Sarah Menezes, uma heroína. É assim que os piauienses estão vendo a filha da terra, primeira mulher campeã olímpica no judô pelo Brasil. Com direito a outdoor estampando a imagem da judoca espalhado pelas vias públicas e uma carreata programada para esta segunda, Teresina se prepara para recebê-la com muita festa. Sarah até ganhou um desenho em sua homenagem. Na caricatura, ela aparece de quimono, com as bandeiras do Brasil de um lado e do Piauí do outro.
É só entrar em um táxi e perguntar por Sarah Menezes que o sorriso no rosto logo aparece. O orgulho dos moradores com a façanha da menina de 22 anos fica evidente a cada esquina e todos ainda fazem questão de ressaltar: "é o único ouro do Brasil até agora".
A chegada da judoca a Teresina está programada para a tarde desta segunda-feira, por volta de 15h (horário de Brasília). Sarah chegou ao Brasil na manhã de domingo e participou de uma coletiva em São Paulo com os outros medalhistas olímpicos do judô em Londres. Mais uma vez, ela não esqueceu as suas origens e fez questão de lembrar do Piauí.
Governo do estado, patrocinadores e a família da atleta organizaram uma carreata que deve ser curta, por conta do forte calor que faz na cidade durante o dia, cerca de 37 graus. Após sua chegada no aeroporto, ela desfilará no carro de bombeiros em um percurso que terá duas paradas. A primeira será no centro de treinamento que leva o seu nome, local onde Sarah treina com o técnico Expedito Falcão. Lá, cerca de 100 crianças vestidas com camisetas comemorativas esperarão a atleta.
A segunda e última parada será no Palácio do Governo, onde ela será recebida pelo governador, Wilson Martins, e participará de uma solenidade. Como Sarah já recebeu a Medalha do Mérito da Renascença, dada a piauienses ilustres, vai ganhar, assim como toda a sua equipe de trabalho - a pedido da própria atleta - uma placa comemorativa ao ouro nas Olimpíadas de Londres.
A mãe, dona Olindina, e o pai, seu Rogério, também aguardam ansiosos a volta da filha. Ou melhor, das filhas. Isso porque, além de Sarah, Sâmia e Samara, que também estavam na capital inglesa, estudando e acompanhando as lutas da irmã mais nova, chegam de viagem no mesmo dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário