Jogar bem, fazer gols, distribuir autógrafos (um depois do outro, quase em produção industrial), tirar fotos, bater um papo com Tinga: são horas de resgate do passado para Ronaldinho Gaúcho. Um dia depois de assumir a artilharia do Campeonato Brasileiro, o camisa 10 do Flamengo se despediu de Minas Gerais entre abraços com um parceiro de longa data. Ele e o atleta colorado foram formados praticamente juntos no Grêmio, no final dos anos 90. São amigos até hoje.
O reencontro, na manhã desta quinta-feira, aconteceu no hotel que Flamengo e Inter dividiram em Belo Horizonte – os gaúchos, às 21h, enfrentam o Atlético-MG em Sete Lagoas, onde os cariocas bateram o América-MG por 3 a 2 na noite de quarta. Os jogadores ficaram cerca de 15 minutos conversando por ali, enquanto a delegação rubro-negra se preparava para rumar ao aeroporto. Ronaldinho e Tinga colocaram o papo em dia - interrompidos a cada instante por torcedores em busca de fotos e autógrafos.
Eles jogaram juntos no Grêmio entre 1998 e 1999. Tinga, quase como atacante, jogador franzino e rápido, virou titular primeiro. Ronaldinho teve que esperar mais até entortar Dunga e virar jogador inclusive de Seleção Brasileira. Eles não chegaram a ser titulares absolutos juntos no Tricolor, mas frequentaram o mesmo elenco.
Tinga acabou emprestado ao Kawasaki Frontale, do Japão, ainda em 1999, e depois ao Botafogo. Ronaldinho rumou para o Paris Saint-Germain e não participou das conquistas do amigo, no retorno ao Grêmio, no início dos anos 2000, com o time montado por Tite. Mais de dez anos depois, eles estiveram em vias de voltar a morar na mesma cidade, mas o pentacampeão preferiu defender o Flamengo do que retornar para a antiga cidade dele, onde Tinga é titular do Inter.
A manhã foi de reencontro para outros jogadores de Flamengo e Inter em Belo Horizonte – caso do lateral-esquerdo colorado Kleber e do atacante flamenguista Deivid. Paulo Roberto Falcão e Vanderlei Luxemburgo também circularam por ali e interagiram com os atletas. Eles já haviam se encontrado na noite anterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário