Das mãos do técnico Mano Menezes, Lúcio recebeu uma camisa da Seleção Brasileira. O número nas costas, em vez do 3 usual, era o 100, em alusão ao centésimo jogo do capitão com a amarelinha, a ser completado neste sábado, no amistoso contra a Holanda, no estádio Serra Dourada, em Goiânia.
Com a mesma fala mansa de sempre e o semblante sério, de marcador implacável, o pentacampeão do mundo lembrou emocionado dos jogos mais importantes que fez nesse período. E o principal deles, como já era de se esperar, foi a vitória por 2 a 0 sobre a Alemanha, na final da Copa do Mundo de 2002, no Japão.
- É o jogo mais importante para mim. Não só pela minha participação, mas pela força que aquele grupo tinha. Foi o mais especial de todos. Mas também tem as finais das Copas das Confederações de 2005 (vitória sobre a Argentina) e 2009 (triunfo contra os Estados Unidos) – declarou o capitão.
(A final da Copa de 2002) é o jogo mais importante para mim. Não só pela minha participação, mas pela força que aquele grupo tinha. Foi o mais especial de todos"
Lúcio
Esse último citado pelo zagueiro foi decidido com um gol dele de cabeça nos minutos finais, após cobrança de escanteio pela direita. Um gol salvador.
A volta de Lúcio à Seleção Brasileira depois do fracasso no Mundial da África do Sul foi em março, no amistoso contra a Escócia. Titular absoluto ao lado de Thiago Silva, o zagueiro, de 33 anos, esperar disputar mais uma Copa do Mundo. Ele já esteve nas últimas três e foi campeão em 2002.
- Depois de um título como o de 2002, a confiança aumenta e você consegue jogar seu melhor futebol. Vou completar 100 jogos agora, mas tenho de procurar viver um dia de cada vez. Vou trabalhar no presente e buscar o meu melhor a cada dia. Permanecer vai depender de mim e do tempo – completou Lúcio.
A estreia de Lúcio pela Seleção Brasileira foi no dia 15 de novembro de 2000, em uma partida com a Colômbia, no estádio do Morumbi, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2002. Na ocasião, o Brasil venceu por 1 a 0, gol de Roque Júnior. De lá para cá, o zagueiro foi pentacampeão e bicampeão da Copa das Confederações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário