Oscar era o dono das melhores atuações. Leandro Damião o responsável pelos gols. Mas não há brasieliro que não tinha ao menos um fio de esperança em Neymar para se tornar o herói da vez com a camisa amarela. Novamente, porém, a Seleção viu o ouro escorrer pelas mãos - e pés e cabeça de Oribe Peralta Morones. O mais recente carrasco da seleção brasileira em Jogos Olímpicos também veste a camisa do Santos e ainda não se aventurou pelo futebol europeu, apesar de já ter 28 anos. Com a diferença de que o Santos é o Laguna, do México. E, principalmente, que foi ele o astro deste 11 de agosto de 2012 na vitória por 2 a 1, em Wembley.
Com dois gols na grande decisão, Peralta se juntou a um seleto grupo de carrascos do Brasil em Jogos Olímpicos. O mais famoso deles é Sergio Agüero, atualmente no Manchester City e também autor de dois gols na semifinal de 2008, em Pequim, na China - a Argentina venceu por 3 a 0 e acabou se sagrando bicampeã contra a Nigéria na final.Os dois países também fizeram a finalíssima de 1996, que teve os africanos como donos da medalha de ouro. Kanu, que passou em branco diante dos hermanos, havia gastado o seu cartucho na semifinal, com direito a um gol nos acréscimos do segundo tempo e outro aos quatro minutos da morte súbita. Era o chamado gol de ouro.
saiba mais
A lista ainda tem outros quatro nomes. Em 2000, Modeste M'bami repetiu Kanu ao marcar com 13 minutos do primeiro tempo da prorrogação. A seleção de Camarões, na ocasião, tinha dois atletas a menos em campo, mas avançou por conta do mesmo regulamento - posteriormente modificado.
Em 1988, no segundo vice-campeonato, Yuri Savichev acabou com o sonho também na prorrogação. Quatro anos antes, Brisson e Xuereb deram o título à França no Estádio Rose Bowl, em Pasadena, onde o Brasil se sagraria tetracampeão mundial em 1994
Nenhum comentário:
Postar um comentário