A estreia no Campeonato Espanhol aconteceu no domingo, o Superclássico contra o Real Madrid pela Supercopa será na quinta, mas o Barcelona tratou de movimentar o seu torcedor neste pequeno intervalo. Em um dia de homenagens aos 20 anos da conquista europeia de 1992 - a primeira das quatro do clube -, os catalães perderam nesta segunda-feira, por 1 a 0, justamente para o Sampdoria, adversário da ocasião no lendário Wembley. Dessa vez o troféu em jogo era o Joan Gamper, tradicional de início de temporada. E o time que pisou no Camp Nou era formado basicamente por reservas, o que deixou o resultado final em segundo plano.
Na verdade, os titulares também entraram uniformizados no gramado. O Barcelona aproveitou a ocasião para também apresentar o seu elenco principal para a temporada. Lionel Messi, é claro, estava lá, assim como o francês Eric Abidal e o espanhol Marc Muniesa - este último de muletas, já que se recupera de uma cirurgia.
O volante Alex Song, ex-Arsenal e apresentado nesta segunda, também marcou presença ao lado do antigo e atual companheiro Cesc Fàbregas. Depois, somente Afellay e David Villa seguiram para a partida recheada de jovens pelo lado blaugrana. Na equipe italiana, o argentino Maxi López, ex-Grêmio, foi titular. O italiano Roberto Soriano marcou o único gol da partida.
Volta ao passado
Antes de a bola rolar, os campeões em 1992 receberam saudações da torcida e da equipe principal no gramado. Não estiveram presentes dois nomes importantes daquela equipe: o ex-técnico Johan Cruyff e o ex-meia Josep Guardiola, treinador do clube entre 2008 e 2012 e agora substituído por Tito Vilanova. O placar do estádio mostrou imagens com os melhores lances da final da Copa dos Campeões da Europa (antigo nome da Liga dos Campeões), inclusive o gol do zagueiro holandês Ronald Koeman, na prorrogação.
Além do autor do gol do título, estiveram na festa o búlgaro Hristo Stoichkov, Albert Ferrer, José Mari Bakero, Miquel Àngel Nadal, Andoni Zubizarreta, Eusebio Sacristán, Guillermo Amor, Andoni Goikoetxea, Juan Carlos, Carlos Busquets, entre outros, além de membros da equipe técnica como Carlos Rexach.
O Barcelona conquistou o primeiro título europeu em 20 de maio de 1992, contra a Sampdoria que tinha em seu elenco o brasileiro Toninho Cerezo. Agora, 20 anos depois da conquista, o clube convidou o rival para celebrar o aniversário da conquista na 47ª edição do Troféu Joan Gamper.
Nenhum comentário:
Postar um comentário