13 de dez. de 2011

Zico guarda carro de 81 como troféu. Prêmio de Nunes vai parar em galpão

Em dezembro de 1981, não existia bonde sem freio. Mas a equipe tinha um condutor. Era o auge da trajetória de Zico no Rubro-Negro. O Galinho, aliás, foi escolhido o melhor jogador em campo na decisão do Mundial de Clubes diante do Liverpool. Com isso, ganhou como prêmio um carro da organização do torneio.

Três décadas depois, o maior ídolo do Flamengo conta que já recebeu algumas propostas pelo possante, mas não se desfaz dele por nada.
- Já recebi algumas propostas, mas não penso (em vender). Esse (carro) aqui, vou guardar para sempre, como grande troféu daquela decisão - declarou o ex-camisa 10 da Gávea.
Aliás, difícil mesmo foi entrar com o carro no nosso país por causa das restrições às importações.
- Ele só chegou ao Brasil em abril de 83 e eu fui embora em junho. Quase não curti (o veículo) naquele período. Depois andei muito com esse carro, para cima e para baixo. Mas agora chegou o tempo em que o guerreiro está cansado - disse Zico.
No entanto, além do Galinho, Nunes também foi presenteado com uma relíquia semelhante por ter marcado dois gols na final do Mundial de Clubes.
- Eu fui e paguei o valor do carro. O Nunes também ficou com o (carro) dele, e a gente deu o dinheiro para todos os jogadores - recordou Zico.
A diferença é que os carros tomaram destinos distintos. Passados exatos 30 anos daquele jogo, o ex-camisa 10 não se desgrudou do xodó. Já o ex-atacante teve de passar o veículo adiante.
- Estou com ele até hoje. O Nunes ficou com o dele um bom tempo e depois se desfez do carro - declarou o Galinho.
O carro do Zico está inteirinho. Porém, o de Nunes ficou desaparecido durante muito tempo. O Globo Esporte o descobriu num galpão, na Zona Norte o Rio de Janeiro. Foi comprado por um ex-vizinho do atacante, que recusou-se a tirar o nome do artilheiro das decisões da documentação original. Até que o carro chegou ao atual proprietário Mauro Amenta pelas mãos de um amigo em comum.
- Eu também naquela altura trabalhava com automóveis, e ele me perguntou: "Mauro, estou com o carro do Nunes e ele quer vendê-lo. Respondi: "Sou flamenguista e quero comprar" - disse o construtor.
Melhor para a torcida rubro-negra, que poderá conhecer em breve a relíquia.
- Depois que vocês descobriram o carro, decidi que ele vai para o museu do Flamengo no ano que vem. Já liguei para o clube e avisei que esse carro vai ficar exposto onde ele merece estar - finalizou.
O museu do Flamengo tem previsão de inauguração no fim de 2012.

Nenhum comentário: