31 de jan. de 2014

Lais Souza receberá marcapasso para auxiliar na respiração: 'Fase crítica'

Ginástica Laís Souza (Foto: Cahê Mota )Lais irá receber um marcapasso (Foto: Cahê Mota )
Respirando por aparelhos, a esquiadora brasileira Lais Souza receberá um marcapasso no diafragma para ajudar na respiração. Internada desde a última segunda-feira, após sofrer um acidente enquanto esquiava em Salt Lake City, Utah, nos Estados Unidos, a atleta teve um completo deslocamento da terceira vértebra, justamente a responsável pela respiração, e no momento não consegue desempenhar a função sozinha. Segundo os médicos, Lais ainda luta pela própria vida e em alguns casos pacientes necessitam da ajuda de aparelhos para respirar enquanto viverem. O marcapasso será colocado entre o peito e o abdômen de Lais para facilitar o ato. Os fios instalados provocaram pequenos choques que vão estimular a região, ajudando a contrair os músculos. A brasileira tinha a vaga para as Olimpíadas de Inverno de Sochi, na Rússia, garantida na modalidade do Esqui Aéreo.
- É uma fase crítica de manter a vida da Laís, se acontecer de ela ficar sem movimento. Toda pessoa que tem lesão grave pode ter riscos - frisou o médico Antônio Marttos, do COB, ao Jornal Nacional. 
A brasileira ainda está em choque medular e não é possível ter uma exata noção de possíveis sequelas do acidente. No momento, ela não mexe pés e mãos. Durante o dia, a esquiadora recebeu a visita da mãe, foi colocada sentada pelos médicos e animou Dona Odete Souza, que confiante, disse que a filha lhe pediu um beijo. Ainda não há previsão de quando o marcapasso será instalado.
Andrew Dailey médico coletiva estado Lais Souza (Foto: AP)Médicos deram coletiva na quinta-feira explicando a situação da brasileira (Foto: AP)

A partir desta sexta-feira, o hospital em Utah não dará mais um boletim diário da saúde de Lais. Uma nova coletiva de imprensa ou a divulgação de informações só acontecerá em caso de novidades em seu quadro, com uma melhora ou piora do estado de saúde. Na atual fase da atleta, os médicos explicaram que a evolução dia a dia é pequena e não é possível notar grandes novidades em um curto período.
Desde segunda-feira, Lais passou por três cirurgias. Na primeira, sua vértebra foi realinhada e pinos foram colocados para darem sustentação ao corpo. Nas duas seguintes, já na quinta-feira, Lais passou por uma traqueostomia, para facilitar a respiração, e também por uma gastrostomia, que consiste na colocação de uma sonda alimentar.

Nenhum comentário: