5 de dez. de 2012

Brasília cresce no fim, bate Fla e põe fogo na luta por taça da Sul-Americana


Os duelos entre Brasília e Flamengo no basquete nunca são simples. E na noite desta quarta-feira não foi diferente. Em uma partida com reviravoltas e emoções até o fim, o time do Distrito Federal soube ser superior no momento decisivo. Com uma sequência de 11 a 0 nos últimos 2m30s de jogo, a equipe brasiliense venceu por 85 a 74 pela segunda rodada do quadrangular final da Liga Sul-Americana e manteve viva a esperança de conquistar o título em Corrientes, na Argentina. O Rubro-Negro também segue com chances de ser campeão.
basquete liga sul-americana Flamengo e Brasília  (Foto: Marcelo Figueira / FIBA)Nezinho tenta partir para cima da marcação de Kojo contra o Flamengo (Foto: Marcelo Figueira / FIBA)
A última e decisiva rodada do quadrangular final acontece nesta quinta-feira. Às 21h10m (de Brasília), o Brasília encara o Peñarol-ARG. Em seguida, às 23h15m, o Flamengo enfrenta o anfitrião Regatas-ARG. Agora, as duas equipes brasileira ficam de olho no confronto entre Regatas e Peñarol, ainda nesta quarta, e também no regulamento. Em caso de empate na classificação entre duas equipes, o que vale é o confronto direto. Se o empate for triplo, o título será decidido no saldo de pontos apenas nos jogos entre as três equipes.
Por isso, se o Regatas vencer nesta madrugada, o Brasília não tem mais chance de título, mesmo em caso de empate triplo, por ter perdido para o time de Corrientes por 74 a 61. Para o Flamengo, se for esse o cenário, as contas dependerão do duelo entre Peñarol e Brasília, na quinta. Se o time argentino ganhar, basta uma vitória simples para o Rubro-Negro ficar com o título. Em caso de triunfo brasiliense, o Fla terá que vencer por 12 pontos de diferença.
Se o Peñarol vencer o duelo argentino desta quarta, o Brasília precisará ganhar nesta quinta-feira e torcer por uma vitória do Flamengo sobre o Regatas. Os cariocas teriam que vencer e secar o time do Distrito Federal.
basquete liga sul-americana Flamengo e Brasília  (Foto: Marcelo Figueira / FIBA)O Brasília levou a melhor sobre o Flamengo
(Foto: Marcelo Figueira / FIBA)
O jogo
O Brasília até saiu na frente, mas quem começou melhor o jogo foi o Flamengo. Com sete pontos seguidos, os cariocas abriram 11 a 4 na metade do primeiro quarto. Os rubro-negros mantiveram o bom ritmo e chegaram a abrir 22 a 11 em bola de três de Benite, mas o time do Distrito Federal fez cinco pontos seguidos para diminuir a diferença antes do fim do período: 22 a 16.

Depois de um início de segundo quarto ruim, com muitos erros dos dois lados, a história do primeiro período acabou se repetindo. Com duas bolas de três de Duda, o Flamengo abriu 11 pontos (36 a 25), mas o Brasília reagiu. Com nove ponto seguidos, foi para intervalo perdendo por apenas um ponto: 40 a 39.

O time do Distrito Federal voltou melhor do vestiário e assumiu a liderança, mas o Flamengo seguiu na briga, especialmente graças a Marquinhos e Caio Torres. Mas o Brasília contou com uma boa atuação de Arthur para abrir 62 a 56 no fim do período.

Mas não seria tão fácil. O Flamengo voltou a se aproximar no placar e o duelo ficou muito disputado, com as duas equipes se alternando na frente do placar. Faltando 2m37s para o fim, Caio Torres empatou o jogo em 74 a 74, e o Rubro-Negro perdeu Olivinha machucado. Mas Alírio respondeu com uma bola de três e Nezinho marcou na infiltração para fazer o Brasília crescer. Nervoso, o time carioca passou a errar muito, e os brasilienses aproveitaram. Em outra cesta de três de Alírio, a diferença chegou a 11 pontos (85 a 74), com 11s para zerar o relógio. O Fla ainda errou seus últimos arremessos

Nenhum comentário: