Walter Monteiro, da Fla RS conta como funciona a torcida em um dos estados mais xenófobos do Brasil:
"Não é fácil ser Flamengo no Rio Grande do Sul. Em qualquer outro lugar do país, a torcida do Flamengo sempre tem uma presença destacada, mesmo em locais onde há equipes locais fortes o bastante para aglutinar torcedores. No Rio Grande do Sul, entretanto, ou você é Grêmio, ou você é Inter, ou você é um ET recém chegado ao planeta terra.
Até para reunir a FLA RS foi muito difícil, simplesmente porque não havia meios de ninguém se encontrar. Embora o Flamengo jogue em Porto Alegre ao menos 2 vezes por ano, a arquibancada visitante nunca ficava cheia. E as pessoas não se conheciam, às vezes puxavam conversa umas com as outras, mas ninguém sabia o que fazer para criar um núcleo de resistência rubro-negra, porque todos os bares da cidade se recusavam a passar qualquer jogo que não fosse da duplinha azul e vermelha.
Aos poucos, uma turminha mais resistente conseguiu um bar para exibir as partidas e aos pouquinhos o resto foi se juntando. E quem são esses loucos? Existem 3 tipos de flamenguistas aqui: “imigrantes”, gente que veio de outros estados, principalmente do Rio de Janeiro, e importou a paixão flamenga; “herdeiros”, gente que nasceu aqui, mas de pais “imigrantes”, que lhes transmitiram a herança rubro-negra; “renegados”, gente que estranhamente é gaudéria, tchê, mas por algum fenômeno inexplicável criou ódio de Grêmio e Inter desde cedo e preferiu abraçar a causa flamenguista, sem muita explicação
Bruno Oliveira, completa:
"No Mato Grosso do Sul, por exemplo, é você se sentir no Rio, apenas sem o Maracanã e sem as Praias claro. É encontros em sedes da torcida pra assistir os jogos, junto com musicas cantadas no estádio, apoio, como se os jogadores conseguissem sentir isso. Onde o Flamengo perde você acorda mal e quando ganha é o dia mais feliz da sua vida."
E assim é e todo o Brasil. Quando o Flamengo joga, qualquer bar vira uma extensão da arquibancada. E a Nação faz a festa em todo o Brasil.
E onde você mora, como é?
Leia também
http://flamengoeternamente.blogspot.com/2009/11/flamengo-torcida-nacional.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário