2 de jun. de 2011

Maradona, Figo e outros ex-craques inauguram estádio na Chechênia

Ex-craques do futebol, como o argentino Diego Maradona e o português Luis Figo, chegaram nesta quarta-feira a Grozny, na Chechênia, para disputar um amistoso contra uma seleção russa. Eles foram convidados para inaugurar um novo estádio de 30.000 lugares em Grozny, a capital da Chechênia, reconstruída após duas guerras entre separatistas e o Exército russo.

Além de Maradona e Figo, os franceses Papin e Barthez e o italiano Baresi enfrentarão na noite desta quarta-feira uma seleção local de autoridades políticas, entre eles, Ramzam Kadyrov, o controverso presidente checheno de 34 anos, criticado por defensores Direitos Humanos por ter sido acusado de ser responsável assassinatos e sequestros de membros da oposição.
O time da cidade, o Terek Grozny, é comandadou por outro ex-craque, o holandês Ruud Gullit, e tem dois brasileiros o volante Maurício e o atacante Rodrigo Tiuí, ambos ex-Fluminense.
Amistoso semelhante reuniu brasileiros

No mês de março, Kadyrov, grande fã de futebol, organizou outro amistoso com a presença de ex-jogadores da Seleção Brasileira que participaram das campanhas do penta e do tetra em 1994 e 2002. Na época, o presidente afirmou que os brasileiros tinham aceito o convite de jogar "gratuitamente".

O ex-São Paulino Raí, tetracampeão em 1994, lamentou de ter participado daquele jogo e disse em seu blog que se sentiu "envergonhado" por ajudar a promover um evento "escancaradamente político e populista".

Ele também admitiu ter recebido dinheiro para jogar, apesar do valor não ter sido, segundo ele, nada astronômico.

– O que recebi não muda em nada a minha situação econômica. É o equivalente a pouco mais do que cobro para ministrar uma palestra de duas horas na cidade de São Paulo – disse na ocasião.

Nenhum comentário: