16 de fev. de 2011

Arsenal x Barça: filosofias similares, mas conquistas somente de um lado

De um lado uma equipe vencedora, cheia de jogadores formados nas próprias categorias de base, uma super estrela estrangeira, com futebol veloz, técnico e de muito toque de bola. Do outro, um time bastante parecido, com a mesma filosofia de jogo e formação de valores, com um craque “gringo” inclusive, mas sem um título sequer nos últimos cinco anos. Esses são, respectivamente, Barcelona e Arsenal que, nesta quarta-feira, se enfrentam no Emirates Stadium, em Londres, no jogo de ida entre os dois pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. O duelo do “parece, mas não é” será transmitido ao vivo pelo GLOBOESPORTE.COM a partir das 17h20m (de Brasília).

- Creio que o Arsenal seja a equipe que mais se parece com o Barça na elite europeia. Os dois jogam com o mesmo estilo, mas o Barcelona consegue fazer um acompanhamento melhor dos seus jovens tanto dentro como fora de campo. Eles chegam na equipe principal e já sabem como jogar. No Arsenal, tudo é mais incerto - explicou Pablo San Román, jornalista espanhol da “AFP”.

- São os dois times mais divertem na Europa. Ambos passam muito bem a bola e sempre jogam na direção do gol. O problema é que os Gunners não gastam tanto dinheiro quanto o Barcelona e ficam sem jogadores mais experientes e de alto nível - opinou Paulo Newman, jornalista inglês do jornal “The Independent”.

Décio Lopes, apresentador do programa “Expresso da Bola” do SporTV, segue o mesmo pensamento, porém, ressalta um dos motivos para essa falta de investimento do time do técnico Arséne Wenger cujo último caneco foi o da Copa da Inglaterra na temporada 2004/2005. O Barça, por sua vez, conquistou 13 títulos desde então.




- O Arsenal teve uma grande (e aparente) desvantagem nos últimos anos. Ele construiu seu estádio. Isso tem um custo muitíssimo alto e o reflexo esteve e ainda está em campo.

Depois do título invicto e inédito da geração francesa (com Gilberto Silva também de titular) a verdade é que o elenco vem se enfraquecendo. As compras não são à altura da concorrência - observou.

Já Ashley Gray, do diário britânico “Daily Mail”, observa que outro motivo para o Arsenal não conseguir repetir os feitos do Barcelona, apesar da similaridade do estilo de jogo, é a dificuldade do Campeonato Inglês em relação ao Espanhol

- Wenger trouxe jogadores jovens talentosos, mas muito deles não conseguiram se firmar porque penso ser difícil conseguir isso na Premier League, um campeonato veloz e de muita força física. Jogadores com potencial como Fran Merida, Lassana Diarra, David Bentley, Sebastian Larsson e Fabrice Muamba tiveram que deixar o clube nos últimos anos por conta disso. É um alívio que Wilshere e Walcott estejam indo bem nessa temporada - salientou Gray.

Barcelona invicto

‘Case’ de sucesso, o Barcelona chega praticamente com sua força máxima para o jogo desta quarta-feira. O único desfalque de peso é o zagueiro e capitão Carles Puyol. As estrelas Messi, Iniesta, Xavi e Villa estão confirmadas e tentam manter a escrita do clube catalão de nunca perder para os Gunners na competição. Nos cinco encontros anteriores, foram dois empates e três vitórias, uma delas histórica: 2 a 1, em Paris, na final da edição 2005/2006 com um gol de Belletti aos 36 minutos do segundo tempo





Pelo lado do Arsenal, o técnico Arséne Wenger, para surpresa da imprensa inglesa, relacionou o meia francês Samir Nasri que se recuperou mais rápido do que se esperava de uma lesão muscular na coxa sofrida mês passado. Quem também está disponível é o meia tcheco Rosicky. Os desfalques mais significativos são Diaby, machucado, e Sagna, suspenso.

Arsenal x Barcelona: esquemas parecidos


Segundo o analista André Rocha, colunista do GLOBOESPORTE.COM, no esperado confronto entre as equipes mais ofensivas e envolventes da Europa, o encaixe do 4-2-3-1 dos Gunners com o tradicional 4-3-3 catalão torna a disputa pelos espaços mais equilibrada. Com isso, o time que dominar a posse de bola e souber o momento de apressar e desacelerar o jogo tende a levar vantagem no Emirates Stadium.

Messi pode desequilibrar mais uma vez circulando às costas de Song e Wilshere, que terão de dar conta de Xavi e Iniesta e ainda proteger a hesitante retaguarda londrina. Wenger conta com a velocidade de Walcott para cima do fragilizado lado esquerdo da equipe blaugrana, que não contará com seu capitão Puyol. O Barça é o favorito natural, mas o Arsenal parece mais ajustdo e maduro para o duelo.

ARSENAL X BARCELONA Szczesny; Eboué, Djourou, Koscielny, Clichy, Song, Wilshere, Fàbregas, Walcott, Arshavin (Nasri) e Van Persie Valdés; Daniel Alves, Piqué, Abidal, Maxwell (Gabriel Milito), Sergio Busquets, Xavi, Iniesta, Pedro, Villa E Messi.
Técnico: Arséne Wenger Técnico: Pep Guardiola
Estádio: Emirates Stadium (Londres, Inglaterra). Data: 16/02/2011. Árbitro: Nicola Rizzoli (Italia)
Transmissão: o GLOBOESPORTE.COM transmite ao vivo e acompanha em Tempo Real a partir das 17h20 (de Brasília)

Nenhum comentário: