O que já era esperado se confirmou nesta sexta-feira. A tricampeã Alemanha estará ano que vem no Brasil para disputar a 18ª Copa do Mundo de sua história. Desde já favorita ao título, a equipe de Joachim Löw venceu a Irlanda por 3 a 0, em Colônia, e, de forma antecipada, foi a 12ª equipe a se garantir no Mundial. Sami Khedira, Andre Schürrle e Mesut Özil marcaram os gols da partida(veja os melhores momentos no vídeo ao lado) válida pelo Grupo C das eliminatórias europeias. Diante de uma forte retranca, os anfitriões só não venceram por um placar mais elástico por conta da boa atuação do goleiro adversário, David Forde.
Com o triunfo, a Alemanha chegou aos 25 pontos e não pode ser mais alcançada na liderança do Grupo C. Com mais uma rodada pela frente, a Suécia, que venceu a Áustria por 2 a 1 nesta sexta, tem 20 e não pode mais chegar na ponta. Como consolo, os escandinavos asseguraram a segunda colocação da chave e vão para a repescagem europeia.
Cristo Redentor 2014: antes mesmo da partida, alemães mostravam confiança rumo ao Brasil (Foto: Reprodução / Twitter)
A Alemanha só não disputou duas edições da Copa do Mundo até hoje: 1930, por conta da crise financeira mundial, e 1950, quando foi excluída por causa da Segunda Guerra. A seleção germânica esteve presente nas outras 17 edições e, além dos três títulos mundiais conquistados (1954, 1974 e 1990), foi vice em outras quatro oportunidades (1966, 1982, 1986 e 2002).
Na próxima - e última rodada - a Alemanha encerra sua participação nas eliminatórias europeias contra a Suécia fora de casa, terça-feira. No mesmo dia, a Irlanda, que ficou sem chances de classificação após a derrota desta sexta-feira, recebe o Cazaquistão e cumpre apenas tabela.
Jogo de ataque contra defesa
SAIBA MAIS
A Irlanda entrou em campo com um objetivo em mente: defender-se. Em diversos momentos, os visitantes protegiam a sua área com dez homens e não davam espaço aos adversários, que buscavam criar suas chances em chutes de longa distância ou em bolas levantadas na área.
E foi justamente uma falha da defesa irlandesa que deixou a Alemanha na frente do placar. Após saída errada dos visitantes, a bola sobrou limpa para Lahm. O capitão alemão conduziu pelo campo de ataque e encontrou na sequência Khedira, que finalizou da entrada da área. O chute ainda desviou em Clark, antes de enganar Forde e morrer no fundo das redes aos 11 minutos de jogo.
A desvantagem no placar não mudou muito a postura irlandesa de jogar para se defender. Com isso, os alemães abusaram nos chutes de longa distância de Kroos e nos cruzamentos de Lahm. Foi assim que o capitão alemão deu um belo presente para Schürrle cabecear com muita liberdade. E o atacante alemão só não ampliou aos 34 porque Forde fez boa defesa. A primeira de várias.
Khedira comemora com Müller o primeiro gol da Alemanha na vitória sobre a Irlanda (Foto: Agência AP)
Nos acréscimos, a Irlanda deu seu único susto na etapa inicial. Em cruzamento na área, Stokes teve a chance de pegar a sobra na área, após a bola acertar o travessão de Neuer, mas furou quandopôde mandar para o gol, perdendo grande oportunidade.
Irlanda ataca, e Alemanha amplia
A Irlanda voltou melhor do intervalo, e o jogo ficou mais equilibrado na etapa final. Stokes, inclusive, teve uma chance de finalizar sem goleiro, após saída equivocada de Neuer, mas sem ângulo e de muito longe errou o alvo. A postura mais ofensiva dos visitantes também deixou mais espaço para os alemães. Tanto é que, aos 12, Schürrle recebeu passe magistral de Kroos, girou e mandou para o fundo do barbante, fazendo o segundo da Alemanha.
Titular, Schürrle teve grande atuação e marcou o segundo gol da Alemanha na partida(Foto: AP)
O gol acalmou a partida, que perdeu em emoção nos minutos seguintes. Apesar de algumas poucas chances irlandesas, os alemães controlaram a partida até o final. Só não ampliaram por conta das boas defesas de Forde e do travessão, que parou um baita chute de Boateng aos 37. Nos acréscimos, Özil ainda recebeu de Götze na área e ampliou a diferença para 3 a 0 antes do apito final, protocolando a classificação germânica rumo ao Brasil.
SUÉCIA VENCE DE VIRADA E VAI À REPESCAGEM
No mesmo horário, a Suécia derrotou a Áustria por 2 a 1, em casa, de virada, e ganhou força na luta pela classificação. Após ver Martin Harnik deixar os visitantes em vantagem no primeiro tempo, os escandinavos empataram com Martin Olsson, já na etapa final, e Zlatan Ibrahimovic garantiu o triunfo suado apenas aos 40. Com o resultado, a seleção sueca abriu seis pontos de vantagem na frente dos austríacos e se garantiu como uma das oito equipes que brigarão pelas quatro vagas nas repescagens europeias em novembro.
Ibrahimovic marca em triunfo sobre a Áustria que deixa a Suécia garantida na repescagem (Foto: AP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário