21 de mar. de 2010

Adriano e Robinho vão usar "chuteiras inteligentes"

Adriano e Robinho vão receber no início da próxima semana a “chuteira inteligente” fabricada pela Nike, que é capaz de analisar o tamanho da grama de cada campo de futebol e ajustar, automaticamente, a altura das travas conforme a preferência de cada jogador.




A chuteira tem uma lógica parecida com a antiga suspensão ativa dos carros da Fórmula 1, que corrigia os desníveis do asfalto das pistas, evitando com que os pneus perdessem o contato com o solo. O sistema foi proibido pela Federação Internacional de Automobilismo no final de 2007. Quando os atacantes pisam no campo de jogo, a chuteira reconhece se o gramado está mais alto ou baixo e faz um ajuste automático para ficar na altura pré-determinada e desejada por cada jogador.



Neste domingo, no clássico contra o Botafogo, Adriano vai jogar com uma chuteira parecida, mas que não tem a tecnologia inovadora. Ela é de outra linha.



O português Cristiano Ronaldo foi o primeiro jogador a receber a novidade, que ganhou o nome de Mercurial Vapor SuperFly II. Os jogadores brasileiros estão vindo logo atrás. Adriano e Robinho devem estrear a chuteira já nos jogos da próxima semana. A novidade está disponível para poucos atletas. Entre os que fazem parte da seleção brasileira, Luís Fabiano também vai usá-la na Copa do Mundo da África do Sul.



Ronaldo Fenômeno está usando outra linha de chuteira, chamada Tiempo II, que é mais preocupada com o conforto. Ela não tem a nova tecnologia. Ronaldinho Gaúcho é outro que prefere este tipo de chuteira. Cada chuteira tem o formato preciso do pé de cada jogador.

Nenhum comentário: