12 de fev. de 2014

Vítima de racismo, Tinga trocaria glórias por 'título contra o preconceito'

Torcida do Real Garcilaso racismo (Foto: Reprodução / TV Globo Minas)Torcedor do Real Garcilaso imita um macaco para Tinga (Foto: Reprodução / TV Globo Minas)
Mais uma vez o futebol foi manchado por atos racistas. Desta vez na Libertadores e com um brasileiro como vítima. O volante Tinga foi hostilizado por torcedores do Real Garcilaso-PER, durante o segundo tempo da partida contra o Cruzeiro, em Huancayo. Visivelmente chateado e inconformado com a situação, o jogador repudiou o episódio e disse que trocaria todos os títulos conquistados na carreira por um mundo sem preconceito e igual para todas as raças e classes.
- Eu queria não ganhar todos os títulos da minha carreira e ganhar o título contra o preconceito contra esses atos racistas. Trocaria por um mundo com igualdade entre todas as raças e  classes.
Tinga entrou no segundo tempo no lugar de Ricardo Goulart e logo começou a ouvir torcedores imitando macacos quando tocava na bola. O volante disse que tentou esquecer durante o jogo, mas não conseguiu.
- A gente tenta esquecer, competir em campo. Fico chateado com isso em pleno 2014, um país tão próximo da gente, mas infelizmente aconteceu. Já joguei longe, joguei vários anos na Alemanha e nunca vi isso na minha vida. 
Volante Tinga, do Cruzeiro, contra o Real Garcilaso (Foto: Reprodução / TV Globo Minas)Volante Tinga, do Cruzeiro, contra o Real Garcilaso (Foto: Reprodução / TV Globo Minas)

Dedé e Kalil se solidarizam
Os atos racistas da torcida peruana não indignaram apenas a vítima, mas também seus companheiros. O zagueiro Dedé deixou em segundo plano a derrota e as dificuldades com a altitude para também reclamar dos sons emitidos pelos torcedores do Real Garcilaso.
  - O que deixa a gente indignado é um pais sul-americano com gestos racistas. O Tinga pega na bola, e eles (torcedores) começam a fazer som de macaco. Isso não existe e, da forma que eles jogaram aqui, catimbando, fazendo coisas para travar durante todo o jogo. Mas é o começo Libertadores, o time está confiante e sabe o que fazer no campeonato.
A Federação Mineira de Futebol informou vai fazer uma representação nesta quinta-feira, junto à Conmebol, em repúdio ao racismo manifestado contra Tinga. Até o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, entrou no tema, criticando o ato pelo Twitter
- Racismo na Libertadores?... Me tiraram o prazer da derrota do Cruzeiro. Lamentável! – escreveu o dirigente alvinegro por meio do seu perfil oficial no Twitter.

Alexandre Kalil print Twitter (Foto: Reprodução \Twitter)Alexandre Kalil no Twitter (Foto: Reprodução \Twitter)

Nenhum comentário: