Bola de Ouro já existia em 1958, quando Pelé ganhou primeira Copa, mas era dada apenas a jogadores que atuavam na Europa (Foto: AP )
Considerado o melhor jogador de todos os tempos,Pelé nunca ganhou uma Bola de Ouro. Até este domingo. Em Zurique para participar da Festa de Gala da Fifa na segunda-feira, o Rei revelou que ganhará uma Bola de Ouro especial da entidade durante a cerimônia no Teatro Kongresshaus.
- Ganhei três Copas. Mas na época não existia a Bola de Ouro. Por isso agora a Fifa decidiu que me dará esse prêmio - disse Pelé ao jornal "Estado de S. Paulo".
A Bola de Ouro foi criada pela revista francesa "France Football" em 1956, antes de Pelé vencer a sua primeira Copa do Mundo (1958). Mas o prêmio era destinado apenas a jogadores que atuavam na Europa.
Em 1991, a Fifa criou o troféu de melhor jogador do mundo no ano. Até 2009, as duas premiações eram separadas, mas a entidade e a publicação se uniram em 2010 e criaram a "Bola de Ouro da Fifa".
Além de Pelé, a entidade vai homenagear o português Eusébio, que morreu no último domingo aos 71 anos. O Pantera Negra, que venceu a Bola de Ouro em 1965, ganhará um tributo em vídeo durante a cerimônia
Nenhum comentário:
Postar um comentário