10 de out. de 2010

Vanderlei Luxemburgo como jogador do Flamengo

Vanderlei Luxemburgo da Silva ( Nova Iguaçu, 10 de maio de 1952 - ) é um ex jogador de futebol revelado pelo Botafogo e que passou pelo Mais Querido do Brasil entre 1971 e 1978.






Foi ainda na década de 60 que Luxemburgo deu seus primeiros passos num campo de futebol. Apesar de flamenguista declarado, foi pelo rival Botafogo que o ex-jogador conquistou os primeiros títulos e despontou como promessa.





Chegou ao poderoso Flamengo no ano de 1971 já carregando na bagagem um tri-campeonato infantil conquistado em 1968, 1969 e 1970 pelo Botafogo. Jogando pelo clube que torcia desde a infância, Luxa teria então toda oportunidiade para enfim deslanchar como um dos grandes laterais-esquerdos do país, o que não aconteceu por um motivo justo. Acontece que Vanderlei Luxemburgo assumiu a ingrata missão de substituir ninguém menos do que Júnior, que caía nas graças da maior torcida do país.





Ainda sim, Luxemburgo conquistou pelo Fla o bi-campeonato carioca de juniores em 1972 e 1973 e como profissional, a Taça Guanabara, o Carioca e o Torneio do Povo em 1972, voltando á conquistar mais uma vez o Carioca na inesquecível campanha de 1974 e por fim participando da campanha do Estadual de 1978. O sucesso não só de Luxa, mas de todo o grupo rubro-negro o crendeciou até a uma passagem pela Seleção Brasileira de Futebol de juniores, foi entre 1973 e 1974 quando conquistou por duas vezes o Torneio de Cannes, na França, sendo o capitão da equipe nas duas oportunidades. A experiência não só foi positiva no aspecto profissional, como já demonstrava o poder de liderança daquele que mais tarde seria um expoente na função de treinador.





Nome Completo: Vanderlei Luxemburgo da Silva

Apelido: Luxa

Dia do Nascimento: 10 de maio de 1952

Local: Nova Iguaçu (RJ)

Posição: Lateral-Esquerdo

Número de Partidas pelo Fla: 153

Gols pelo Maior do Brasil: 09



Fonte: Flapédia

Nenhum comentário: