8 de dez. de 2012

'Meu cantinho no Rio': Felipe busca tranquilidade na Cidade de Deus


A vida do jogador de futebol costuma mudar quando atinge um patamar alto na carreira, com oportunidades tentadoras se apresentando. Restaurantes famosos, convites para festas badaladas e chance de desfrutar hotéis de luxo são alguns desses exemplos. Mas nada disso parece atrair Felipe, do Flamengo. Em vez disso, ele prefere a linguiça frita servida no terraço da casa do tio, na Cidade de Deus. Nascido na Ilha do Governador e radicado na Bahia desde os três anos, o goleiro adotou a comunidade como seu `cantinho no Rio`. E é lá que é mais facilmente encontrado.

Na casa do tio Tuninho (a quem considera um segundo pai), joga futevôlei, disputa campeonatos de apneia com os primos, e joga longas partidas de sueca (jogo com cartas). O jogador explica que o carinho familiar faz com que ele se sinta melhor nesse espaço do que em qualquer outro.
Felipe  Rio Flamengo (Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)Felipe com a família e amigos tocando no seu 'grupo de pagode' (Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)
- Você tem que estar em um lugar em que você se sente bem e aqui é como se estivesse em casa. Quando você não joga bem, ou o time não vai bem, é bom chegar em um lugar e ser bem recebido. O pessoal pode te acalmar um pouco, te dar bons conselhos. Por isso que eu, sempre que possível, estou aqui. Aqui a gente tem uma redinha, joga uma altinha, joga um futevôlei. A rede é pequena, um contra um, sete pontos.
Eu tenho amigos que quando digo “vamos na Cidade de Deus” se assustam. Têm aquela imagem do filme. Hoje em dia é um lugar totalmente diferente. Pode vir aqui sem problema nenhum"
Felipe, goleiro do Flamengo
Foi na Cidade de Deus também que Felipe encontrou espaço para demonstrar um outro talento. Durante a reportagem, o goleiro revelou que gosta de cantar samba e pagode e que criou um grupo com a família.
- Escorregando o mulato é o nome do grupo. A gente se chama assim. Ninguém sabe tocar muito bem, mas a gente faz a nossa bagunça, a nossa festa.
Felipe se sente muito à vontade na Cidade de Deus, embora não circule muito pela comunidade. O goleiro pouco sai de perto da casa do tio por conta do assdio que sofre nas ruas do bairro. Porém, mesmo sem rodar grandes distâncias, conseguiu ver as melhora que o local teve com a chegada da Unidade de Policia Pacificadora (UPP).
- É um lugar em que eu me sinto muito bem. Ando aqui na rua como uma pessoa normal. Gosto de andar de bicicleta com o meu primo. Eu tenho amigos que quando digo “vamos na Cidade de Deus” se assustam. Têm aquela imagem do filme. Hoje em dia é um lugar totalmente diferente. Pode vir aqui sem problema nenhum.

Jogador sonha com 2013 melhor
Felipe  Rio Flamengo (Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)Felipe usa casa do tio até para cortar cabelo
(Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)
Felipe espera que o ambiente familiar da Cidade de Deus o ajude a recuperar seus melhores momentos na próxima temporada. Para o goleiro, o ano de 2012 não vai deixar muita saudade, já que teve que conviver com lesões e com o pouco aproveitamento com Joel Santana.
- Acabei ficando fora de muitos jogos por causa de lesão. Depois, com o novo treinador (Joel Santana), acabei ficando fora e acho que foi o momento mais complicado. Foi quando eu passava mais tempo realmente aqui. Foi muito importante ter ficado aqui pra poder esquecer um pouco, tirar as coisas ruins da cabeça para poder ter tido paciência para esperar minha chance novamente.
A Cidade de Deus ficará agora um tempo sem ver Felipe. O goleiro vai aproveitar as férias para encontrar com o restante da família na Bahia, onde passará o Natal e o Ano Novo. No início de janeiro, ele já se apresenta ao Flamengo para a pré-temporada.
 

Nenhum comentário: