26 de abr. de 2014

Na estreia de Giggs, United goleia Norwich com gols de Rooney e Mata

Em sua primeira partida no comando doManchester United, Ryan Giggs começou bem. O técnico interino, que substituiu o demitido David Moyes, viu sua equipe golear o Norwich por 4 a 0, em casa, com dois gols da estrela-mor do elenco, Wayne Rooney, e outros dois de Juan Mata, principal contratação da temporada, que começou o jogo no banco. A promessa de devolver o sorriso aos torcedores dos Diabos Vermelhos foi cumprida pelo veterano galês. 
Apesar do aumento nos índices anímicos de elenco e torcida, a vitória não muda a vida do United na tabela do Campeonato Inglês. Os Diabos Vermelhos foram a 60 pontos e se mantêm na sétima posição.A esperança é uma classificação para a Liga Europa, já que a distância para o sexto colocado, Tottenham, é de seis pontos, e o time de Giggs tem um jogo a menos. 
O Norwich, por sua vez, vive situação tensa: está na 17ª posição, a última antes da zona de rebaixamento, com 32 pontos, e pode ser ultrapassado por Cardiff e Sunderland. 
ryan Giggs manchester united e Norwich (Foto: Agência Reuters)Giggs orienta os jogadores na linha lateral: galês estreou como técnico do United (Foto: Agência Reuters)


MUDANÇAS NA EQUIPE

Assim que Giggs pisou no gramado e se dirigiu ao banco de reservas, o ambiente no Old Trafford mudou. Não parecia que a temporada do United é tão decepcionante. A impressão era de que estava de volta a equipe forte e confiante dos tempos de Alex Ferguson. E foi justamente esta a grande diferença do time contra o Norwich: autoestima. 
Curiosamente, Giggs tirou do time titular as duas principais contratações do United na temporada. Fellaini, homem de confiança de David Moyes, sequer foi relacionado. Juan Mata, jogador mais caro da história do clube, ficou no banco de reservas. No ataque, Welbeck retornou e fez dupla com Rooney, enquanto Kagawa foi deslocado para a meia esquerda. 
Contra um adversário que luta desesperadamente contra o rebaixamento e vinha de quatro derrotas seguidas, o United logo assumiu o domínio da partida. O Norwich se defendia como podia, e se beneficiava da falta de criatividade dos anfitriões, até que um erro da defesa pôs tudo a perder: aos 39 minutos, Jones cruzou da direita para Welbeck, que acabou derrubado de forma infantil por Whittaker na área. Pênalti. Na cobrança, Rooney bateu com categoria para abrir o placar. 
Rooney manchester united gol Norwich (Foto: Agência Reuters)Rooney comemora seu gol de pênalti (Foto: Agência Reuters)

MATA TRANSFORMA VITÓRIA EM GOLEADA

Com a vantagem, o clima ficou ainda mais leve em Old Trafford. Sem muitos recursos, o Norwich não teve forças para reagir e pouco ameaçou o United, que seguia com mais posse de bola, rondando a área adversária. Mesmo sem muita intensidade, a pressão deu certo: logo aos três minutos do segundo tempo, Rooney acertou um chute de fora da área e ampliou o marcador. 
Mais tranquilo, o United passou a administrar o resultado. E, então, Giggs resolveu dar uma chance a Mata, que não desperdiçou. O espanhol entrou aos 15 minutos do segundo tempo e logo depois, aos 19, fez o terceiro dos Diabos Vermelhos, aproveitando cruzamento de Jones pela direita. 
Entregue, o Norwich não ofereceu mais resistência. Giggs voltou a mexer: tirou Cleverley, pôs Hernández, recuou Rooney para o meio de campo e tornou a equipe ainda mais ofensiva. Foi recompensado com outro gol de Mata, que escorou de cabeça um chute de Valencia aos 28 minutos, selando a goleada dos Diabos Vermelhos e proporcionando um suspiro de alívio para a torcida: em uma das raras vezes na temporada, o United lembrou o time comandado por Alex Ferguson. 
juan mata manchester united gol Norwich (Foto: Agência AFP)Mata é abraçado por Valencia: espanhol entrou no segundo tempo e fez dois gols (Foto: Agência AFP

Nenhum comentário: