15 de ago. de 2010

Eles atacam de novo - O Flamengo sempre vai ser a maior torcida do Brasil

Meus amigos, quem nunca ouviu aquela frase de que "uma mentira contada mil vezes vira verdade"? É isso que estão querendo fazer contestando a inquestionável maioria da torcida do Flamengo no Brasil.






Leiam esse trecho de uma matéria:





"Pesquisa aponta empate técnico entre as torcidas de Flamengo e Corinthians





Clique Aqui





Na pesquisa de dezembro, realizada logo após o título brasileiro do Fla, a porcentagem de rubro-negros era de 19%. Agora, foi para 17%, variando dentro da margem de erro, que é de 2% para a pesquisa. Os fãs do Corinthians subiram de 13% para 14%, crescimento também dentro da margem.





O empate técnico se dá porque, apesar da vantagem rubro-negra, a margem de erro é, obviamente, tanto positiva quanto negativa. Isso significa que o Fla pode ter de 15% a 19%, enquanto o número do Alvinegro vai de 12% a 16%."





O que tem isso? Calma que já explico. Agora leia isso:









"Corinthians e São Paulo avançam, mas Fla segue com maior torcida, diz Ibope





Clique Aqui





A maior torcida do Brasil segue sendo a do Flamengo, mas o clube carioca se manteve vendo a aproximação de Corinthians e São Paulo, de acordo com pesquisa feita pelo instituto Ibope e publicada nesta quarta-feira pelo jornal Lance. A margem de erro é de 1,2 pontos percentuais.





Segundo a quarta edição da pesquisa (as primeiras foram em 1998, 2001 e 2004), o Flamengo tem 17,2% da preferência nacional (cerca de 33,2 milhões de pessoas), contra 13,4% (25,8 milhões) do Corinthians e 8,7% (16,8 milhões) do São Paulo.





A queda flamenguista nos últimos anos foi considerável. Desde a pesquisa anterior, a equipe rubro-negra caiu de 18,1% para os 17,2% atuais. O Corinthians manteve-se praticamente estável, foi de 13,2% para 13,4%. Já o São Paulo teve um acréscimo representativo, indo de 7,3% para os 8,7%."









Perceberam o golpe? Veja bem. A segunda matéria diz que a margem de erro da pesquisa é de 1,2 pontos percentuais. E logo abaixo diz que a "queda do Flamengo foi considerável, passando de 18,1% para 17,2%". Mas em nenhum momento eles levam em conta a margem de erro que eles mesmo citam. Quer dizer, dentro da margem de erro, a torcida do Flamengo poderia ser de 18,4% (17,2 + 1,2). Ou seja, é possível que a torcida tenha crescido. Mas em nenhum momento eles falam isso. Quando é conveniente, como na primeira matéria, eles consideram a margem de erro, pró-paulistas. Quando não é, ignoram completamente. Trata-se de um exemplo claro de meia-verdade. Ou, pior, de uma mentira orquestrada.





Não vamos deixar essa mentira se perpetuar. Passem isso para todos, divulguem. A verdade precisa prevalecer. E a verdade é que a Nação foi, é e sempre será a maior torcida do Brasil.

Nenhum comentário: