4 de abr. de 2011

Crise no Boca Juniors: A culpa seria do patrocinador?




Encontrar um único culpado desta atual fase do Boca Juniors é um tanto quanto difícil. A equipe já mudou diretores, treinadores e jogadores, mas não conseguiu mudar o panorama. A única coisa que não mudou desde que entrou nesta fase: foi o vermelho, cor do River Plate, do patrocinador.

Nos últimos anos, nenhuma mudança na tradicional camisa azul e ouro do Boca Juniors levou bons ventos para o bairro de La Boca. Sempre que a atual fornecedora de material esportivo tentou alguma mudança na camisa, as coisas não andaram bem. E desta vez não está sendo diferente

A equipe não dá sorte com camisas que tenham algo de diferente. A primeira vez que a Nike, empresa fornecedora de material esportivo, tentou fugir do azul e ouro foi em 1997. A camisa, que foi utilizada por Diego Maradona, ganhou listras brancas separando o azul do ouro. Resultado: uma das piores temporadas do clube.





No ano seguinte, a empresa norte-americana continuou em insistir na mudança no uniforme, e criou um todo listrado. Além do clube ter repetido a fraca campanha, a camisa ganhou o apelido de pijamão.

Em 2000 também ocorreu uma inovação, e desta vez foi ainda mais radical: a criação de uma camiseta cinza com uma faixa azul ao invés de amarelo, semelhante ao atual segundo uniforme. Como resultado, a equipe caiu nas quartas da Mercosul para o Atlético Mineiro, uma equipe considerada mais fraca que a xeneize.

Em agosto de 2009, quando a LG, atual patrocinadora, acertou com o Boca Juniors, um grupo de torcedores previu que o vermelho na camiseta não daria certo e de pronto pediu a adequação da cor ao uniforme.

“Não é pelo comércio que vamos vender nossas cores. Praticamente estão colocando as cores do inimigo em nosso peito. Como fanáticos e pelo amor que temos a azul e ouro, demonstramos nosso descontentamento com o novo patrocinador”, declara o grupo em sua página no Facebook.

E o temor dos torcedores se realizou, desde então o clube não conseguiu se ajustar em campo. A melhor colocação alcançada foi no Apertura de 2009, apenas um décimo-primeiro lugar, e na atual circunstância o clube caminha para brigar contra o rebaixamento na próxima temporada.

Agora, além de torcer para que o clube consiga resolver seus problemas internos, alguns torcedores também torcem para que o contrato do clube com o atual patrocinador termine logo.

Nenhum comentário: