26 de mai. de 2011

Antigo ponto fraco de Wembley, gramado está impecável para final

O tradicional estádio de Wembley foi reinaugurado em 2007, depois de posto abaixo e todo construído novamente. O palco da final deste sábado, entre Barcelona e Manchester United, passou então a carregar, além de todo a fama e glamour, o rótulo de um dos estádios mais modernos do mundo. Mas um detalhe em especial destoava em Wembley: o gramado. Entre 2007 e 2010, ele foi trocado nada menos do que 11 vezes.

Ao longo desses três anos, não foram poucos os que reclamaram. Ainda em 2007, Dunga, então técnico da seleção brasileira, criticou muito o estado do campo de Wembley, antes e depois do empate por 1 a 1 com a Inglaterra, em partida amistosa. Já no treino de reconhecimento do estádio, era possível ver pedaços de grama se soltando com a movimentação dos atletas.



O tempo passou, os jogos se seguiram e as reclamações continuaram. Pouco adiantou mudar a grama uma dezena de vezes. Ela sempre se soltava. A gota d’água se deu em abril de 2010. Após uma das semifinais da Copa da Inglaterra, o técnico do Tottenham, Harry Redknapp, chamou o campo de Wembley de “uma vergonha”. Seu time havia perdido o jogo para o Portsmouth por 2 a 0, com o primeiro gol ocasionado por um tropeção do zagueiro Dawson tropeçou numa imperfeição do campo.



Coube à Federação Inglesa adotar uma mudança radical. Em junho de 2010, o campo foi trocado uma vez mais, a décima primeira, mas a tecnologia empregada foi outra. A solução encontrada foi utilizar fibras artificiais para dar suporte à grama natural. E o problema foi resolvido.

Na última terça-feira, foram realizados 18 testes diferentes no campo de Wembley, e o estádio recebeu uma nota maior do que a do estádio City of Manchester, considerado o de melhor gramado no Campeonato Inglês. Portanto, agora é só esperar pelo apito inicial. Os craques não terão do que reclamar.

Neste sábado, a TV Globo e o GLOBOESPORTE.COM transmitem ao vivo o duelo entre Barcelona e Manchester a partir das 15h45m (de Brasília). Antes, porém, às 15h, Alex Escobar comanda mesa redonda com os comentaristas Marcelo Russio e Marcelo Pizzi no site.

Nenhum comentário: