14 de jan. de 2012

Real sofre, mas bate Mallorca fora de casa e se sagra ‘campeão de inverno’

Depois de um primeiro tempo pouco inspirado, no qual parecia estar preocupado apenas com o confronto da próxima quarta-feira diante do Barcelona, pela Copa do Rei, o Real Madrid espantou a zebra na segunda etapa e, no sufoco, derrotou o Mallorca por 2 a 1, de virada, em jogo válido pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Espanhol.
O resultado, alcançado fora de casa graças aos gols de Higuaín e Callejón, deu o título simbólico de campeão de inverno aos merengues, que seguem na liderança isolada do torneio com 46 pontos, oito à frente do arquirrival Barça.

Kaká no banco
Para surpresa da imprensa espanhola, José Mourinho entrou com Callejón na vaga de Di María, que segue recuperando-se de uma lesão muscular, deixando Kaká no banco de reservas. Com a bola rolando, o Real começou em marcha lenta, mostrando estar mais preocupado com mais um duelo diante do Barcelona.
O Mallorca, por sua vez, apesar do apoio de sua torcida, pouco saía para o jogo. Nesse marasmo, a primeira chance de perigo saiu somente aos 27, com os donos da casa quase abrindo o placar pro intermédio de Chory Castro após rápido contra-ataque. Aos 32, Cristiano Ronaldo, apagado na partida, bateu falta com efeito, mas o goleiro Aouate, bem colocado, segurou firme.
Quando a partida se encaminhava para o intervalo sem gols, Castro cruzou para área aos 38. O atacante israelense Hemed se antecipou à marcação de Xabi Alonso e, com um bom toque de cabeça, não deu chances a Casillas. 1 a 0 para o Barcelona. Ou melhor, para o Mallorca. Aos 44, já um pouco mais ligado, mas nada organizado, o Real quase empatou em uma testada de Sergio Ramos que carimbou a trave.

Ousado, Mourinho faz várias mudanças
Na volta para o segundo tempo, Mourinho sacou o inoperante volante Lass Diarra e colocou o argentino Higuaín. Aos 13, um minuto depois de o árbitro anular um gol legítimo do Mallorca alegando um impedimento inexistente, Mourinho ousou ainda mais, sacando o lateral Arbeloa e colocando o brasileiro Kaká.

Com essa formação mais ofensiva, o Real passou a ter total controle da partida e agrediu mais o Mallorca, que sequer conseguia criar contra-ataques. E, depois de tanto insistir, o Real chegou ao empate aos 26. Özil deu passe açucarado para Higuaín, que deu um leve toque de cobertura na saída do goleiro.
Na sequência, Cristiano Ronaldo fez jogada individual e chutou com força. Mas a bola acertou a trave, para desespero do gajo. Aos 35, Sergio Ramos até conseguiu marcar, mas impedido.
Bomba de Callejón assegura a virada
Na base da pressão, o Real acabou conseguindo a virada aos 39. Após bate rebate, a bola sobrou para Callejón acertar uma bomba que estufou a rede. Festa total da equipe merengue, que segurou o resultado nos minutos finais.

Nenhum comentário: