Camisas de Neymar e Messi expostas lado a lado (Foto: Cíntia Barlem)
Messi ou Neymar? É necessário escolher um deles para ser a grande estrela do time? Johan Cruyff deu o pontapé inicial para a discussão. Para ele, o brasileiro é um problema para o Barcelona. De acordo com o ex-jogador e ídolo do time catalão, não se pode ter em um elenco um jovem de 21 anos que ganhe mais que outros atletas que já venceram diversas competições pelo clube.
Mas não é o que as ruas da cidade catalã falam ou até mesmo os torcedores no estádio. Nas bancas, nas Ramblas, quiosques e também na megastore do clube no Camp Nou, os dois craques dividem pacificamente os pontos de destaque nas vendas. Até mesmo na escalação de camisas que decora a loja oficial da equipe catalã, a dupla aparece lado a lado. Os dois são as figuras mais frequentes em fotos, pôsteres e anúncios nos locais oficiais do Barça.
Entre os torcedores, claro, Leo Messi leva vantagem por estar há mais tempo e também ter dado grandes conquistas ao time. Quando ele toca na bola há sempre um burburinho à espera de um grande jogada. O acerto no lance é o gatilho para que a torcida comece a cantar a música criada em sua homenagem.
Messi em destaque na entrada do Camp Nou (Foto: Cíntia Barlem)
- Oooh Leo Messi, dios del futbol (deus do futebol) - entoou a torcida atrás do gol logo depois de um drible do atacante argentino diante do Celta de Vigo no último dia 26 de março na vitória por 3 a 0 pelo Espanhol.
Já Neymar, chamado carinhosamente pelos torcedores de "Ney", carrega o peso de última grande contratação do clube espanhol. E por isso, dele sempre se espera o algo mais. Durante o jogo diante do Celta de Vigo, o atacante fazia uma bela jogada pela ponta esquerda. Acabou entrando em impedimento. Mas as vozes da arquibancada não foram de crítica. Um torcedor ainda deu seu apoio tentando adaptar-se a uma expressão comum entre os brasileiros: - Boa, Neymar Júnior - disse.
Espaço de Neymar na loja do Barcelona (Foto: Cíntia Barlem)
Os dois também dividem responsabilidades em campo, buscam afinar a sintonia. Antes estranhos, agora um procura o outro, tentando o melhor para a equipe, o gol. A preferência, no entanto, é para o mais experiente: o atacante argentino. Mas será que há como dividir igualmente a idolatria? Amir Somoggi, consultor de marketing e gestão esportiva, diz que atualmente Messi ainda ocupa a primeira posição, mas é vital para o clube que Neymar também tenha sucesso, já que tem como patrocinador o mesmo fornecedor de material esportivo do Barcelona. O objetivo? Aumentar o apelo pela marca e as vendas.
Messi e Neymar em treino do Barça (Foto: Getty Images)
- No caso do Barça atual é indiscutível que o Messi é o preferido da torcida da imprensa e tem muito mais regalias, especialmente dentro de campo já que é muito mais decisivo. Sobre o Neymar vale destacar que é um jogador Nike e o Messi, Adidas. Assim para o clube será muito importante que o brasileiro evolua em campo para aumentar seu apelo junto à torcida - afirma Somoggi.
Essa aposta é tão grande em relação ao 'casamento com o patrocinador' que Neymar tem um espaço próprio na loja localizada no Camp Nou. Nela, há venda do seu uniforme na seleção brasileira e fotos espalhadas pelo local. A exposição gera resultados. Dois amigos franceses aguardavam ansiosos na fila do caixa com suas camisas de Neymar com a número 10 da seleção brasileira. Mas, apesar da forte ação de marketing, Messi ainda lidera a venda de camisas no Barcelona. Os torcedores precisam desembolsar 99 euros (cerca de R$ 300) pela peça. O terceiro colocado na lista dos mais pedidos é Iniesta, mas não chega a ser uma 'ameaça' aos colegas catalães.
Bancas nas ruas de Barcelona dividem espaço para Neymar e Messi. Dupla tem até moedas (Fotos: Cíntia Barlem
Nenhum comentário:
Postar um comentário