A temporada se apresentou de forma inesperada para Lucas Piazon. Sem muito espaço no Chelsea, vencedor da Liga dos Campeões na temporada passada, o brasileiro chegou à Espanha por empréstimo de seis meses ao Málaga. Quis o destino que na nova equipe, estreante na competição continental, o brasileiro seguisse com o sonho de conquistar o título mais importante da Europa, já que os Blues foram eliminados de forma precoce na fase de grupos. Aos 19 anos, o atacante sabe que o caminho é árduo na sequência das quartas de final, diante do invicto Borussia Dortmund, mas aposta na força dos Boquerones, em La Rosaleda, para atingir o objetivo. O primeiro passo será dado nesta quarta-feira, às 15h45m (de Brasília). O GloboEsporte.com acompanha a partida em tempo real.
- Serão duas partidas complicadas. Na primeira fase, o Borussia Dortmund fez grandes jogos contra Real Madrid e Manchester City. Jogaram muito bem e conquistaram uma merecida classificação. Tem uma equipe muito boa na parte ofensiva, com jogadores rápidos e com qualidade. Mas esperamos fazer o nosso papel dentro de casa para conseguir assegurar a vaga na semifinal da Champions. Temos que fazer o resultado aqui na Espanha, até porque sabemos que na Alemanha será muito difícil. Aqui temos que ir para cima, pois vamos ter o apoio da torcida – disse o atacante, por telefone.
saiba mais
Para continuar surpreendendo na Liga dos Campeões, Piazon acredita no ambiente criado em Málaga. De acordo com ele, a cidade já respira os jogos decisivos contra os bicampeões alemães.
- A classificação contra o Porto representou muito para o Málaga. Todos ficaram muito felizes. Tanto a comissão técnica como o grupo de jogadores, e torcedores. É uma competição muito difícil. A torcida nos apoiou bastante. Isso nos dá motivação para essa série contra o Borussia – contou.
No meio dos gigantes na competição continental, Piazon não pensa duas vezes para responder quem considera o grande favorito para levantar o troféu na decisão no estádio de Wembley.
- Eu coloco o Barcelona como favorito. Depois dessa virada diante do Milan, eles ganharam novamente a confiança. Foi uma virada fantástica. Em minha opinião, o grande favorito ao título é o Barça – analisou.
Fácil adaptação
Apresentado no mês de janeiro, Piazon participou de sete jogos no time andaluz, mas ainda não fez o seu primeiro gol em solo espanhol. Nesta quarta-feira, ficará no banco de reservas, à espera de uma nova chance.
Para o brasileiro, a mudança não vai atrapalhar sua evolução no continente europeu. O atacante enxerga poucas diferenças no estilo de jogo entre os países.
- Não muda muito. A parte tática entre os países é bem parecida. A maior mudança é na velocidade do jogo. Aqui é um futebol de mais toque e um pouco mais lento que o inglês. Mas está sendo bem tranquila minha adaptação. Estou tendo oportunidade de participar dos jogos e isso vai dando confiança. A cidade é muito boa para morar, também estou gostando. Tem bons restaurantes e está sendo muito positivo nesses primeiro meses – explicou.
Atuar com mais frequência foi um dos motivos apresentados pelo Chelsea para repassar o jogador aos espanhóis. E tem surtido efeito. O ex-jogador do São Paulo conta que o rodízio realizado pelo técnico chileno Manuel Pellegrini faz com que boa parte do grupo do Málaga esteja sendo aproveitado nas últimas partidas.
- O Pellegrini é muito inteligente e tranquilo. Procura sempre passar alguma orientação e se preocupa muito com o revezamento dos jogadores. Ele pensa em ver o elenco 100% e integrado. Todo mundo vem jogando nos últimos jogos, tanto pela Liga dos Campeões como no Campeonato Espanhol. Além disso, entende muito da parte tática. Em cada partida, o Pellegrini está sempre pensando em alguma coisa para tentar surpreender o adversário – contou.
Ainda tentando emplacar uma sequência de jogos na Europa, Lucas encara como positiva sua transferência para o exterior. O atacante garante que fez a escolha certa e comenta os palpites sobre a permanência de Neymar no Brasil.
- Isso depende muito de cada jogador. Essa é uma pergunta muito difícil de responder. A posição como o jogador sai do Brasil tem um peso muito grande. Quando esse jogador está jogando com mais frequência, eu acho que ele chega à Europa com mais nome. É o caso do Neymar. Já é muito conhecido por tudo o que já fez. Mas é muito complicado para opinar. É uma decisão muito pessoal. Não me arrependo de ter saído tão cedo. Foi muito bom, tive uma evolução muito grande como jogador atuando aqui.
Convivência com jogadores experientes
Além de entrar em campo com mais frequência, Piazon tem convivido de forma próxima com jogadores mais experientes em sua posição. Uma famosa dupla de atacantes tem ajudado o brasileiro em La Rosaleda: Saviola e Roque Santa Cruz. Lucas revela que costuma ouvir conselhos dos jogadores.
- A maioria dos jogadores passa essa experiência. Procuram sempre conversar e tentar dar algumas dicas. É uma relação muito boa. Aqui tem o Júlio Baptista e o Roque Santa Cruz que sempre passam alguma informação ou um detalhe. Tem o Saviola que é mais quieto, mas às vezes também conversa. Temos outros jogadores jovens no elenco, então esse contato acaba acontecendo de forma natural – afirmou o camisa 12.
A recuperação de Julio Baptista também é uma das notícias animadoras no vestiário espanhol. Depois de ficar afastado dos gramados por 16 meses, após sofrer três lesões consecutivas, o brasileiro é uma das esperanças dos torcedores para sequência da Champions.
- Julio está muito bem. Voltou de lesão recentemente, mas está muito bem fisicamente. Jogando normalmente o seu futebol e treinando forte. Fico muito feliz. Ele me ajudou bastante aqui na minha chegada ao Málaga – completou.
Futuro indefinido
Com jogos decisivos pela frente, Piazon prefere não dedicar tempo ao que fará no futuro. De certo, ele sabe que terá que se apresentar ao Chelsea ao término da temporada. Entretanto, não sabe quais cores vai vestir no segundo semestre.
- No Chelsea, eu joguei pouco. Vou ficar no Málaga até o fim da temporada e depois volto para a Inglaterra. Tenho que me apresentar para fazer a pré-temporada. Como terá a mudança de treinador no Chelsea, pode ser que eu permaneça. Isso é uma decisão que será realizada mais para frente – finalizou.
publicidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário