17 de jan. de 2012

Só pode jogar no Flamengo jogador que QUER jogar no Flamengo.


Todos a fim: Sub 17 de 1974. Sérgio, Renato, Armando, Gideoni, Russo e Jorge Luís. Agachados: Ruy, Andrade, Kalu, Mineirinho e Elias.
Às vezes eu acho que a moderna e elegante torcida do Flamengo está perdendo o bom senso. Mas muitas vezes eu tenho certeza. Como agora, nos desagradabilíssimos episódios envolvendo Thiago Neves e Alex Silva. Porque tá cheio de gente achando que os dois bonecos estão corretos e o Flamengo é que está errado. Divirjo, amados mestres!
Acho bacana que um grande numero de nossos torcedores considere que a obrigação do clube em pagar os salários dos seus atletas rigorosamente em dia seja sagrada. Também acho bacana que tanta gente manifeste seu descontentamento com a atual administração do clube, apesar de poucos se animarem a se associar para poder fazer mais do que criticar quem foi eleito. Mas é bacana porque mostra claramente que o destino do Flamengo não pode mais permanecer na mão de poucos sócios com direito ao voto. Pra que a democracia representativa seja realmente representativa é preciso que haja mais eleitores, isto é, mais sócios.
Mas não acho nada bacana quando se usa indiscriminadamente uma suposta imperícia, incúria ou incompetência da diretoria para transigir com atitudes absolutamente anti-rubronegras dos jogadores. Não é porque a diretoria dá mancada que devemos passar a mão na cabeça de quem não soube se comportar com a retidão que jogar no Flamengo exige. E desperdício de munição disparar o bordão culpa da diretoria para todas as desgraças que vem se abatendo sobre o Mengão.
Tem coisas que não mudam. A diretoria dá mole mesmo, não precisamos nem explanar, é assim desde o tempo em que o time do Flamengo treinava na Praia do Russel. O que muda é atitude dos jogadores, que eram amadores e agora são supostamente profissionais. Mas seja profissional ou amador, um atleta de esporte coletivo sozinho não é nada. Seja craque ou pereba ele precisa do grupo assim como o grupo precisa dele.
Alex Silva pode ter todas as razões trabalhistas do mundo, mas o que ele fez ao não embarcar pra Bolívia com o resto da rapaziada tem um nome: traíragem. Porque no fim das contas não interessa se depositaram as suas luvas hoje ou se vão depositar amanhã de manhã. O fato é que à apenas dez dias do jogo mais importante do ano o Alex Silva deixou a banana de Potosí pros companheiros de grupo descascarem. Eles que se virem. Mesmo sendo pereba e falar demais o grupo contava com ele e agora está subindo o morrão só com dois zagueiros.
Ora, isso não é atitude aceitável pra quem supostamente faz parte de um grupo que compartilhe objetivos. É o mais puro e descarado farinha pouca, meu pirão primeiro, e olha que os salários estão em dia. Com o Thiago Neves parece que a estória é um pouco diferente. Sabemos que sem contrato não se pode jogar, mas ficar negociando salário com o Flor enquanto o Flamengo negociava com os árabes, como tem sido divulgado, também é traíragem. E cá pra nós, ninguém sabe realmente quantos esses caras ganham. Mas uma coisa é certa, pelo que produziu em 2011 Thiago Neves não merece um real de aumento.
Mais que a traíragem, o que incomoda profundamente no comportamento dos dois futuros ex-atletas do Flamengo, é que ele mostra o total descompromisso dos dois com os objetivos do clube. Tão cagando e andando pra nossa Libertadores, eles querem só o privilégio de jogar pelo Flamengo. Mas se esquivam das responsabilidades que fazem parte do pacote. Não dá pra achar que quem age assim vai fazer falta porque não dá pra confiar.
O mais bizarro é que esses caras agem da maneira mais reprovável e ainda querem ser chamados de profissionais. E tem gente que dá razão a eles em nome do profissionalismo. Para tudo existe um limite. O limite do profissionalismo deveria ser a vergonha na cara.
É óbvio que esses caras não querem jogar no Flamengo. E se eles não querem acho que nós e o Flamengo também não deveríamos quere-los. Respeito a opinião de todos, mas eu só quero no Flamengo jogador que estiver muito a fim de jogar no Flamengo

Nenhum comentário: