12 de jan. de 2014

Com ano individual fantástico, português Cristiano Ronaldo é o favorito para faturar a Bola de Ouro da Fifa

Cristiano Ronaldo é o favorito para conquistar a Bola de Ouro
Cristiano Ronaldo é o favorito para conquistar a Bola de Ouro Foto: LLUIS GENE / AFP
Extra
Tamanho do texto A A A
Em um esporte coletivo, os títulos deveriam pesar na eleição de um prêmio que é individual. Porém, o ano fantástico que teve em 2013 faz com que Cristiano Ronaldo contrarie qualquer teoria. O astro português é o favorito para ganhar a Bola de Ouro nesta segunda, às 15h30m de Brasília, no Zurich Kongresshaus.
O craque do Real Madrid, que ontem passou em branco na vitória por 1 a 0 sobre o Espanyol, concorre com Lionel Messi, vencedor das últimas quatro edições, e Frank Ribéry, que ganhou todos os seis títulos que disputou com o Bayern de Munique na temporada. Um fator que pesou na hora em que o ídolo rubro-negro Zico e o craque vascaíno Juninho apontaram quem, para eles, foi o melhor no ano.
— Ribéry foi o melhor na mais importante competição de clubes — analisou Zico.
— Cristiano Ronaldo e Messi são os melhores jogadores do mundo. Mas, na última temporada, o Ribéry foi o mais decisivo, regular e vencedor — disse Juninho.
O francês, de 30 anos, tenta conquistou o prêmio pela primeira vez. Em 2013, ele disputou 45 partidas, fez 18 gols e deu passe para outros 20 marcados pela sua equipe.
Os técnicos Oswaldo de Oliveira e Paulo Autuori indicaram Cristiano Ronaldo como favorito. O craque português, de 28 anos, não conquistou títulos, mas fez 69 gols nas 59 partidas que disputou em 2013. Ele ainda deu 17 passes para gols do Real Madrid e briga pela segunda Bola de Ouro (foi o vencedor em 2008). Os técnicos brasileiro, porém, fizeram ressalvas.
— O Messi, para mim, sempre será o melhor. Mas, como o prêmio é pelo ano, o Cristiano merece pelo que fez no Real e na seleção portuguesa — destacou Autuori.
— Messi é um gênio, mas o Cristiano Ronaldo teve uma temporada mais regular — ressaltou Oswaldo.
O atacante Fred e o goleiro Felipe também apostaram no português. E tiveram uma opinião em comum.
— Ele jogou mais e fez muitos gols — afirmou Fred.
— O Cristiano faz gols de tudo quanto é jeito. Ainda bem que eu não levo gol dele — brincou Felipe.
Ao contrário dos últimos quatro anos, quando conquistou o troféu, o argentino Lionel Messi teve uma ano irregular. Aos 26 anos, sofreu algumas lesões, mas, ainda assim, marcou 45 gols nas 47 partidas que disputou. Ele deu 16 passes para gols e faturou dois títulos


Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/com-ano-individual-fantastico-portugues-cristiano-ronaldo-o-favorito-para-faturar-bola-de-ouro-da-fifa-11281499.html#ixzz2qFQoXn9W

Nenhum comentário: