19 de mar. de 2014

Atrás da arrancada na Libertadores, Flamengo faz jogo decisivo em cidade que traz más e curiosas recordações

Hernane atende a fãs em Santa Cruz de La Sierra no último treino do Flamengo antes do jogo com o Bolívar
Hernane atende a fãs em Santa Cruz de La Sierra no último treino do Flamengo antes do jogo com o Bolívar Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem / Divulgação
Extra
Tamanho do texto A A A
Se quanto mais alto se chega maior é a queda, para o Flamengo um tropeço na altitude de 3,6 mil metros de La Paz, nesta quarta, às 22h, pode causar estragos difíceis de se reparar. Com apenas quatro pontos somados no primeiro turno, o Rubro-negro pode retornar ao Rio líder ou lanterna do Grupo 7.
O Flamengo é o segundo colocado de sua chave, separado por dois pontos tanto do líder Emelec quanto do lanterna Bolívar. No mesmo horário que o time da Gávea estiver em ação, os equatorianos enfrentarão o León, no México. Um empate não representaria um desastre, mas pode custar o segundo lugar do grupo, tirando a equipe da zona de classificação para as oitavas de final.
— Fazer ponto é importante. Então, um ou três pontos vão nos ajudar já — afirmou o lateral-direito Leo Moura, que irá voltar ao time após ser desfalque no duelo contra os bolivianos na semana passada, no Maracanã.
Trazer ponto de La Paz, no entanto, é algo ainda inédito para o clube. O Flamengo só jogou uma vez no local, contra o mesmo Bolívar, em 1983. E não trouxe boas recordações do confronto.
Na época, o time viajou à Bolívia para dois jogos pela Libertadores. No primeiro, em Santa Cruz de La Sierra, um empate sem gols com o Blooming. Depois, uma derrota por 3 a 1 para o Bolívar na capital que acabou com as chances de classificação naquele ano.
O lateral-direito Leo Moura também foi festejado pelos torcedores na Bolívia
O lateral-direito Leo Moura também foi festejado pelos torcedores na Bolívia Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem / Divulgação
O fracasso provocou a substituição da comissão técnica, incluindo o treinador Carlinhos, então interino. Além disso, rendeu episódios curiosos, como a abordagem de um traficante ao goleiro Raul em pleno saguão do hotel, onde a delegação estava concentrada.
— Parece incrível, mas a gente passa o dia inteiro fechado num hotel e ainda acontece uma coisa dessas, não é? — disse o jogador, na época.
Mas o passado também serve de inspiração. Em cinco das dez participações no torneio, o time conquistou mais pontos no segundo turno do que no primeiro da fase de grupos (em duas ocasiões a pontuação foi a mesma nos dois turnos), justamente o que precisa agora para avançar às oitavas de final. Desde que a vitória passou a valer três pontos, o Flamengo garantiu sua vaga sempre que conseguiu ao menos dez.
— O Flamengo sabe das dificuldades de jogar aqui, mas está bem focado. Sabemos da importância desse jogo e pretendemos fazer um bom trabalho — declarou o atacante Hernane, que será o único atacante do time a começar jogando


Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/flamengo/atras-da-arrancada-na-libertadores-flamengo-faz-jogo-decisivo-em-cidade-que-traz-mas-curiosas-recordacoes-11918389.html#ixzz2wSHefx59

Nenhum comentário: