27 de mai. de 2014

Seleção vai ter "garrafa inteligente" para cuidar da hidratação na Copa

evento gatorade (Foto: Cassio Barco)evento gatorade (Foto: Cassio Barco)
A seleção brasileira vai ter o reforço da tecnologia durante a Copa do Mundo. Uma das empresas parceiras da CBF desenvolveu isotônicos personalizados para cada atleta e uma garrafa high-tech que vai informar em tempo real a condição de hidratação de cada um dos jogadores de Felipão durante o torneio. 
As "garrafa inteligentes" são pessoais e armazenam compostos customizados para as necessidades específicas do organismo de cada atleta. Chips medem a hidratação, carboidratos e eletrólitos ingeridos durante os jogos e enviam as informações em tempo real para um tablet usado pela comissão técnica, na beira do gramado. Os dados recebidos são cruzados com resultados de testes de urina, sangue e suor feitos antes e depois de treinos e jogos e, com base na análise, a comissão técnica pode acompanhar e cuidar da hidratação dos atletas de maneira mais precisa.

- Esta garrafa partiu de uma demanda da seleção brasileira. Cada jogador tem uma necessidade diferente, composição corporal, reação ao esquema de jogo e ao tipo de jogo de cada um. Isso nos levou a desenvolver uma forma específica da bebida para cada jogador, para que ele pudesse tanto na composição do suor, quanto na quantidade de suor perdido, ter seu reabastecimento otimizado - disse Tiago Pinto, diretor de Marketing da Gatorade Brasil.
Para chegar ao resultado final foi necessário ir além dos compromissos com a Seleção. Cada um dos jogadores teve acompanhamento desde 2012 e receberam fórmulas exclusivas para manter a hidratação no período no qual serviam seus clubes. Na prática, os atletas têm a medida de seus pesos adicionada ao sistema, que pode ser acessado pela comissão técnica via tablet. Durante o jogo, os atletas consomem suas fórmulas personalizadas através da garrafa inteligente e assim a comissão técnica pode ajustar o nível de hidratação com base nos perfis.

- Esse trabalho nunca foi feito antes na história mundial do esporte. A Seleção Brasileira é a primeira equipe a fazê-lo. É o começo de uma jornada que maximizará o desempenho de muitos atletas. Hoje podemos dizer que o desafio que nos propusemos foi cumprido e que novos estudos e inovação estão à frente - concluiu Tiago Pinto.

Nenhum comentário: