14 de dez. de 2011

Salário alto ou ofensa ao país?

Lembra das aulas de aritmética? Lembra, também, de alguma coisa de matemática? Ótimo, vamos ao post, então.

Primeiro, pegue 750 e multiplique por 12. Feito?
Agora, pegue o resultado e acrescente, digamos, uns meros 15%, para dar conta dos encargos sociais e outras despesas sobre uma parte do salário.
Fez? Perfeito. Como não gosto de números quebradinhos, vamos arredondar tudo um pouquinho para cima, até porque os 750 podem ser 800. Pronto.
Onze milhões de reais.
Este é o valor que o treinador do Sport Club Corinthians Paulista deseja ganhar em 2012 para continuar treinando a equipe principal do clube. Comenta-se que Tite quer esse salário para fazer parte da rica e pequena, mas crescente, confraria dos treinadores que recebem supersalários, hoje integrada por Scolari, Luxemburgo e Muricy. Comenta-se, também, que Abel e Dorival não andam nada distantes desse clubinho.
Voltemos aos números.
No ano de 2010 o Corinthians teve a maior receita entre os clubes brasileiros: 212,6 milhões de reais – leia maisaqui. Tomando como base a receita operacional do futebol, propriamente dita, esse valor cai para 173,6 milhões de reais. Esse valor pode chegar, e até passar um pouco, a 200 milhões de reais em 2012 (repetindo, para não deixar dúvidas: receitas operacionais propriamente ditas). Vamos tomá-lo como base e calcular o quanto representa o salário do treinador da equipe sobre ele: 5,5%.
Ah, é pouco, dirá o apressado leitor, inimigo das contas e continhas.
Sim, percentualmente é um número baixo, mas não se pode dizer, de forma alguma, que seja pouco, porque não é. É muito.
Mas o cara ganhou o Brasileiro, retrucará atento leitor de outro lado.
Bom, ganhar ele não ganhou, mas ele comandou a equipe que conquistou o título brasileiro, isso é verdadeiro.
Outro leitor, já um pouco irritado, grita lá do fundão (curioso, os bagunceiros e meio irritados ficam sempre no fundão, já repararam?): É, e comandou também a eliminação para o Tolima.
Pois é.
Não creio, apesar desse bate-boca acima, que se deva colocar na balança vitórias e derrotas, pois elas podem induzir a erros diversos, para um lado ou para outro. A questão, o ponto em foco, é o quanto deve representar, financeiramente, o peso do treinador no orçamento do clube.
É bem verdade que a receita operacional corintiana foi muito elevada em 2010, assim continuou em 2011 e continuará em 2012. Mas ela é um pouco exceção, pois, no mesmo ano, somente o São Paulo teve receita operacional na mesma escala – por sinal, com valor idêntico – e os demais clubes estiveram um bocado abaixo, exceção feita ao Internacional com 161,1 milhões. Os clubes dos outros treinadores citados, todos na mesma ordem de grandeza (e um dos treinadores tem um custo ainda maior, pois o clube arca com seu imposto de renda integralmente, o que leva seu custo a um mínimo de 12 milhões anuais), faturaram: 126,9 milhões o Palmeiras, 110,3 milhões o Flamengo e 96,1 o Santos.
Fecho o post com trecho da fala do presidente do Corinthians no programa Bem, Amigos de anteontem:
Não é sempre que concordo com Sanches, mas, dessa vez, tudo que posso fazer é assinar embaixo.

Em tempo: e a bem da verdade, o empresário de Tite, Gilmar Veloz, disse que o presidente do clube mentiu. Ok, ele não usou o verbo mentir, mas o significado é o mesmo:
Oficialmente, a voz do Sport Club Corinthians Paulista, oficialmente, é a de seu presidente, Andrés Sanches. Não dá para saber quem está mentindo ou distorcendo a verdade, mas as declarações estão aí, gravadas.
Que cada um julgue da maneira que achar melhor: salário alto ou ofensa ao país?

Nenhum comentário: