30 de jan. de 2013

Palmeiras vai atrás de 14 reforços ainda no 1º semestre, diz presidente


Paulo Nobre, presidente do Palmeiras (Foto: Marcelo Prado / globoesporte.com)Paulo Nobre terá pouco tempo para montar o elenco
(Foto: Marcelo Prado / globoesporte.com)
A diretoria palmeirense vai ter trabalho para fechar o elenco para esta temporada. Enquanto alguns clubes precisam de peças pontuais para acertar o grupo, o Verdão vai entrar no mercado em busca de nada menos do que 14 jogadores. Pelo menos este foi o pedido do treinador Gilson Kleina para o novo presidente do clube, Paulo Nobre.
– O Kleina queria trabalhar com 32 jogadores na temporada e nós temos 18 (na verdade, tem 27, mas muitos são recém-promovidos da base e outros estão disponíveis para negociação - veja abaixo). Então tem bastante gente ainda para trazer. Mas precisamos trazer com inteligência. Não adianta trazer só para chegar ao número de 32 – disse o mandatário, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.
Por enquanto, a principal negociação do Palmeiras é a troca de Luan. O Internacional é o time que está mais perto do acerto com o atleta, que pediu para deixar o time da capital. O volante Josimar chegaria para reforçar o elenco do Verdão. A diretoria ainda tenta trazer mais atletas do Inter na negociação. 
A situação do Palmeiras é critica. Após o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, mais de 20 jogadores deixaram a equipe, entre dispensados e atletas com contrato no fim.
Precisamos trazer jogadores com inteligência. Não adianta trazer  só para chegar ao número de 32"
Paulo Nobre
As eleições presidenciais também prejudicaram a reestruturação do elenco. Como o pleito foi na semana passada, já com o Paulistão em andamento, o novo mandatário teve pouco tempo para agir e o anterior estava praticamente impossibilitado de buscar novas peças.
Muito criticado, e sem força política, o ex-presidente Arnaldo Tirone já não tinha plenos poderes para fazer transações no término de seu mandato - precisava de aprovação do Conselho de Orientação e Fiscalização (COF) para contratar reforços.
Paulo Nobre não tem mais a obrigação dessa aprovação, mas encara um mercado sem grandes opções. Além de não ter dinheiro em caixa, o presidente está ciente de que "a maior parte dos jogadores que estavam dando sopa já foi contratada". Nobre busca atletas que venham a baixo custo ou custo zero. A esperança é conseguir jogadores por empréstimo - e pagando apenas os salários.
– Subir para a Série A é obrigação. Não podemos nem pensar em outra coisa. Mas vamos montar um elenco bom para jogar o restante da temporada. Não posso prometer títulos, mas já entramos nas oitavas de final da Copa do Brasil, por exemplo. Ganha um jogo e anima o elenco. Depois embala. A mesma coisa é a Libertadores. Com todo o respeito ao Once Caldas, mas ninguém esperava o título deles em 2004. Eles passaram por Santos, São Paulo e ainda venceram o Boca Juniors na final – diz o presidente.
A carência é em quase todos os setores. Em alguns deles, como no meio de campo, por exemplo, o time conta com os titulares definidos, mas precisa de peças de reposição. Para esta temporada chegaram apenas quatro jogadores: o goleiro Fernando Prass e o lateral Ayrton foram contratados, enquanto os volantes Souza e Wendel retornaram de empréstimo.
O Palmeiras já iniciou o Campeonato Paulista e ainda tem mais três competições pela frente. Além da Série B do Brasileiro, o clube disputará a Copa do Brasil e a Taça Libertadores. O continental começa no dia 14 de fevereiro para o Verdão. A equipe pega o Sporting Cristal às 22h, no Pacaembu.
Elenco que Gilson Kleina tem à disposição
GoleirosFernando Prass, Bruno e Raphael Alemão
LateraisAyrton, Juninho e Fernandinho*
ZagueirosHenrique, Maurício Ramos, Marcos Vinícius, Luiz Gustavo e Leandro Amaro**
VolantesMárcio Araújo, Wesley, João Denoni, Wendel e Souza
MeiasValdivia, Patrick Vieira, Tiago Real*, Bruno Dybal e Diego Souza
AtacantesBarcos, Maikon Leite, Luan**, Vinícius, Caio e Índio
* machucado / ** disponível para negociação

publicidade

Nenhum comentário: