19 de jan. de 2013

Messi marca, Piqué é expulso, e Barça perde pela primeira vez no Espanhol


Após 19 jogos, dezoito vitórias e apenas um empate, contra o rival Real Madrid, o Barcelona viu a hegemonia e a invencibilidade na atual edição do Campeonato Espanhol ir por água abaixo. Neste sábado, em San Sebástian, o time culé foi derrotado de virada por 3 a 2 pela Real Sociedad, que incendiou os seus torcedores no Estádio Anoeta. Vale lembrar que a equipe catalã perdeu o zagueiro Piqué expulso logo nos primeiros minutos do segundo tempo.
Os gols do triunfo do Real Sociedad foram marcados por Castro, Flores e Agirretxe. Messi e Pedro fizeram para o Barcelona. Mesmo com a derrota, o time culé segue na liderança do Campeonato Espanhol, com 55 pontos, 11 a mais do que o vice-líder Atlético de Madri. Na rodada do próximo fim de semana, o Barcelona vai enfrentar o Osasuna, no Camp Nou. O Real Sociedad visitará o Celta de Vigo, em Balaídos.
Messi lamenta derrota do Barcelona para o Real Sociedad (Foto: AFP)Messi até abriu o marcador para o Barça, mas viu o Real Sociedad vencer de virada (Foto: AFP)
Barça sai em vantagem, e Messi quase marca um golaço
O Barcelona iniciou a partida ao seu melhor estilo: pressionando os rivais e mantendo o domínio da bola. A primeira chance surgiu logo aos quatro minutos. Iniesta fez um belo lançamento para Messi, que invadiu a área e tocou na saída do goleiro Bravo. A bola passou raspando a meta do Real Sociedad. Quase o primeiro do time culé.
Messi, Iniesta e Pedro comemoram gol do Barcelona sobre o Real Sociedad (Foto: Reuters)Messi, Iniesta e Pedro comemoram o segundo gol
do Barça no jogo deste sábado (Foto: Reuters)
Dois minutos depois, Messi não desperdiçou. Aos seis, Iniesta dominou na intermediária, percebeu a entrada de Messi por trás dos zagueiros e lançou. Fàbregas deixou a bola passar entre as pernas antes de o argentino dominar e finalizar na saída de Bravo. O lance deixou o Barça ainda mais sossegado em campo para desfilar o seu estilo de toque de bola.
E não demorou para o segundo gol sair. Aos 24, Xavi percebeu a entrada de Daniel Alves pela direita e fez um lindo lançamento nas costas do lateral La Bella. O brasileiro dominou com categoria e cruzou forte para o meio da pequena área. Pedro surgiu entre os defensores e escorou para ampliar a vantagem da equipe comandada por Tito Vilanova.
Aos 38, o Barça quase fez mais um. Messi foi lançado por Xavi em profundidade e deu um leve toque sobre o goleiro Bravo. Caprichosamente, a bola bateu na trave e rolou por sobre a linha. Dois minutos depois, o Real Sociedad começou a reação. Castro recebeu pelo lado esquerdo da grande área e bateu cruzado para vencer Victor Valdés: 2 a 1.
Piqué é expulso logo no início da etapa final
O Barça voltou tentando impor o seu ritmo de jogo, mas foi surpreendido aos 11 minutos. O zagueiro Piqué, que já havia recebido o cartão  amarelo, cometeu falta dura na intermediária e foi expulso pelo árbitro Undiano Mallenco. Com um a menos, Vilanova sacou Fàbregas e apostou na entrada de Javier Mascherano para compor o setor defensivo.
Real Sociedad comemora gol sobre o Barcelona (Foto: AFP)Jogadores do Real Sociedad comemoram o gol da vitória sobre o Barcelona (Foto: AFP)
Foi justamente após a expulsão que o panorama da partida mudou de figura. O Real Sociedad passou a pressionar os rivais. E os donos da casa foram premiados pelo esforço. Aos 17, Castro recebeu pelo lado esquerdo, cortou para a perna direita e bateu colocado para o gol. A bola desviou em Mascherano e enganou Victor Valdés, deixando tudo igual no placar.
A partida deu uma caída de produção. As duas equipes arriscavam pouco. O Barcelona até pressionava, mas não conseguia chegar ao gol do time rival. Já nos acréscimos, o Real Sociedad virou o jogo. Aos 46, após cruzamento da direita, Agirretxe, que havia entrado dois minutos antes, se antecipou ao zagueiro, esticou a perna e marcou o gol da virada.
Festa no Anoeta. Logo após o gol marcado pelo Real Sociedad, o árbitro encerrou a partida. A derrota acabou com a série vitoriosa do Barça no Espanhol.

Nenhum comentário: