18 de nov. de 2010

Por toda a América, Libertadores 2011 começa a definir seus participantes

No próximo dia 25 de novembro a Conmebol realizará no Centro de Convenções de Assunção, no Paraguai, o sorteio dos grupos da Libertadores 2011. Com pompas, o evento terá presenças ilustres, como o atacante paraguaio Salvador Cabañas – em recuperação de uma tentativa de assassinato -, além dos colorados Guiñazu e Giuliano (eleito o melhor jogador do torneio em 2010). Porém, mesmo antes da festa, a competição mais importante de clubes da América começa a tomar forma e a conhecer seus participantes.




Em sua 52ª edição, a Libertadores terá o mesmo formato dos anos anteriores. Além dos dez representantes sul-americanos, o México, mais uma vez, terá três clubes na competição. No total, serão 38 equipes, mas apenas 32 disputarão a fase de grupo. 19 já garantiram participação.



No Brasil, os únicos classificados são Internacional (atual campeão) e Santos (campeão da Copa do Brasil). Líder do Campeonato Brasileiro, o Corinthians pode carimbar o passaporte neste final de semana. O Fluminense também, mas depende de uma combinação de resultados.



Na Argentina, os gigantes Boca Juniors e River Plate ficarão de fora da disputa, assim como já aconteceu neste ano. Carrascos dos times brasileiros nas últimas edições, América-MEX (já classificado), LDU e Universidad de Chile estão muito perto de garantirem suas participações na competição.



A principal novidade é a vaga para o vencedor da Copa Sul-Americana. Com isso, o país do campeão perderá um posto em seu campeonato nacional. Palmeiras, Goiás, Indenpendiente-ARG e LDU-EQU disputam as semifinais.



Garantidos: Argentinos Juniors e Estudiantes

Situação de momento: Campeão do Clausura, o Argentina Juniors já garantiu seu lugar. O Estudiantes, que ainda briga pelo título do Apertura, também já carimbou sua vaga, pois tem uma média suficiente para disputar a Libertadores. Só um desastre tira o Vélez Sársfield da competição.



A grande novidade deve ser o Godoy Cruz. O clube pequeno da província de Mendoza nunca disputou a competição continental, mas está próximo da vaga com a segunda melhor média Argentina. Newell's Old Boys, Banfield e Racing brigam pela vaga na Pré-Libertadores. Vantagem para o primeiro. No entanto, caso o Indepiendiente conquiste a Sul-Americana, os três dançam na disputa.



Com temporadas pífias, marcada por vexames, Boca Juniors – segundo maior vencedor da Libertadores – e River Plate estão fora.



Garantido: Jorge Wilstermann

Situação de momento: Campeão do Apertura 2010 com um gol de Niltão, ex-zagueiro da base do Flamengo, o Jorge Wilstermann já garantiu seu lugar na fase de grupos. A duas rodadas do fim do Campeonato Boliviano, Oriente Petrolero e Bolívar disputam o título. O campeão garante vaga, e o vice disputará a Pré-Libertadores. San José , Aurora e Real Potosí correm por fora e anda têm chances matemáticas.



O destaque fica por conta do atacante Zé Carlos, ex-Botafogo e Flamengo, mais conhecido como Zé do Gol. O jogador é um dos destaques do Bolívar e disputa a artilharia do Campeonato Boliviano, com 11 gols. Dois a menos do que seu companheiro de ataque, o uruguaio Ferreira.



Garantidos: Internacional e Santos

Situação de momento: Colorado e Peixe já garantiram vagas na fase de grupo. Na briga pelo título do Brasileirão, Corinthians, Fluminense e Cruzeiro também estão perto. A quarta vaga está em aberto. Atlético-PR, Botafogo e Grêmio a disputam ponto a ponto a três rodadas do fim. Se vacilarem, o São Paulo está de olho. No entanto, tudo pode ir por terra abaixo caso Palmeiras ou Goiás conquiste a Copa Sul-Americana.



Chances de classificação de acordo com o matemático Tristão Garcia: Corinthians (99%), Fluminense (99%), Cruzeiro (99%), Botafogo (45%), Atlético-PR (37%), Grêmio (20%) 2 São Paulo (1%).



Garantido: Colo-Colo

Situação de momento: Devido ao grande terremoto que atingiu o país no início do ano, o Chile teve de mudar o sistema de classificação para a Libertadores. Com isso, o Colo-Colo se beneficiou por ter realizado a melhor campanha da primeira fase do Campeonato Chileno e já tem lugar cativo na Libertadores 2011.



A três rodadas do fim, o time também disputa ponto a ponto com a Universidad Católica o título do Campeonato Chileno. Por sua vez, o Católica deve herdar a segunda vaga chilena na fase de grupos.



Carrasco do Flamengo neste ano, a Universidad de Chile ainda tem chances remotas de levantar o caneco. Porém, pelo andar da carruagem, terá de disputar um mini-torneio com Audax Italiano, Unión Española e Unión San Felipe. O vencedor disputará a Pré-Libertadores.



Garantido: Junior de Barranquilla

Situação de momento: Campeão do Apertura, o Junior de Barranquilla já garantiu a vaga. As outras duas vagas sairão do ‘Finalización 2010’. O vencedor se classifica diretamente para a fase de grupos, e o vice disputa a Pré-Libertadores. O torneio terá início neste final de semana. Tolima, Huila, Santa Fé, La Equidad, Atlético Nacional, Cúcuta, Quindio e Once Caldas estão na disputa.



Garantido: Emelec

Situação de momento: Campeão do primeiro turno do Campeonato Equatoriano, o Emelec já está classificado. Líder do segundo turno, a LDU está muito próxima de pegar a segunda vaga na chave de grupos. A campeã de 2008 ainda pode carimbar o passaporte com a conquista da Copa Sul-Americana.



Melhor campanha dos dois turno, o Deportivo Cuenca deve disputar a Pré-Libertadores. Faltam cinco rodadas para o fim do Campeonato Equatoriano.



Garantidos: América do México, San Luis e Jaguares

Situação de momento: Tudo resolvido no México. Como os três primeiros colocados (Cruz Azul, Monterrey e Santos) do Campeonato Mexicano não disputam a Libertadores por estarem na Liga dos Campeões da Concacaf, América-MEX (4º) e San Luis (5º) disputarão a competição. Sexto colocado, o Jaguares disputará a Pré-Libertadores.



Garantido: Guaraní

Situação de momento: Situação praticamente definida na Terra de Larissa Riquelme. Campeão do Apertura, o Guaraní já garantiu seu lugar. No Clausura, o Libertad lidera com tranqüilidade, deve carimbar o título neste final de semana e ficar com a segunda vaga. O tradicional Cerro Porteño deve disputar a Pré-Libertadores.



Garantido: Universitario San Martín

Situação de momento: O Universitario San Martín sobrou na atual temporada no futebol peruano. Após conquistar a primeira fase do Campeonato Peruano – o que já ó garantiu vaga na Libertadores – a equipe lidera o segundo turno e deve ficar com o título. Universitario e Alianza Lima correm por fora. O segundo lugar garante vaga na fase de grupos, enquanto o terceiro disputa a Pré-Libertadores.



Garantidos: Peñarol, Nacional e Liverpool

Situação de momento: Na Terra de Forlán e Luis Suárez, os tradicionais Peñarol e Nacional voltaram a comandar o futebol do país. O Peñarol entra direto na fase de grupos, pois conquistou o Clausura. O Nacional levou o Apertura. Com a melhor média nos dois campeonatos, o Liverpool vai jogar a Pré-Libertadores.



Garantidos: Caracas, Táchira e Deportivo Itália

Situação de momento: Campeão do Apertura, o Caracas também briga pelo título do Apertura e já tem lugar assegurado na Libertadores 2011. Também já garantidos, Táchira e Deportivo Itália disputam um lugar na fase de grupos. O perdedor jogará a Pré-Libertadores

Nenhum comentário: