O mascote da Copa do Mundo de 2014 será o Tatu-bola. Mas ainda falta uma coisa: o nome. Amijubi (uma representação de simpatia e alegria), Fuleco ou Zuzeco (mensagens ecológicas)? A votação foi aberta neste domingo, no Fantástico, e o torcedor pode ajudar na escolha no site oficial da Fifa. O anúncio do resultado será no dia 25 de novembro, ao vivo no programa da TV Globo.
O responsável por apresentar o mascote aos brasileiros foi Ronaldo. Maior artilheiro da história das Copas do Mundo (15 gols) e membro do Comitê Organizador Local (COL), o Fenômeno deu as boas-vindas ao tatu-bola no Fantástico e convidou a torcida a votar.
- Gente, esse é o Tatu-bola, o mascote da Copa do Mundo da Fifa no Brasil. Nosso amigo aqui nasceu no cerrado, no interior do país. É um cara alegre, cheio de vida, como todo brasileiro. Mas ele ainda nāo ganhou um nome. Quero convidar cada um de vocês para batizar o mascote da Copa - disse o ex-camisa 9 da Seleção.
O Tatu-bola também terá uma canção oficial. A composição, batizada de "Tatu Bom de Bola", é do sambista Arlindo Cruz e foi apresentada no programa da TV Globo. Esta é a primeira vez que um mascote da Copa do Mundo terá uma música exclusiva. As informações foram divulgadas em um comunicado da Fifa.
AMIJUBI | É a união das palavras "amizade" e "júbilo", duas características marcantes da personalidade do nosso mascote e que refletem a maneira de ser dos brasileiros. Além disso, esse nome tão original está ligado ao tupi guarani, em que a palavra "juba" quer dizer amarelo – a cor predominante no mascote! |
FULECO | É a mistura das palavras "futebol" e "ecologia", dois componentes fundamentais da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O nome do nosso mascote mostra como essas duas palavras combinam perfeitamente e ainda incentivam as pessoas a ter mais cuidado com o meio ambiente. |
ZUZECO | Foi formado dos elementos principais de "azul" e "ecologia". Azul é a cor dos mares da maravilhosa costa brasileira, dos rios que cruzam o país e do nosso lindo céu. E é também, claro, a cor da carapaça especial do mascote. Ele sabe que pertence a uma espécie vulnerável e por isso, também sabe o quanto é importante divulgar e incentivar a conscientização ecológica entre seus amigos do mundo inteiro. |
O desenho final foi escolhido pela Fifa e pelo Comitê Organizador Local (COL) após a análise de 47 propostas de seis agências de publicidade brasileiras. Depois de extensas pesquisas, o desenho do tatu-bola, criado pela 100% Design, foi identificado como o favorito do principal público-alvo: crianças de 5 a 12 anos.
- É importante destacar que o Tatu-bola é uma espécie vulnerável. Com este mascote, vamos poder realizar um dos principais objetivos da Copa do Mundo, que é comunicar a importância do meio ambiente e da ecologia. Temos certeza de que o mascote será amado não apenas no Brasil, mas no mundo todo - disse Jèrôme Valcke, secretário-geral da Fifa.
Recentemente, a Fifa também inovou ao abrir votação para a escolha do nome da bola do Mundial, produzida pela adidas desde 1970. Brazuca recebeu 77,8% de 1.119.539 votos e superou Bossa Nova (14,6%) e Carnavalesca (7,6%) na preferência popular.
Ideia do tatu-bola nasceu no Ceará
A ideia de ter o "Tolypeutes tricinctus" como símbolo da Copa no Brasil surgiu no Ceará e foi apresentada apenas em fevereiro ao Ministério do Esporte e ao (COL) pela ONG Associação Caatinga, idealizadora do projeto.
No texto da campanha, a Associação Caatinga explica que o "Tolypeutes tricinctus" é o tipo de tatu mais ameaçado do Brasil e que a caça já o fez desaparecer de muitos estados. Para defender a escolha da mascote, a ONG lembrou que o nome original do tatu-bola foi dado devido à habilidade de curvar-se sobre si mesmo para se proteger quando ameaçado, ficando no formato de uma bola.
Desde a Copa de 1966, a Fifa passou a usar mascotes em Copas do Mundo. No Mundial da África do Sul, o animal escolhido para representar o país foi um leopardo de cabelo verde, batizado de Zakumi.
Confira todos os mascotes de Copas do Mundo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário