén.
Curiosidades
Zlatan nasceu em Malmö, terceira maior cidade da Suécia, de pai bósnio (Sefik Ibrahimovic) e mãe croata (Jurka Gravic). Ele foi criado em Rosengard, um dos maiores bairros de imigrantes do país. A quadra onde começou a jogar foi reformada com dinheiro do próprio atacante e reinaugurada por ele em 2007. Foi a última vez em que o jogador esteve por lá.
Ibra estreou como profissional aos 18 anos no Malmö FF, onde logo chamou a atenção por seu talento e pelas frases de efeito. Num documentário gravado na época, Ibra diz: "Quando eu jogar no exterior, e eu sei que vou jogar, tenho que ter um carrão, um Lamborghini Diablo. A placa vai ser 'Toy'. Quer dizer 'brinquedo' em inglês". Ano passado, quando o Milan disputou um amistoso contra o Malmö, a torcida do time sueco recebeu o craque exibindo um bandeirão com o desenho de Zlatan ao lado do carro citado por ele, com a placa "Toy".
O melhor amigo de Ibra no futebol é o lateral-esquerdo brasileiro Maxwell, hoje no Paris Saint-Germain. Os dois chegaram ao Ajax na mesma semana e depois também atuaram juntos no Inter de Milão e no Barcelona.
O craque sueco tem Ronaldo Fenômeno como maior ídolo. Quando jogava futebol em Rosengard na infância, ele pedia para ser chamado de Ronaldo. Ibra diz que torcia para a seleção brasileira e não para Suécia quando começou a acompanhar futebol e que assistia a vídeos de Ronaldo na internet para tentar imitá-lo.
Nas horas vagas, o craque do Milan tem como um de seus hobbies a caça. Após uma partida contra a Hungria pelas Eliminatórias da Eurocopa em 2011, Ibra convidou a seleção sueca para um churrasco em sua casa em Malmö. A carne foi de javali, segundo Zlatan, caçado por ele mesmo
Nenhum comentário:
Postar um comentário