30 de abr. de 2014

Para jornalista, tempo de Jayme se esgotou e Autuori e Renato Gaúcho são opções


Que um treinador caseiro assuma uma equipe depois de uma saída traumática como foi a de “Mané” Menezes do Flamengo e procure recuperar a autoestima de um grupo que foi chamado de burro pelo antecessor, tudo bem. Quase sempre funciona. A curto prazo. Mas daí a acreditar que só passando a mão na cabeça de jogador, não admitindo as falhas individuais e os erros de escalação, super valorizando a qualidade de jogadores apenas medianos (ou horrorosos mesmo) e tratando um bando de marmanjo barbado de “meninos”, irá funcionar para sempre, vai uma distância estelar. No próprio Flamengo, temos exemplos clássicos. Os dois últimos títulos brasileiros do Flamengo, foram conquistados por treinadores prata da casa, que assumiram o comando técnico da equipe em momentos de turbulência. Em 1992, com Carlinhos e só 17 anos depois, com Andrade em 2009. Apesar dos títulos, Carlinhos e Andrade não tiveram vida longa como treinadores na Gávea.

A situação voltou a se repetir no ano passado com o pedido de demissão de “Mané” Menezes e a efetivação do auxiliar Jayme de Almeida. Com o seu jeito peculiar de “paizão” de todos, Jayme conseguiu resultados dentro de campo que surpreenderam a todos. De repente um time cuja temporada de 2013 caminhava para um fiasco total, conseguiu um título inesperado da Copa do Brasil eliminando equipes bem melhores colocadas no Campeonato Brasileiro, inclusive o campeão com sobras, Cruzeiro. E de lambuja, ainda lhe caiu no colo uma das cobiçadas vagas na Libertadores. O “paizão” se transformou em gênio da bola da noite para o dia e virou exemplo a ser seguido por todos os clubes que pagam salários milionários para treinadores de grife. Solução caseira contra todos os males. Bom e barato. E o Flamengo foi dormir o sono dos tranquilos ao final de 2013, achando que tinha time para brigar por título na Libertadores e Campeonato Brasileiro. O depauperado Campeonato Carioca serviria apenas de pré-temporada valendo pontos. Se viesse o título, maravilha. Se não, que venha a conquista da América. Começou 2014, já de cara perdendo Elias, o melhor jogador na conquista da Copa do Brasil. Não me cabe aqui discutir se a diretoria agiu corretamente ou não, ao não cometer loucuras financeiras para segurar o jogador. Só sei que ele foi parar no Corinthians, tão falido – ou mais – quanto o Flamengo. E ainda ficou sem conseguir inscrever Luiz Antonio na Libertadores por conta de uma pendenga trabalhista que perdurou até o mês passado. Reforços? O contestado Alecssandro que ameaçou brilhar no Carioca (foi vice-artilheiro, mas isso não conta), mas que nessas duas primeiras rodadas de Brasileirão só reclama e não consegue dominar uma bola, Elano, “O Bichado”, que não conseguiu jogar ainda 180 minutos com a camisa rubro-negra, Lucas Mugni, o melhorzinho, mas que não consegue se firmar, Erazo (não vale rir) e outros (tivemos outros?) menos cotados. Na Libertadores, mais um vexame contabilizado com a eliminação ainda na primeira fase. Mais um título de Campeonato Carioca de nível técnico ridículo, em uma decisão com dois jogos tenebrosos (dois 1 a 1) contra o eterno vice, Vasco da Gama, que só rendeu mais notícias por causa do “roubado é mais gostoso” de Felipe.

E essas duas primeiras rodadas do Brasileirão, com um empate melancólico de 0 a 0 na estreia em casa contra o Goiás e na derrota para o Corinthians por 2 a 0, só serviram para deixar no torcedor rubro-negro a sensação que esse campeonato vai durar uma eternidade. E ainda faltam 36 rodadas e no mínimo 47 pontos a serem conquistados. E já inauguramos a zona de rebaixamento. E ainda tem a parada para a Copa do Mundo.

Mas “Jaymanta” de Almeida, continua achando que está tudo uma maravilha. Os “meninos” estão de parabéns pela brilhante atuação de ontem. O time brigou muito e merecia resultado melhor. E depois dessa, minha paciência com esse tapado, se esgotou. E Paulo Autuori e Renato Gaúcho estão desempregados. E CR7 tá vindo aí. Não o português e sim “Caça Rato” do Santa Cruz.

Fonte: http://marcotuliotudo.com/2014/04/28/agora-ja-chega-ne-jayme-de-almeida/

Flamengo está perto de alcançar 80 rodadas fora do G-4 do Brasileirão

Felipe, Flamengo, Ninho do Urubu (Foto: Gilvan de Souza)Felipe estava em campo na última rodada do Brasileiro de 2011 (Foto: Gilvan de Souza)
Quando empatou em 1 a 1 com o Vasco no dia 4 de dezembro de 2011, no Engenhão, o Flamengo garantiu seu lugar entre os quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro daquele ano. De lá para cá, o time não conseguiu voltar a ficar no G-4 da competição. Com as duas rodadas disputadas este ano, já são 78 de jejum. Mesmo que vença o Palmeiras, domingo, no Maracanã, chegará a 79.

Alguns jogadores do elenco atual estavam em campo naquele jogo, que contou ainda com a presença de Ronaldinho Gaúcho. O goleiro Felipe, o lateral-direito Léo Moura e o atacante Negueba foram titulares. Muralha entrou no decorrer do confronto. Atual treinador, Jayme de Almeida era o auxiliar de Vanderlei Luxemburgo.

- Isso é ruim. Brigamos até certo ponto pelo título com o Corinthians (em 2011) e depois pegamos uma sequência de 10 jogos sem vitórias. Se soubéssemos a receita, não passaríamos por isso. É ruim olhar para tabela e estar sempre no meio, ou do meio para baixo. O Flamengo tem que entrar sempre para ganhar. Ficamos preocupados, pensamos nos anos anteriores. Ano passado, foi ruim, mas tivemos a alegria da Copa do Brasil. É preciso começar a virar a chave agora, vencer para não se distanciar - disse o goleiro Felipe.
O momento não é bom. O Flamengo vem de uma série de cinco jogos sem vencer, a pior com Jayme de Almeida no comando do time. Na série, o time empatou duas vezes com o Vasco, quando conquistou o título carioca, perdeu para o León-MEX no jogo da eliminação da Taça Libertadores, teve o empate em 0 a 0 com o Goiás e a derrota por 2 a 0 para o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro.

- A cobrança passa a ser maior. Seja qual o adversário, tem que vencer. Já cheguei a ficar 10 a 12 jogos e parece que nada dá certo. Se chegar na sexta partida, já começam a criar problema, colocar o grupo em cheque. Temos que voltar a ser Flamengo, como o Jayme gosta de falar. Pecamos por erros que não podemos cometer. É preciso ter calma, segurar a bola, aproveitar os contra-ataques - comentou o goleiro.

A defesa do técnico é feita rapidamente. Felipe lembrou o currículo de Jayme no comando do time, com a conquista da Copa do Brasil e do Carioca em seis meses no cargo. No entanto, reconheceu que uma série de resultados ruins pode provocar a sua queda.

- Infelizmente, a cultura do futebol brasileiro é essa. É mais fácil mudar um do que 30. O Jayme pegou o Flamengo em situação delicada e conquistou dois títulos em seis meses. Acho que tem todo crédito com o elenco e diretoria. Sabemos que a pressão é grande, mas temos uma sequência boa, do lado do nosso torcedor, e podemos mudar tudo. Daqui a duas semanas posso estar aqui dando uma entrevista diferente - afirmou Felipe

Samir repete Felipe e fala em título brasileiro: "Fla é sempre pressão"

No Flamengo, o discurso está bem ensaiado: se a tabela assusta com a presença na zona de rebaixamento já na segunda rodada do Brasileirão, a ordem é manter a tranquilidade. Com uma série de três jogos no Maracanã pela frente - e o seguinte, contra o Bahia, também como mandante -, os rubro-negros não negam a pressão por uma volta por cima imediata, mas mantêm o foco na parte de cima da tabela. Depois de Felipe fazer as contas para alcançar o líder Fluminense, nesta quarta-feira foi a vez de Samir falar em título.
Sem vencer há cinco partidas, sem fazer gols há duas, o Fla pega o Palmeiras no domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã com a corda no pescoço. Samir cita o ano passado, quando o time deu a volta por cima em momentos de pressão, após a saída de Mano de Menezes, como exemplo a ser seguido. 
- O Flamengo é sempre pressão. Nunca vamos lidar com a comodidade. Temos que ter tranquilidade. O campeonato está no início e temos que focar no que almejamos, que é o título. Temos que fazer por onde. No ano passado, passamos por uma turbulência, nos unimos e nos fechamos. Mais do que nunca, temos que repetir essa história.
Samir treina nesta quarta-feira no Ninho do Urubu, Flamengo (Foto: Gilvan de Souza)Samir pensa positivo e no heptacampeonato brasileiro (Foto: Gilvan de Souza)

Além do Palmeiras, o Rubro-Negro encara Fluminense e São Paulo no Maracanã nas próximas rodadas. O jogo com o Bahia, marcado para o dia 21, pela sexta rodada, a princípio será em Cuiabá, mas o clube ainda busca alternativas para mandar no estádio, que ficará à disposição da Fifa a partir do dia seguinte. Samir acredita que a série em casa e contra rivais de peso pode ditar o futuro do Fla na competição.
- É uma sequência boa, que não nos deixa se acomodar. Sabemos que são jogos difíceis e é bom para fechar nossa equipe. Temos equipe fortes pela frente, do nosso patamar, e vamos jogar duros em busca do nosso objetivo.
O zagueiro falou ainda da necessidade de uma volta por cima que dê tranquilidade ao Flamengo antes da paralisação do Brasileirão para Copa do Mundo, na nona rodada.
- O pensamento era vencer os nove jogos. Infelizmente, não deu. Agora, é ir em busca dos resultados para termos uma parada tranquila. Temos que jogar bem dentro e fora de casa para almejarmos alguma coisa.
Com um ponto, o Flamengo é o 17º colocado do Brasileirão, na zona de rebaixamento, e não vence há cinco partidas na temporada. O duelo como Palmeiras está marcado para domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã

Em busca da melhor fórmula, Fla completa dez reforços em 2014

.A política de contratações do Flamengo na atual gestão ainda procura seu rumo. Entre a dita austeridade financeira e a necessidade de dar uma resposta com um time forte, a busca por jogadores para compor o elenco ainda não encontrou a fórmula entre o custo e o benefício. Este ano, com as chegadas de Arthur e Marcelo, o clube chegou a 10 reforços sem atingir o patamar esperado e caindo precocemente na principal competição que disputou, a Taça Libertadores.
Das 10 contratações feitas para esta temporada, uma delas sequer faz mais parte do elenco. O volante Feijão foi devolvido ao Bahia pouco mais de três meses e seis jogos depois. Três são titulares: Márcio Araújo, que ficou dois meses desempregado, Everton e Alecsandro, que virou titular depois da lesão de Hernane.
Elano e Carlos Eduardo no treino do Flamengo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Elano e Carlos Eduardo: duas contratações feitas pela diretoria atual (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
Elano, que seria o principal reforço, vem sofrendo com lesões  seguidas na coxa direita. Nos últimos dois meses, o jogador atuou apenas três vezes. Ele não entra em campo desde o dia 9 de abril, quando jogou 12 minutos e saiu vaiado, mesmo visivelmente machucado.

Outro que vem penando no departamento médico é o lateral-direito Léo, submetido a uma cirurgia no tornozelo direito e com volta prevista apenas para depois da Copa do Mundo. O jogador, no entanto, já vinha sofrendo com uma perseguição da torcida, principalmente depois do empate em 2 a 2 com o Bolívar, no Maracanã.

Everton e Alecsandro foram as contratações mais eficientes do  Flamengo nesta temporada. Márcio Araújo deu sua contribuição com o gol do título carioca. Por outro lado, Lucas Mugni ainda não conseguiu exibir o futebol em que se apostava e Erazo, zagueiro da seleção do Equador, é a maior decepção até o momento.
 No ano passado, foram 12 contratações. Wallace, Paulinho e André Santos são titulares com o técnico Jayme de Almeida. Diego Silva e Marcelo Moreno já deixaram o clube, assim como Elias, enquanto Val e Bruninho foram emprestados
O Flamengo passou os primeiros meses do ano na expectativa de manter Elias, sua melhor contratação na temporada passada, primeiro ano da gestão do presidente Eduardo Bandeira de Mello. O jogador acabou indo para o Corinthians e deixou o clube carioca a ver navios e sem um nome de peso.

No ano passado, foram 12 contratações. Wallace, Paulinho e André Santos são titulares com o técnico Jayme de Almeida. Diego Silva e Marcelo Moreno já deixaram o clube, assim como Elias, enquanto Val e Bruninho foram emprestados. O próximo será Carlos Eduardo, com acordo para antecipar o fim de seu contrato, marcado para o fim de junho. Chicão, Gabriel e João Paulo são opções no banco de reservas do elenco atual.

Do total das 22 contratações feitas na atual gestão, seis não estão mais no clube e um está de saída. Seis são titulares. Dois acabaram de chegar (Arthur, do Londrina, e Marcelo, do Volta Redonda). Outros sete fazem parte do elenco, mas estão machucados ou são reservas.

A maioria dos reforços foi contratada como aposta. Paulinho, por exemplo, é uma delas, mesmo caso de Arthur e Marcelo. Poucos foram os investimentos em compra de direitos econômicos, caso de Everton. 
A expectativa da diretoria é de mais contratações com a abertura da janela de transferências internacionais no dia 14 de julho. O clube estuda possibilidades de reforços de peso, mas garante que não haverá grande investimento financeiro para isso. Buscar o rumo certo ainda é o principal objetivo.

- Todo clube carece de grandes atletas. Não só o Flamengo, mas outras equipes precisam. O que escutamos é que o presidente não vai contratar quem não possa pagar. É minha quarta temporada e depois que essa diretoria chegou, fico tranquilo porque eles pagam tudo que prometem. Eles estão correndo atrás, chegaram dois atletas para nos ajudar, e nem sempre um time de grandes estrelas conquista o objetivo - disse o goleiro Felipe.

Everton treina com bola e deve voltar ao Flamengo contra o Palmeiras

Boa notícia para Jayme de Almeida de olho na partida contra o Palmeiras, domingo, no Maracanã. Ausente na derrota para o Corinthians por conta de dores na coxa, Everton deixou o departamento médico e treinou com bola nesta quarta-feira, no Ninho do Urubu. O meia fez atividade mais leve que os companheiros no campo 2 do CT, e a tendência é que participe da partida válida pela terceira rodada do Brasileirão. Já Chicão e Gabriel, também com problemas musculares, seguem fora.
everton treino flamengo (Foto: Cahe Mota)Everton deve voltar ao time rubro-negro contra o Palmeiras, no domingo (Foto: Cahe Mota)

Jayme dividiu o elenco para observar os jogadores menos utilizados em um jogo-treino com o Campo Grande, que disputa a Série C carioca. Os titulares participaram de um trabalho técnico em campo reduzido. Enquanto dois times buscavam o gol, Everton era o jogador auxiliar, de colete diferente, na linha lateral, que podia trocar passes com as duas equipes, mas ainda sem dar piques mais forte. O camisa 22 participou normalmente de toda atividade.
Outra boa notícia vinda do departamento médico foi a presença de Hernane e Elano no campo. O meia correu pela primeira vez no gramado desde a lesão na coxa direita sofrida nos minutos iniciais da derrota por 3 a 2 para o León, que resultou na eliminação na Libertadores. O Brocador, por sua vez, deu continuidade ao trabalho de condicionamento físico enquanto espera a realização de exame, segunda-feira, para avaliar a cicatrização da fratura nas costas, que já completou um mês. Caso esteja bem, pode voltar no Fla-Flu do dia 11.
Com um ponto, o Flamengo é o 17º colocado do Brasileirão, na zona de rebaixamento, e não vence há cinco partidas na temporada. O duelo como Palmeiras está marcado para domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã

Arthur e Marcelo são regularizados e estão à disposição contra o Palmeiras

arthur treino flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Fla Imagem)Arthur e Marcelo em ação no primeiro treino da dupla no Ninho do Urubu (Foto: Gilvan de Souza/Fla Imagem)
Sofrendo com desfalques no início do Campeonato Brasileiro, o Flamengo pode ter novidades para enfrentar o Palmeiras neste domingo, às 16h (de Brasília) no Maracanã, pela terceira rodada. Recém-contratados, Arthur e Marcelo foram regularizados nesta quarta-feira, tiveram seus nomes publicados no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF e estão liberados para estrear pelo novo clube. O atacante, que pertence ao Londrina, e o zagueiro, que tem compromisso com o Volta Redonda, assinaram contrato por empréstimo no Rubro-Negro até o final da temporada.
Os dois treinaram nos últimos dois dias com o elenco no Ninho do Urubu, e nesta quarta-feira participou da vitória dos reservas por 6 a 3 sobre o Campo Grande, da Série C do Rio de Janeiro, em jogo-treino no campo 1 do CT rubro-negro. O defensor atuou durante todo o tempo, enquanto o atacante foi sacado no intervalo. Nenhum deles balançou as redes. Jayme de Almeida acompanhou de perto o desempenho do time formado por suplentes

Apesar da venda de Neymar, Santos fecha 2013 com prejuízo de R$ 40 mi

Neymar jogo Atlético de Madrid e Barcelona Liga (Foto: AFP)Venda de Neymar não evitou o crescimento da dívida do Santos: clube deve mais de R$ 190 mi (Foto: AFP)
O Santos divulgou, nesta quarta-feira, o balanço financeiro relativo a 2013. E a notícia não é muito animadora. Apesar de ter realizado a maior venda da sua história (Neymar), o clube registrou um déficit de R$ 40,6 milhões. A dívida total do clube é de R$ 190,4 milhões. A demonstração financeira foi auditada e publicada no site do Peixe.

Embora tenha fechado o ano no vermelho mais uma vez, o Alvinegro Praiano faturou R$ 190,2 milhões em 2013. A maior parte das receitas do clube é resultado da venda de jogadores: com as transferências de nomes como o atacante Neymar, o meia Felipe Anderson, o volante Renê Júnior e o goleiro Rafael, o Santos recebeu R$ 62,4 milhões. A segunda maior fonte de receita foi referente a publicidade (R$ 54,8 milhões). A terceira, transmissões televisivas (R$ 43,5 milhões).

O volume do dinheiro que saiu da Vila Belmiro, porém, foi bem maior. Só com a amortização de gastos com atletas, o clube gastou R$ 71,3 milhões. Com pessoal e encargos sociais, outros R$ 63,4 milhões. O total de despesas, que inclui, entre outras coisas, direitos de imagem e bonificações, foi de R$ 230 milhões.

Dívida cresce quase 80 milhões

O ano que perdeu Neymar, negociado com o Barcelona por € 17,1 milhões (a maior venda da história alvinegra), foi também o que fez a dívida total do clube crescer quase R$ 80 milhões.

De acordo com o balanço divulgado nesta quarta-feira, o Peixe tinha, em 31 de dezembro de 2012, uma dívida de R$ 111,8 milhões. Ao fim de 2013, essa dívida disparou para R$ 190,4 milhões.

Os problemas financeiros do Alvinegro Praiano já haviam sido expostos em março, quando o Conselho Deliberativo do clube aprovou a antecipação de cotas de TV referentes a 2015. Para convencer os conselheiros a aprovarem o pedido, o presidente em exercício do Alvinegro Praiano, Odílio Rodrigues, citou os fatores que interferiram negativamente no fluxo de caixa do clube. Entre os motivos, estão a ausência de patrocínio master, as dívidas de gestões anteriores e até os custos com rescisão de contrato de funcionários demitidos do setor administrativo

“Melhor classificação da história”

Os 4 a 0 aplicados pelo Real Madrid diante do Bayern de Munique, na última terça-feira, renderam a vaga na final da Liga dos Campeões e destaque em quase todos os principais diários esportivos do mundo. A começar pelo madrilenho “Marca”, que classificou a eliminação dos bávaros como “a maior classificação da história” por cinco fatores: o jogo ter sido na Alemanha; contra o atual campeão europeu; nas semifinais, fantasma dos últimos anos; e contra Pep Guardiola. Os jornais de Barcelona preferiram destacar o resultado ruim de Pep Guardiola, ex-técnico do Barça. Além disso, na Itália, França e Portugal, os merengues foram destaque.
"A maior classificação da história"
"Munique ardeu"
"O tornado branco"

"Neymar joga de patinete", afirma Coutinho

Neymar vai ao solo. Para Coutinho, a situação é forçada pelo garoto (Foto: Getty Images)

Coutinho, um dos maiores ídolos da história do Santos e um dos melhores parceiros de Pelé, não está feliz com a maior estrela brasileira dos dias de hoje: Neymar. Durante entrevista coletiva para o lançamento do documentário "100 Anos de Seleção Brasileira", do canal Net Geo, o ex-atacante soltou o verbo sobre o camisa 10 do escrete canarinho.
 
"Parece que o Neymar joga de patinete, não fica de pé. Ele é cai-cai. Não malandragem aquilo: é cai-cai. Ele deveria fazer um esforço para ficar de pé", detonou.
 
Ainda sobre Neymar, Coutinho criticou o excesso de atenção dada a ele.
 
"Só se fala em Neymar, é tudo sobre ele. Isso uma idiotice. Me desculpem a expressão, mas eu imagino que os caras que jogam do lado dele devem se sentir uns merdas", afirmou

Patrocinador vai rescindir contrato com o São Paulo após a Copa

Nova camisa São Paulo (Foto: Divulgação)Camisa do São Paulo ficará sem patrocínio após a Copa do Mundo (Foto: Divulgação)
Os cofres do São Paulo sofrerão um abalo nos próximos meses. Isso porque a Semp Toshiba, patrocinadora do clube desde 2013, avisou através de um documento enviado ao presidente Carlos Miguel Aidar que irá rescindir o contrato que terminaria em dezembro. 
O vínculo será quebrado em julho, logo após a Copa do Mundo. As duas partes estão discutindo a multa contratual prevista no acordo. Neste período, a direção tricolor espera encontrar um novo patrocínio.
Empresa de eletrônicos, a Semp Toshiba passa por problemas financeiros. No ano passado, as partes chegaram a discutir a interrupção do contrato, o que acabou não acontecendo. O vínculo rende R$ 2 milhões mensais ao clube do Morumbi. Antes de fechar com a Semp, o clube ficou oito meses sem um patrocinador principal na camisa.
Questionado sobre o assunto, o diretor de marketing do clube, Julio Casares, diz que cláusulas de confidencialidade impedem que ele fale sobre o assunto.
– Não podemos falar abertamente sobre o acordo com a Semp, as partes estão conversando – resumiu o dirigente são-paulino

E o ônibus de Mourinho quebrou

Os torcedores do Atlético de Madrid escolheram o treinador José Mourinho como alvo preferido das brincadeiras depois da vitória de virada por 3 a 1 que determinou a classificação colchonera para a decisão da Liga dos Campeões, no Stamford Bridge. Seu “ônibus na frente da área”, em referência ao forte esquema defensivo dos Blues, e o retrospecto de quatro eliminações seguidas nas semifinais da Champions foram lembradas. Sobrou também para Eto’o, autor do pênalti que Diego Costa converteu para deixar o placar em 2 a 1, e até para Guardiola, técnico do Bayern de Munique, eliminado pelo Real Madrid na terça-feira.
Ônibus do Chelsea destruído com gargalhada (Reprodução de internet)
Sucata de ônibus londrino de dois andares chamado de “Ônibus de Mourinho”
Sucata de ônibus londrino de dois andares chamado de ônibus de Mourinho na brincadeira de internet (Reprodução)
No Twitter, internauta brinca: “Notícia de última hora: ônibus do Chelsea descoberto escondido no Stamford Bridge. Jogadores do Chelsea fogem. Mourinho nega envolvimento”
Brinquedo de ferro representando ônibus de Mourinho (Reprodução)
Internauta posta foto de avião e brinca sobre substituição do ônibus de Mourinho
Avião 747 aparece para substituir o ônibus do Chelsea (Reprodução de internet)
Os internautas lembraram também o retrospecto de Mourinho nas últimas edições da Liga dos Campeões: “Quatro semifinais seguidas de Champions perdidas”
Mourinho chora: "Quatro semifinais seguidas de Champions perdidas" (Reprodução internet)
Sobrou também para Eto’o, autor do pênalti do segundo gol do Atlético de Madrid logo depois de substituir Fernando Torres: “Dê a ele dois minutos e te dará um pênalti”
Outro lembrado foi Guardiola, técnico do Bayern, eliminado na terça-feira pelo Real: “Venha na minha casa e veremos a final”
Mourinho afaga Guardiola: Venha na minha casa e vemos a final (Reprodução internet)

Simeone faz agradecimento inusitado às mães dos jogadores do Atlético

O técnico Diego Simeone exaltou o desempenho dos jogadores do Atlético de Madrid de muitas maneiras durante a coletiva de imprensa após a vitória por 3 a 1 sobre oChelsea, nesta quarta-feira, pela volta das semifinais da Liga dos Campeões. A empolgação do argentino era tão grande que o fez agradecer às mães dos atletas por causa da coragem que todo o time mostrou na conquista do resultado que garantiu a classificação para a decisão da Champions - disputada no dia 24 de maio, em Lisboa.
- Agradeço às mães dos meus jogadores por terem dado ovos tão grandes a eles.
O treinador lembrou que, apesar da vantagem, o time madrilenho não teve facilidade para impor seu ritmo.
- Estou contente porque fizemos uma boa partida e porque tivemos que trabalhar muito para encontrar o jogo que queríamos. Foi um grande esforço coletivo, fomos atrás de um objetivo, o que nos deu a possibilidade de chegar a uma final muito bonita.
Simeone, Chelsea x Atlético de Madrid (Foto: AFP)Simeone cobra os jogadores do Atlético durante o jogo contra o Chelsea (Foto: AFP)

Diego Costa sonha com 'dobradinha', garante estar bem e revela propostas

Logo após a vitória por 3 a 1 sobre o Chelsea na semifinal da Liga dos Campeões (assista aos gols no vídeo ao lado), Diego Costa revelou que recebeu propostas para deixar o Atlético de Madrid ao fim da temporada. Mas com a equipe classificada para a decisão da principal competição europeia de clubes e na liderança do Campeonato Espanhol, o atacante só pensa em alcançar no clube colchonero a inédita façanha de conquistar as duas competições.
Na Champions, a final será contra o arquirrival Real Madrid, dia 24 de maio, em Lisboa. E é exatamente o merengue de Cristiano Ronaldo o principal adversário na competição nacional, que o Atlético não fatura desde a temporada 1995/96 – principal objeto de desejo, a Champions seria um título inédito. A equipe só havia chegada à final anteriormente em 1974, quando foi derrotada pelo Bayern de Munique.
– Estou muito bem no Atlético, sou feliz aqui, e vamos ver o que vai acontecer. Há propostas, mas digo logo que só penso na fim da temporada. Quero ganhar a Liga dos Campeões e o Campeonato Espanhol – disse o atacante, que marcou seu oitavo gols na Champions.
Na vitória por 3 a 1 sobre o Chelsea, em Londres, o atacante fez um gol de pênalti e saiu lesionado aos 30 minutos do segundo tempo, dando lugar ao argentino José Sosa. Com um jogo importante pelo Espanhol no domingo, contra o Levante, fora de casa, ele garante que está bem, que as dores que o fizeram ser substituído não passaram de um susto.
– Foi só um golpe, nada demais. Merecemos estar na final. Nosso time ficou calma após o gol do Torres, vibrou durante toda a partida. Será uma grande decisão, entre duas grandes equipes.
Caso vença no próximo fim de semana, o Atlético de Madrid poderá ser campeão espanhol em caso de novo triunfo na rodada seguinte, a penúltima, contra o Elche. Assim, entraria em campo contra o Barcelona, dia 18, no Camp Nou, para uma comemoração de gala diante de Messi, Neymar e companhia. Uma semana antes do jogo único contra o Real Madrid.
Diego Costa comemora, Chelsea x Atlético de Madrid (Foto: Reuters)Diego Costa comemora o segundo gol do Atlético contra o Chelsea (Foto: Reuters

Algoz de gigantes, Atlético de Madrid derruba Chelsea e está na decisão

Primeiro foi o frágil, mas tradicional, Milan no caminho. Eles venceram. Depois, o poderoso Barcelona, de Messi e Neymar. Pois ganharam de novo. Então, veio o multimilionário elenco do Chelsea. E o Atlético de Madrid, como já virou rotina nesta temporada, voltou a desafiar a lógica de que no futebol vencem apenas os gigantes ou os ricos. Com uma vitória de virada por 3 a 1, no Stamford Bridge, nesta quarta-feira (assista aos gols no vídeo), os colchoneros eliminaram os Blues de José Mourinho e garantiram vaga na decisão da Liga dos Campeões, um retorno após 40 anos - em 1974, a equipe espanhola perdeu o título para o Bayern de Munique.
Se contra o Milan o triunfo foi de certa forma tranquilo, e a vitória sobre o Barça, de incontestável superioridade, para bater o Chelsea o Atlético mostrou frieza e eficiência. O santuário de Stamford Bridge, onde Mourinho é quase invencível, não abalou os comandados de Diego Simeone. Especialmente no segundo tempo, o que se viu foi uma onda colchonera engolindo os desorientados Blues a cada ataque. 
Agora, o Atlético tem um último gigante para derrubar antes de comemorar de vez. E o adversário é mais do que conhecido: o rival Real Madrid, que eliminou o Bayern de Munique na terça-feira. Pela primeira vez na história, a Liga dos Campeões será decidida por times de uma mesma cidade – na quinta oportunidade, equipes do mesmo país se enfrentarão na decisão. O jogo está marcado para o dia 24 de maio, em Lisboa - dá tempo de trocar a sede para Madri?
Diego Costa e Koke comemoram, Chelsea x Atlético de Madrid (Foto: AFP)Diego Costa comemora com Koke: Atlético de Madrid está na final da Champions (Foto: AFP)

MOURINHO INVENTA NA ESCALAÇÃO

Após o morno empate em 0 a 0 em Madri, quem esperava um Chelsea mais ofensivo para buscar a vitória se decepcionou com a escalação escolhida por Mourinho. Ao menos no papel, a ideia era reforçar a defesa, com Azpilicueta improvisado no meio de campo, junto com David Luiz e Ramires. Os únicos liberados para o ataque eram Hazard, Willian e Fernando Torres, com Oscar no banco de reservas.
David Luiz, Chelsea x Atlético de Madrid (Foto: AFP)David Luiz tenta de bicicleta: novamente como volante, brasileiro não segurou Atlético (Foto: AFP)
Como era esperado, a partida, no início, foi tão truncada como o duelo no Vicente Calderón. As seguidas faltas tiravam o ritmo do jogo, e as equipes tinham pouquíssimo espaço para criar. Não por acaso, as chances surgiram em lances de bola parada, como o cruzamento de Koke que acertou o travessão de Schwarzer ou a cobrança frontal de falta de Willian, que passou perto do gol de Courtois.
Num confronto tão renhido, qualquer ação individual poderia fazer a diferença. Foi o que Willian fez aos 35 minutos do primeiro tempo. Lançado pela direita, o brasileiro passou por dois marcadores e foi derrubado. Azpilicueta aproveitou a sobra e cruzou rasteiro para Fernando Torres finalizar. A bola ainda desviou em Suárez e enganou Courtois antes de entrar. Revelado pelo Atlético, Torres não comemorou: abaixou a cabeça em respeito e deixou a festa para a torcida.
Entretanto, a euforia dos Blues durou pouco. Time guerreiro, curtido com cicatrizes das diversas batalhas que já superou durante a temporada, o Atlético de Madrid reagiu rápido. Aos 43, após lançamento de Tiago na área, Juanfran escorou para o meio, a zaga do Chelsea não cortou, e Adrián mandou para as redes. 
Adrian Lopez comemora, Chelsea x Atlético de Madrid (Foto: AP)Adrián festeja o gol de empate do Atlético, pouco depois de Fernando Torres abrir o placar (Foto: AP)

DOMÍNIO COLCHONERO

Diego Costa gol, Chelsea x Atlético de Madrid (Foto: Reuters)Jogadores do Atlético abraçam Diego Costa após o artilheiro marcar de pênalti (Foto: Reuters)
Pode ter sido o gol crucial de Adrián antes do intervalo, ou a conversa que Simeone teve com seus jogadores no vestiário. O fato é que o Atlético de Madrid voltou ainda melhor para o segundo tempo. Ao contrário do senso comum de que formam um time de contragolpes, os colchoneros se plantaram no campo de ataque do Chelsea, que, surpreendido, não conseguiu responder. Logo no primeiro minuto, Arda Turan aproveitou bobeada da defesa rival e chutou para a defesa de Schwarzer. Era o primeiro aviso. 
Mourinho, vendo que o sistema tático eleito já não funcionava, resolveu mudar. Tirou Ashley Cole e colocou Samuel Eto'o, devolvendo Azpilicueta para a defesa. Mas foi castigado: aos 14 minutos, seis depois de entrar, o atacante camaronês vacilou e derrubou Diego Costa na área. Pênalti que o artilheiro colchonero, depois de catimbar, reclamar da posição da bola e levar cartão amarelo, converteu com um chute forte, no alto. Foi o oitavo gol dele na Champions.
Ainda travado, o Chelsea quase empatou em outra bola parada. Willian cruzou na área, David Luiz subiu livre e cabeceou na trave. No susto, Courtois jogou para fora e evitou o empate. Foi o último suspiro dos Blues. 
Arda Turan comemora, Chelsea x Atlético de Madrid (Foto: AFP)Arda Turan comemora seu gol, que selou a classificação do Atlético (Foto: AFP)

Aos 25 minutos, veio o golpe de misericórdia do Atlético, em uma jogada parecida com o primeiro gol - Simeone não é o grande treinador da temporada à toa. Tiago lançou na área, Juanfran cruzou, Diego Costa cabeceou na trave, e Arda Turan, diante dos incrédulos e paralisados defensores do Chelsea, pegou o rebote para marcar o terceiro.
Foi a senha para a torcida colchonera gritar olé, provocar Mourinho e festejar. Em campo, o Chelsea, completamente desorientado, se entregou. E o sistema defensivo dos Blues, tão eficiente na ida, desmoronou. Os jogadores do Atlético entravam na área como queriam e poderiam ter ampliado. Não o fizeram. Este gigante já estava derrotado. Era melhor guardar a artilharia para o merengue que aguarda os pupilos de Simeone em Lisboa