18 de set. de 2012

Thiago Silva marca na estreia, e PSG começa Champions com o pé direito


Foram milhões de dólares investidos na contratação de reforços. Tudo pelo sonho de se tornar um dos principais clubes da Europa. E no primeiro desafio, as contratações mais caras deram conta do recado. Nesta terça-feira, em sua estreia na Liga dos Campeões, o Paris Saint-Germain não tomou conhecimento do Dínamo de Kiev e venceu o rival por 4 a 1, no Parc des Princes. O atacante ZlatanIbrahimovic e o zagueiro Thiago Silva, que custaram aos cofres do clube francês € 60 milhões (cerca de R$ 149 milhões), marcaram os primeiros gols da equipe no torneio. O também brasileiro Alex fez o outro. Miguel Veloso descontou.
Vale lembrar que a partida foi a primeira de Thiago Silva com a camisa do PSG. Logo que se apresentou ao clube após as Olimpíadas de Londres, o zagueiro sofreu uma lesão na coxa direita e ficou no estaleiro. E a estreia foi com o pé direito. Com o resultado, o time francês, que tem o brasileiro Leonardo como diretor esportivo, é o líder do Grupo A, com três pontos. O Porto, que venceu o Dínamo Zagreb por 2 a 0, na Croácia, com gols de Lucho Gonzalez e Defour, também tem 3, mas perde a ponta pelo saldo de gols.
Thiago Silva, PSG x Dynamo Kyiv (Foto: Agência AFP)Thiago Silva comemora o segundo gol do PSG (Foto: Agência AFP)
Franceses não tomam conhecimento do russos em Paris
Ibrahimovic Psg e Dynamo Kiev (Foto: Agência Reuters)Ibrahimovic comemora o primeiro gol da vitória
do PSG nesta terça-feira (Foto: Agência Reuters)
O PSG começou a partida em cima dos rivais. Logo aos dois minutos, Pastoretabelou com Menez e recebeu na frente. O argentino tentou encobrir o goleiro Koval, que fez a defesa com os pés. O lance era um prenúncio de como seria a estreia dos franceses na Liga dos Campeões após oito anos longe do confronto - a última participação foi na temporada 2004/2005.
A equipe comandada pelo italiano Carlo Ancelotti atuou com dois homens se aproximando de Ibrahimovic, que era teoricamente o único atacante do PSG. E foram justamente as trocas de posição de Pastore e Menez que foram importantes para superar a zaga dos russos. Tanto que o primeiro gol saiu em uma bela jogada do francês. 
Menez dominou no bico da grande da área, deu um corte no zagueiro e foi derrubado dentro da área. Pênalti para o PSG. Na cobrança, aos 18, Ibra não desperdiçou. Com o gol, o sueco se tornou o único atleta a marca por seis equipes diferentes na Liga dos Campeões. Vale lembrar que, além da equipe francesa, ele já defendeu Ajax, Juventus, Inter de Milão, Barcelona, Milan.
Brasileiros marcam mais dois ainda na etapa inicial
Thiago Silva vinha tendo uma atuação de Thiago Silva. Sem sustos, controlando o setor defensivo e dando tranquilidade para a equipe de Paris partir para o ataque. Mas quem fez o segundo gol foi o próprio defensor brasileiro. Após bate-rebate na área do Dínamo, a bola sobrou para o camisa 2, que teve calma para deslocar o goleiro Koval e marcar o segundo do PSG.
Dois minutos depois, o PSG fez mais um. Chantôme cobrou estanteio à meia altura na marca do pênalti. O zagueiro Alex se antecipou aos zagueiros e bateu de primeira para marcar o terceiro. O gol serviu para deixar os franceses ainda mais sossegados em campo. Ibra ainda perdeu uma ótima chance de fazer mais um aos 44. Koval defendeu.
Thiago Silva, PSG x Dynamo Kyiv (Foto: Agência Getty Images)Jogadores comemoram o gol marcado por Thiago Silva (Foto: Agência Getty Images)
PSG diminui o ritmo, e torcida grita "olé"
Na volta para o segundo tempo, o PSG mudou completamente a postura. O time diminuiu o ritmo e cadenciou o jogo. Ibra tentou em duas oportunidades supreender o goleiro Koval com lances de cobertura. A partir dos 27, Ancelotti começou a tirar suas principais peças. Tudo para não perder as estrelas para os próximos compromissos.
O primeiro a deixar o campo foi Ibrahimovic. O sueco foi sacado para a entrada de Lavezzi. Em seguida, Ménez e Thiago Silva também foram sacados para as entradas do brasileiro Nenê e de Camara. O camisa 2 foi aplaudido de pé pelos torcedores no Parc des Princes.
Mas nada adiantaram as mudanças. O PSG seguiu sonolento, trocando passes. E eram justamente esses passes que faziam a torcida grita "olé". Faltando quatro minutos para o fim, Miguel Veloso cruzou da direita, Sirigu vacilou e a bola acabou entrando: 3 a 1.
Já nos acréscimos, Nenê puxou contra-ataque e tocou para Pastore do lado esquerdo da grande área. O argentino finalizou e o goleiro Koval acabou aceitando. Mais um do PSG. No fim, festa dos franceses após oito anos longe da Liga dos Campeões.
Nesta quarta-feira, a partir das 15h (de Brasília), o GLOBOESPORTE.COM transmite ao vivo o jogão entre Chelsea, o atual campeão da Liga dos Campeões, e Juventus. O site também acompanha a partida em Tempo Real

Nenhum comentário: