26 de abr. de 2011

Real e Barça descartam favoritismo e esperam clássico muito equilibrado

A primeira reação dos jogadores do Barcelona após a derrota na final da Copa do Rei foi jogar para o Real Madrid o favoritismo na semifinal da Liga dos Campeões. Nesta terça-feira, véspera do duelo de ida no Santiago Bernabéu, os envolvidos na partida adotaram o discurso do equilíbrio quando a bola rolar às 15h45m (de Brasília) na quarta, com transmissão ao vivo da TV Globo e do GLOBOESPORTE.COM.

Os dois rivais se enfrentaram 211 vezes na história, com 86 vitórias do Real, 82 do Barça e 43 empates. No último confronto, quarta passada, o time de José Mourinho venceu por 1 a 0 na prorrogação e faturou o título da Copa do Rei. Quatro dias antes, as equipes ficaram no 1 a 1 pelo Campeonato Espanhol, liderado pelo clube catalão com oito pontos de vantagem sobre os merengues. No primeiro turno, os comandados por Pep Guardiola golearam o adversário por 5 a 0 no Camp Nou.

– Para mim não há favoritos agora. Semifinal da Liga dos Campeões, dois times que se conhecem bem, com tradição e jogadores que sabem jogar partidas importantes. A tendência natural das coisas, mas às vezes a tendência se rompe, é ter um resultado equilibrado no primeiro jogo para deixar tudo aberto no segundo. Esse seria um resultado normal. Mas podem acontecer coisas que não são normais e um time conseguir um resultado que poucos esperam – analisou Mourinho.
Guardiola, que foi provocado pelo português sobre reclamações contra a arbitragem e respondeu irritado, neste assunto concorda com o colega. O técnico do Barcelona lembrou que sua equipe entrará em campo desfalcada com vários problemas de lesões. Iniesta, Adriano e Maxwell, por exemplo, estão fora. Puyol e Milito são dúvidas.

– Uma eliminatória neste nível, semifinal, é muito difícil para todos. Competiremos com o melhor que temos. Tenho segurança e confiança nos que estão aqui. Estarei com quatro garotos do time B no banco e com eles iremos até o final. Já estive muitas vezes no Bernabéu. Se entrar aqui para defender, te pegam. Cristiano Ronaldo, Özil, Kaká, Benzema, Di Maria, Adebayor... São contra estes que temos que defender. Temos nossa maneira de jogar e jogaremos assim – disse Guardiola.

Os jogadores dos clubes repetem discursos parecidos com os dos treinadores. Para o argentino Javier Mascherano, não há como pensar em favoritismo e vaga na final antes do início do clássico de quarta:

– Temos que pensar na semifinal. Não posso pensar depois desse jogo. É uma partida muito importante para nosso time e para o deles. Depois veremos o q vai acontecer. Agora, o mais importante eh tentar passar esses dois jogos e ir a final em Wembley.

Nenhum comentário: