19 de ago. de 2012

Messi faz dois, Villa também marca em retorno, e Barça de Tito atropela


Qual time do planeta tem o privilégio de começar um jogo com Iniesta, Alexis Sánchez, David Villa e Piqué no banco de reservas e ainda assim sair para o intervalo já com uma goleada? Ao menos no primeiro compromisso oficial, o Barcelona de Tito Vilanova não foi lá muito diferente do que acostumou o público com shows e Josep Guardiola no comando. Fora o padrão habitual, a principal semelhança entre ambos segue sendo o argentino Lionel Messi. Com dois gols do craque, o Barça atropelou o Real Sociedad, por 5 a 1, neste domingo, no Camp Nou, pela primeira rodada do Campeonato Espanhol 2012/2013.
Lionel Messi barcelona gol real sociedad (Foto: Agência Reuters)Lionel Messi comemora um de seus dois gols na estreia com o Barcelona (Foto: Agência Reuters)
Sob olhares de Pau Gasol, ex-jogador de basquete do clube entre 1998 e 2001, o placar foi praticamente todo construído nos primeiros 45 minutos. Para os catalães, na verdade, bastou um terço para encaminhar o primeiro triunfo da temporada. Puyol, Chori Castro, e Messi (duas vezes) marcaram logo no começo. Pedro ampliou ainda na etapa inicial, e David Villa, que atuava pela primeira vez em jogo oficial desde a sua fratura na tíbia, em dezembro, selou.
Pode parecer estranho, mas o Barcelona voltará a campo já nesta segunda-feira. Será pelo Troféu Joan Gamper, um amistoso que comemorará os 20 anos do título europeu conquistado em 1992, em Wembley. De quebra, o clube apresentará o volante camaronês Alex Song, ex-Arsenal, anunciado no último sábado por € 19 milhões (cerca de R$ 47 milhões).
Também pode parecer estranho, mas o Barcelona começou a sua goleada com a bola aérea. Logo aos três, Xavi cobrou escanteio na cabeça de Puyol, que não perdoou. Os visitantes responderam e chegaram à igualdade aos nove, em um contra-ataque que terminou com Chori Castro finalizando por cima de Victor Valdés.
carles puyol barcelona gol real sociedad (Foto: Agência EFE)Puyol abriu o placar de cabeça (Foto: Agência EFE)
Foi aí que Lionel Messi entrou em ação. Aos 12, o argentino recebeu de Pedro na grande área e fuzilou a meta de Bravo. Ele mesmo se encarregou de fazer o terceiro, aos 15, aproveitando passe de Tello e vacilo da defesa do Real Sociedad. Pedro, aos 41, completou bonita jogada coletiva de Fàbregas e Tello.
Com a vitória já confirmada, o Barcelona tratou de fazer o tempo correr na etapa final. Mas David Villa entrou com sede de gol. Em seu primeiro jogo oficial desde que fraturou a tíbia durante o Mundial de Clubes, em dezembro, o atacante foi à forra. Aos 39, o substituto de Pedro escorou cruzamento de Iniesta e comemorou com uma camisa que levava a mensagem "impossível sem vocês" e uma foto da família. Era o que faltava para completar a festa.
David villa barcelona gol real sociedad (Foto: Agência Reuters)David Villa com a camisa após marcar em seu primeiro jogo oficial desde dezembro (Foto: Agência Reuters)
Philippe Montanie real sociedad tito vilanova barcelona (Foto: Agência EFE)Philippe Montanie, técnico do Real Sociedad, cumprimenta o estreante Tito Vilanova, do Barcelona (Foto: EFE)

Nenhum comentário: